O drone veio para ficar, e tem sido usado das mais diversas formas possíveis para registrar ângulos inusitados de uma cena ou até entregar produtos na casa dos consumidores. Mas esta agora é realmente genial.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Trata-se do BioCarbon, uma ferramenta inovadora que promete ser de bastante utilidade no combate ao desmatamento. O drone, criado e desenvolvido pela empresa britânica BioCarbon Engineering, foi pensado para espalhar sementes e ajudar a recompor áreas devastadas.
“Estamos caminhando para combater o desmatamento em escala industrial, utilizando o reflorestamento em escala industrial. A destruição das florestas mundiais por conta da extração de madeira, minerais, agricultura e expansão urbana destrói 26 bilhões de árvores a cada ano. Acreditamos que esse desmatamento em grande escala é melhor combatido utilizando as mais recentes tecnologias de automação”, explica o site da empresa.
O drone desenvolvido pela companhia possui alguns aspectos diferentes dos demais, pensados especificamente para torná-lo eficiente em termos de plantio. A BioCarbon acredita que o sistema seja capaz de plantar, anualmente, um bilhão de novas árvores.
Leia Mais
E, olhem só, para conseguir tal feito, o equipamento utiliza o aprendizado da natureza, pois, assim como as aves espalham as sementes enquanto vão de árvore em árvore, o equipamento utiliza um sistema inicial de coleta de dados, que reúne informações detalhadas do terreno e da geografia da região desmatada. Depois disso inicia-se o processo de disseminação das sementes, exatamente igual ao dos pássaros.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Além de ser muito mais rápido do que o plantio manual, o sistema custa apenas 15% do valor dos modelos tradicionais. Com a tecnologia, é possível espalhar milhares de sementes todos os dias.
Ao contrário do que possa parecer, as sementes germinadas não são despejadas aleatoriamente. O drone é altamente preciso. Assim, além de espalhar as sementes, a estrutura possibilita uma riqueza de detalhes durante todas as etapas do acompanhamento do plantio. O monitoramento das áreas é constante, ajudando a elevar a eficiência do reflorestamento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.