Drone inteligente e do bem: ele consegue plantar 1 bilhão de árvores em 1 ano

O drone veio para ficar, e tem sido usado das mais diversas formas possíveis para registrar ângulos inusitados de uma cena ou até entregar produtos na casa dos consumidores. Mas esta agora é realmente genial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trata-se do BioCarbon, uma ferramenta inovadora que promete ser de bastante utilidade no combate ao desmatamento. O drone, criado e desenvolvido pela empresa britânica BioCarbon Engineering, foi pensado para espalhar sementes e ajudar a recompor áreas devastadas.

“Estamos caminhando para combater o desmatamento em escala industrial, utilizando o reflorestamento em escala industrial. A destruição das florestas mundiais por conta da extração de madeira, minerais, agricultura e expansão urbana destrói 26 bilhões de árvores a cada ano. Acreditamos que esse desmatamento em grande escala é melhor combatido utilizando as mais recentes tecnologias de automação”, explica o site da empresa.

O drone desenvolvido pela companhia possui alguns aspectos diferentes dos demais, pensados especificamente para torná-lo eficiente em termos de plantio. A BioCarbon acredita que o sistema seja capaz de plantar, anualmente, um bilhão de novas árvores.

E, olhem só, para conseguir tal feito, o equipamento utiliza o aprendizado da natureza, pois, assim como as aves espalham as sementes enquanto vão de árvore em árvore, o equipamento utiliza um sistema inicial de coleta de dados, que reúne informações detalhadas do terreno e da geografia da região desmatada. Depois disso inicia-se o processo de disseminação das sementes, exatamente igual ao dos pássaros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de ser muito mais rápido do que o plantio manual, o sistema custa apenas 15% do valor dos modelos tradicionais. Com a tecnologia, é possível espalhar milhares de sementes todos os dias.

Ao contrário do que possa parecer, as sementes germinadas não são despejadas aleatoriamente. O drone é altamente preciso. Assim, além de espalhar as sementes, a estrutura possibilita uma riqueza de detalhes durante todas as etapas do acompanhamento do plantio. O monitoramento das áreas é constante, ajudando a elevar a eficiência do reflorestamento.

drone drone2 drone3banner

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,855,215SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Em ano de eleição, plataforma ajuda a identificar perfis falsos no Twitter

Os usuários da rede social poderão verificar a atividade de um perfil falso e que propaga "fake news".

Bailarino de 10 anos vende canetas para ir à competição na Flórida

O pequeno bailarino tem passado noites produzindo canetas em formato de flores e laço de cabelo para pagar a viagem

Mulher doa tanquinho para desconhecida voltar a trabalhar

O tanquinho de Beatriz foi roubado e ela teve que parar de lavar roupas para fora, uma de suas fontes de renda.

O brasileiro é o rei da criatividade em usar metalinguagem e nós podemos provar! (25 histórias)

É oficial: O brasileiro é o rei da criatividade em usar figuras de metalinguagem. 😅 A metalinguagem só pode ser dominada por quem entende bem...

UNICEF e Samsung lançam 2ª edição de maratona voltada à criação de APPs para escolas

A proposta é unir programadores e estudantes com o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos moveis, usáveis em sala de aula.

Instagram