Conheça a Livreteria, o triciclo que está levando leitura aos morros do Complexo de São Carlos, no Rio


PUBLICIDADE ANUNCIE

Os amigos Guilherme Vinicius Roberto, de 29 anos, e Luan Oliveira, de 17, do o Morro do Zinco, queriam estimular a leitura entre crianças e jovens dos morros do Complexo de São Carlos, no Rio.

Para isso, eleS criaram o projeto Livreteria Popular Juraci Nascimento, um triciclo QUE foi acoplado A um armário de metal com portas, pintado de vermelho, que leva livros, muitos livros.

Segundo os idealizadores, a Livreteria tem livros, assim como a sorveteria tem sorvete, explicam ao site O Globo. “A gente queria mais do que uma livraria, que é um lugar ao qual o morador do morro não vai. E mais do que uma biblioteca, que fica parada. Aí surgiu a ideia de levar os livros até as pessoas”, explica Roberto.

Por conta das ladeiras e do triciclo ser pesado, eles fazem apenas uma parada por semana e todos os sábados tem contação de histórias.  O projeto prevê ainda um clube do livro, para estimular trocas entre os moradores.

Com apenas 2 meses de funcionamento, o projeto já tem 30 cadastrados que podem retirar os exemplares sem custo nenhum e ficar com eles por até 3 semanas.

Além disso, qualquer um pode doar livros para a Livreteria.

“Muito do que eu sou, muitas das escolhas que fiz, é por causa dos livros que li”, explica Roberto, que terminou os estudos numa escola mantida pela Fundação Bradesco, cursou jornalismo na PUC como bolsista e hoje trabalha numa empresa fazendo clipping de notícias.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Outra curiosidade do projeto é a escolha em homenagear Juraci Nascimento. Ela foi uma líder comunitária do Complexo que costumava reunir crianças para festinhas, teatrinhos, distribuição de doces e contação de histórias.

Para dar início à biblioteca ambulante, os rapazes apresentaram a ideia para a Agência de Redes para Juventude, programa da Avenida Brasil – Instituto de Criatividade Social, financiado pela Petrobrás.

Após aprovado, eles ganharam R$ 5 mil para começar o trabalho, sendo que o triciclo com estante custou R$ 1,9 mil.

35-1024x682

41

emprestimo-livro-favela

libraria-triciclo

 

 

Fonte: O Globo

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar