Drone inteligente e do bem: ele consegue plantar 1 bilhão de árvores em 1 ano

O drone veio para ficar, e tem sido usado das mais diversas formas possíveis para registrar ângulos inusitados de uma cena ou até entregar produtos na casa dos consumidores. Mas esta agora é realmente genial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trata-se do BioCarbon, uma ferramenta inovadora que promete ser de bastante utilidade no combate ao desmatamento. O drone, criado e desenvolvido pela empresa britânica BioCarbon Engineering, foi pensado para espalhar sementes e ajudar a recompor áreas devastadas.

“Estamos caminhando para combater o desmatamento em escala industrial, utilizando o reflorestamento em escala industrial. A destruição das florestas mundiais por conta da extração de madeira, minerais, agricultura e expansão urbana destrói 26 bilhões de árvores a cada ano. Acreditamos que esse desmatamento em grande escala é melhor combatido utilizando as mais recentes tecnologias de automação”, explica o site da empresa.

O drone desenvolvido pela companhia possui alguns aspectos diferentes dos demais, pensados especificamente para torná-lo eficiente em termos de plantio. A BioCarbon acredita que o sistema seja capaz de plantar, anualmente, um bilhão de novas árvores.

E, olhem só, para conseguir tal feito, o equipamento utiliza o aprendizado da natureza, pois, assim como as aves espalham as sementes enquanto vão de árvore em árvore, o equipamento utiliza um sistema inicial de coleta de dados, que reúne informações detalhadas do terreno e da geografia da região desmatada. Depois disso inicia-se o processo de disseminação das sementes, exatamente igual ao dos pássaros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de ser muito mais rápido do que o plantio manual, o sistema custa apenas 15% do valor dos modelos tradicionais. Com a tecnologia, é possível espalhar milhares de sementes todos os dias.

Ao contrário do que possa parecer, as sementes germinadas não são despejadas aleatoriamente. O drone é altamente preciso. Assim, além de espalhar as sementes, a estrutura possibilita uma riqueza de detalhes durante todas as etapas do acompanhamento do plantio. O monitoramento das áreas é constante, ajudando a elevar a eficiência do reflorestamento.

drone drone2 drone3banner

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,499,046SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Animação simpática mostra situações que fazem parte do cotidiano dos amigos

Uma definição interessante desse vídeo mostra muito sobre o tema: “Um amigo é alguém com quem você tem uma ligação de afeto mútuo, e...

Termelétrica produz energia com lixo suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes em SP

A Termoverde Caieiras é a maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário no Brasil.

Jovem tem casa incendiada por ex-namorado e pede ajuda para construir um novo lar

Sara Ferraz estava em um relacionamento há 2 meses, quando decidiu terminar. O ex-namorado não aceitou o fim do namoro e, por vingança, colocou...

Paraguaio leva flores diariamente há dois anos para restaurante em São Paulo e recebe surpresa dos funcionários

José Guillermo Tarragó é paraguaio, tem 90 anos e chegou ao Brasil aos 16 anos. Durante todos esses anos no país, ele atuou como...

Fã-clube do BTS celebra 6 anos da estreia com doação de sangue a crianças com câncer

Para comemorar os seis anos de formação do grupo de K-pop BTS, um fã-clube se juntou para realizar 641 doações de sangue à Fundação de...

Instagram