Drone inteligente e do bem: ele consegue plantar 1 bilhão de árvores em 1 ano

O drone veio para ficar, e tem sido usado das mais diversas formas possíveis para registrar ângulos inusitados de uma cena ou até entregar produtos na casa dos consumidores. Mas esta agora é realmente genial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trata-se do BioCarbon, uma ferramenta inovadora que promete ser de bastante utilidade no combate ao desmatamento. O drone, criado e desenvolvido pela empresa britânica BioCarbon Engineering, foi pensado para espalhar sementes e ajudar a recompor áreas devastadas.

“Estamos caminhando para combater o desmatamento em escala industrial, utilizando o reflorestamento em escala industrial. A destruição das florestas mundiais por conta da extração de madeira, minerais, agricultura e expansão urbana destrói 26 bilhões de árvores a cada ano. Acreditamos que esse desmatamento em grande escala é melhor combatido utilizando as mais recentes tecnologias de automação”, explica o site da empresa.

O drone desenvolvido pela companhia possui alguns aspectos diferentes dos demais, pensados especificamente para torná-lo eficiente em termos de plantio. A BioCarbon acredita que o sistema seja capaz de plantar, anualmente, um bilhão de novas árvores.

E, olhem só, para conseguir tal feito, o equipamento utiliza o aprendizado da natureza, pois, assim como as aves espalham as sementes enquanto vão de árvore em árvore, o equipamento utiliza um sistema inicial de coleta de dados, que reúne informações detalhadas do terreno e da geografia da região desmatada. Depois disso inicia-se o processo de disseminação das sementes, exatamente igual ao dos pássaros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além de ser muito mais rápido do que o plantio manual, o sistema custa apenas 15% do valor dos modelos tradicionais. Com a tecnologia, é possível espalhar milhares de sementes todos os dias.

Ao contrário do que possa parecer, as sementes germinadas não são despejadas aleatoriamente. O drone é altamente preciso. Assim, além de espalhar as sementes, a estrutura possibilita uma riqueza de detalhes durante todas as etapas do acompanhamento do plantio. O monitoramento das áreas é constante, ajudando a elevar a eficiência do reflorestamento.

drone drone2 drone3banner

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bibliotecas móveis levam livros e educação para crianças do Afeganistão: ‘Esperança’

Cinco bibliotecas "móveis" estão levando leitura e esperança para crianças de Cabul, no Afeganistão. O acervo de livros fica a bordo de ônibus alugados pela...

Projeto oferece hospedagem a preços baixos para profissionais de saúde em várias cidades

A maior angústia de um profissional de saúde que está na linha de frente do combate à Covid-19 é o medo de levar o...

McDonald’s batiza animais com nomes de lanches e sorvetes para incentivar adoção

Como campanha especial do mês de Junho, o Instagram do McDonald’s Brasil publicará em seu perfil oficial fotos de animais que estão disponíveis para...

Presídio desativado será transformado em parque urbano de lazer e cultura no Ceará

O Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO) foi um dos maiores presídios de Fortaleza, no Ceará, até ser desativado em 2013. Agora, a área...

Brasileiro pede ajuda para custear estudos em Oxford e promete devolver dinheiro emprestado

Não é novidade pra ninguém que o país está carente de projetos que invistam na educação dos brasileiros. Homero Esmeraldo, de 27 anos, é...

Instagram

Drone inteligente e do bem: ele consegue plantar 1 bilhão de árvores em 1 ano 4