6 dicas para cultivar uma mente positiva


cultivar uma mente positiva
PUBLICIDADE ANUNCIE

Têm aquela máxima que diz que a vida nos prega peças de vez em quando. É o pneu do carro que furou, um braço que machucou, uma multa que chegou ou o emprego que se perdeu. Isso para não citar alguns exemplos mais drásticos e dramáticos. Você sabe. A vida pode se tornar bem complicadinha e estressante de vez em quando e cultivar uma mente positiva as vezes pode ser difícil.

A questão é: Como você encara os seus momentos de dificuldade? Talvez este seja um bom momento para parar e refletir. Escolha alguma coisa difícil pela qual você está passando ou já passou e pense qual foi a sua reação.

A realidade é que você pode encará-la com negatividade ou com positividade. Aquele que pensa com negatividade diz a si próprio coisas como: Não vou conseguir outro emprego na área. Nunca vou conseguir passar nessa prova. É difícil demais pra mim. Não sirvo para isso.

A questão é que muitas vezes nossos pensamentos são apenas isso, pensamentos. Não de fato fatos concretos. Isso pois temos a tendência a exagerar situações negativas pensando mais do que realmente são.

Você pode perceber isso simplesmente parando um pouco, tomando nota do que você está pensando e analisando essas declarações com calma para verificar se realmente o que você está pensando é realmente um fato ou simplesmente algo que você está criando e negativamente exagerando a situação.

Por exemplo, você pode estar se dizendo “Sou um desastrado, não têm um dia que eu não quebre algo em casa.”. Será mesmo? Claro que não. Não é porque eventualmente você quebra alguma coisa que significa que você quebra todos os dias. Então muita calma ao se rotular com algo indesejável que não vai lhe ajudar.

A verdade é que tudo isso pode se tornar bem mais simples se você não tornar o evento maior do que ele realmente é.

Positividade frente a vida é uma escolha fundamental.

PUBLICIDADE ANUNCIE

A positividade nos ajuda a ser mais saudáveis e de bem com a vida. Positividade atrai positividade. Se algo deu errado e você não conseguiu o que queria, veja com positividade observando como uma oportunidade de melhoria e de crescimento pessoal para você em vez de agir com uma atitude de vítima da situação.

A vida está em transformação contínua e viver significa vencer obstáculos. É simplesmente parte da natureza.

Parte da vitória está em como você encara a situação. Quanto mais você rumina pensamentos negativos, mais força dá à eles. Por outro lado, focando no que você pode em vez do que não dá certo, gera uma energia que leva você pra frente.

Agir de forma positiva é ser mais resiliente. Em outras palavras, isso significa ter uma maior capacidade de aceitar as situações da forma como se apresentam e se adaptar à nova realidade sem ficar preso ao passado para evitar sofrimento. É agir com gratidão mesmo frente a dificuldade encarando-a como oportunidade de desenvolvimento.

Aqui seguem algumas dicas para ajudá-lo no caminho para cultivar uma mente positiva:

infográfico cultivando uma mente positiva

Sobre o autor
Juan O’Keeffe é empreendedor, mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog https://www.evolucaopessoal.com.br.

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar