Economista nigeriana torna-se a primeira mulher à frente da OMC

Boa de briga, a dra. Ngozi Okonjo-Iweala deve ser nomeada como a nova presidente da OMC (Organização Mundial do Comércio). Com seu nome endossado, ela se torna a primeira mulher a chefiar a instituição em seus 25 anos de existência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

economista nigeriana é a primeira mulher no comando da OMC
Nigeriana disputou vaga com sul-coreana, que desistiu no começo de fevereiro. Foto: FABRICE COFFRINI / AFP Newsletters

‘Audácia e coragem’

A dra. Ngozi Okonjo-Iweala comentou que dirigir a OMC exige ‘audácia e coragem mais que tudo’. No entanto, ela encontrou alguns obstáculos, pois muitos a consideravam sem conhecimentos técnicos para ocupar o cargo.

A escolha de uma figura feminina para o cargo veio ainda como uma grande alegria aos que defendem a participação da mulher em grandes posições, como é o caso. Não é pouco ser a primeira mulher a comandar uma instituição como a OMC, ainda mais sendo negra e africana.

Ngozi Okonjo-Iweala nasceu em Ogwashi-Ukwu, no sul da Nigéria. Ela passou a maior parte de sua infância difícil com a avó, enquanto seus pais estudavam nos Estados Unidos. Ngozi saiu de casa ainda adolescente, em 1973, para estudar economia em Harvard e, em 1981, obteve seu doutorado em Economia Regional e Desenvolvimento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, tornando-se cidadã dos Estados Unidos em 2019.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é a OMC?

A Organização Mundial de Comércio é um órgão que regula as ações comerciais entre os países. São 164 nações presentes no grupo, sendo o Brasil um deles. A instituição vem passando por uma crise que só aumentou desde o início da pandemia.

A OMC foi criada em 1995 e, desde então, apenas homens estiveram em seu comando. O último presidente foi o baiano Roberto Carvalho Azevêdo, que deixou o cargo em agosto do ano passado.

É mais uma mulher que está aí pra nos encher de orgulho! 👏

Fonte: GZH

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,751,664SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudante paranaense cria absorvente sustentável para mulheres em situação de rua

"Se é uma coisa que a gente não tem escolha, é uma necessidade básica, quem tem que cuidar dessa necessidade básica é o governo. Se já distribui camisinha de graça, por que não absorvente?", questiona a paranaense.

Designer cria fonte que facilita – e muito, a leitura para quem sofre de dislexia

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que, apesar de não afetar diretamente a inteligência de uma pessoa, acaba dificultando a questão da linguagem...

Projeto Amor no Cabide doa agasalhos no inverno em várias cidades

Campanhas do agasalho são comuns no inverno, mas muitos não sabem onde fazer a entrega. Porém, mais uma ação que começou em Porto Alegre...

Ela tem a melhor explicação para dizer aos filhos que o avô casou com outro homem

O que caracteriza uma família? Deveria ser apenas o amor, não é mesmo? E é exatamente sobre isso que fala esta história, enviada ao...

Sistema de descarga a vácuo reduz consumo de água em até 90%

Diminuir o desperdício de água é uma necessidade urgente. Enquanto muitas cidades brasileiras passam por períodos de crise de abastecimento, devido à estiagem e...

Instagram