Boa de briga, a dra. Ngozi Okonjo-Iweala deve ser nomeada como a nova presidente da OMC (Organização Mundial do Comércio). Com seu nome endossado, ela se torna a primeira mulher a chefiar a instituição em seus 25 anos de existência.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
‘Audácia e coragem’
A dra. Ngozi Okonjo-Iweala comentou que dirigir a OMC exige ‘audácia e coragem mais que tudo’. No entanto, ela encontrou alguns obstáculos, pois muitos a consideravam sem conhecimentos técnicos para ocupar o cargo.
A escolha de uma figura feminina para o cargo veio ainda como uma grande alegria aos que defendem a participação da mulher em grandes posições, como é o caso. Não é pouco ser a primeira mulher a comandar uma instituição como a OMC, ainda mais sendo negra e africana.
Leia Mais
Ngozi Okonjo-Iweala nasceu em Ogwashi-Ukwu, no sul da Nigéria. Ela passou a maior parte de sua infância difícil com a avó, enquanto seus pais estudavam nos Estados Unidos. Ngozi saiu de casa ainda adolescente, em 1973, para estudar economia em Harvard e, em 1981, obteve seu doutorado em Economia Regional e Desenvolvimento pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, tornando-se cidadã dos Estados Unidos em 2019.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O que é a OMC?
A Organização Mundial de Comércio é um órgão que regula as ações comerciais entre os países. São 164 nações presentes no grupo, sendo o Brasil um deles. A instituição vem passando por uma crise que só aumentou desde o início da pandemia.
A OMC foi criada em 1995 e, desde então, apenas homens estiveram em seu comando. O último presidente foi o baiano Roberto Carvalho Azevêdo, que deixou o cargo em agosto do ano passado.
É mais uma mulher que está aí pra nos encher de orgulho! 👏
Fonte: GZH
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.