É natural ser gentil, o egoísmo que é uma escolha

A maioria das pessoas acha que a gentileza é uma escolha, quando, na verdade, ela é um instinto humano! Já o egoísmo, este sim é uma escolha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, realizaram um experimento em 2012 para descobrir se a natureza humana é egoísta ou gentil. Os professores recrutaram universitários e os dividiram em quatro grupos.

Cada estudante recebeu uma quantia de dinheiro e teve a opção de separar um pouco do valor para ser distribuído entre os outros participantes da pesquisa. A maioria optou por dividir, apesar da tentação de ficar com todo o dinheiro e a garantia de que ganhariam algo em troca mesmo se não compartilhassem.

Um outro estudo realizado por psicólogos da Universidade Yale, também nos Estados Unidos, com pessoas que tinham arriscado suas vidas para salvar desconhecidos, reforça a tese de que o primeiro instinto das pessoas é cuidar e salvar os outros.

“A maioria das pessoas acredita que somos instintivamente egoístas, mas nossos experimentos mostram que quando as pessoas dependem de seus instintos, elas são mais cooperativas”, explicou o psicólogo David Rand, em entrevista ao Nautilus.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pesquisa concluiu que o egoísmo aparece quando as pessoas param para pensar antes de se decidirem. Portanto, a gentileza faz parte do instinto humano, enquanto o egoísmo é uma escolha.

Com informações da GALILEU

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,838,442SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto dá formação para jovens desenvolverem projetos de impacto social no RJ

Os jovens são potenciais transformadores do lugar onde vivem. Eles só precisam de um empurrãozinho para realizar projetos capazes de impactar positivamente a vida...

Cão distribui abraços e alivia estresse de pessoas nas ruas de Nova York

Quem quer um abraço da Loubie levanta a mão! o/

Filho tira o pai do vício no crack depois de conhecê-lo aos 19 anos

O soldado do Exército Leonardo Pereira Roque disse que usaria a droga caso o pai não abandonasse o vício.

IKEA produz abrigos extraordinários para refugiados de conflitos e desastres naturais

O trabalho está sendo feito em conjunto com a Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR), onde a Fundação IKEA está custeando o valor de...

Gari de Santa Catarina faz desenhos na areia para conquistar sorrisos

O desejo de alegrar as pessoas e fazer do dia delas um pouco melhor mobilizou o gari Robson Buschermoehle a começar a fazer desenhos na...

Instagram