15 razões para valorizarmos muito mais os nossos professores


Dia dos Professores atitudes
PUBLICIDADE ANUNCIE

Nesta terça-feira, 15 de outubro, comemora-se em todo o país o Dia dos Professores.

A data homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento, parabeniza os nossos mestres e nos faz refletir sobre a sua importância em nossas vidas. Talvez não haja profissão mais importante e essencial no mundo do que esta!

Se você está lendo esta matéria agora, provavelmente deve isso à dedicação de um professor ou professora, responsável por nos ensinar desde as primeiras letras às teorias e leis mais complexas da natureza.

E muito mais do que isso, eles também nos ensinam lições de caráter, amizade, compaixão e empatia todos os dias. Muitos professores são para seus alunos, antes de mais nada, verdadeiros amigos e confidentes.

Separamos abaixo 15 vezes em que os professores fizeram MUITO mais do que o seu papel de ensinar. Confira!

#1 Aluna leva filha para assistir aula e professor inclui nome da menina na chamada

Dia dos Professores professor inclui nome filha aluna chamada
Foto: Arquivo pessoal

Em algumas ocasiões, a estudante de Design, Thami Maitra dos Reis, 27 anos, de Uberlândia (MG), precisa levar para a faculdade sua filha Bruna, 8 anos. Ela já ouviu dos professores comentários do tipo “se ela ficar quietinha, ela pode ficar”, mas a atitude de um professor chamou atenção. Além de recepcionar superbem a pequena, Lu de Laurentiz faz questão da sua participação na aula!

A Thami registrou esse gesto em seu Twitter e a publicação viralizou. Ficamos tão curiosos em saber mais da história por trás desse lindo registro que, entre tantas coisas legais que descobrimos, uma delas é que não é a primeira vez que o professor reage de forma tão encantadora com Bruna!

Leia a história completa clicando aqui.

#2 Professora cuida do bebê de aluna durante 3 horas para que ela pudesse fazer o dever

Dia dos Professores Professora cuida bebê aluna aula dever
Foto: Reprodução/New York Daily News

Uma professora de biologia do ensino médio ensinou aos seus alunos uma lição que eles não esquecerão tão cedo. Ramata Sissoko Cissé leciona no Colégio Georgia Gwinnettem Lawrenceville, em Atlanta (EUA). Um dia desses, ela se ofereceu para segurar o bebê de uma de suas alunas enquanto dava aula para que ela pudesse fazer o dever sem dificuldades.

A babá que cuidava da criança estava doente, e por isso, ela precisou levá-la para a escola com a autorização prévia de Ramata, que é mãe de três filhos.

O bebê estava bastante inquieto, dificultando as anotações da mãe (que não quis ser identificada).

“Eu pedi para ela me dar o bebê”, disse Cissé.

Leia a história completa clicando aqui.

#3 Professora inclui aluno cego com materiais 100% táteis e viraliza nas redes sociais

Dia dos Professores Professora inclui aluno cego atividades táteis viraliza
Foto: Reprodução/Facebook

A professora de Geografia Fabiana Rocha, do Colégio Mario Schenberg, em Carapicuíba (SP), começou a dar aulas para a turma de Nathan há quatro meses e o grande desafio, conta, era ensinar a disciplina para o estudante, que é cego.

Dias antes do período de provas, enquanto montava uma avaliação para uma turma recheada de pirâmides e gráficos, Fabiana teve uma ideia: fazer um material 100% tátil para Nathan.

No decorrer da avaliação, ela utilizou o material tátil em conjunto com os conteúdos vistos em sala, e logo se emocionou ao presenciar o aluno respondendo a absolutamente todas as questões da prova com o auxílio do material tátil.

Leia a história completa clicando aqui.

#4 Professor leva aluna com deficiência nas costas para ela não perder passeio da escola

Dia dos Professores Professor leva aluna com deficiência nas costas
Foto: Reprodução/Facebook

Um professor de ensino fundamental do Kentucky, nos EUA, tem sido muito elogiado nas redes sociais e na imprensa por não ter deixado uma aluna com espinha bífidade fora de uma excursão da escola.

Ao saber da situação de Ryan Neighbor, 10 anos, o professor Jim Freeman contatou sua família e se ofereceu para carregá-la nas costas durante toda a viagem.

Fiel à sua palavra, Freeman usou uma mochila especial para transportar a menina de 25 quilos, e Ryan ficou emocionada!

Leia a história completa clicando aqui.

#5 Professora carrega aluna com paralisia cerebral nas costas em excursão da escola

Dia dos Professores professora carrega aluna costas excursão escola
Foto: Helma Wardenaar/Reprodução

A professora Helma Wardenaar, de Illinois (EUA), fez tudo o que estava ao seu alcance para levar uma estudante do 4º ano que tem paralisia cerebral a uma excursão da escola de dois dias.

A “Srª Helma”, como os alunos a chamam, estava tão disposta a levar Maggie Vazquez, 10 anos, ao acampamento com seus colegas de turma que ela mesmo carregou a garota nas costas, assim como fez o professor Jim Freeman com a aluna Ryan, da história acima.

“Ela tem paralisia cerebral, o que afeta seus músculos, por isso é difícil para ela caminhar. Tentamos não deixar que isso atrapalhasse mais do que o necessário. A família Vazquez e eu trabalhamos juntos para encontrar soluções”, disse Helma.

Leia a história completa clicando aqui.

#6 Professor se deita no chão ao lado de aluno com Down para confortá-lo em um dia difícil

Dia dos Professores Professor deita no chão aluno com Down após dia difícil
Foto: Reprodução/Facebook

Para uma criança de 8 anos, o menor dos inconvenientes pode ser suficiente para que seu mundo desabe. No caso de LJ Compton, tudo é ainda mais delicado, uma vez que o garoto tem síndrome de Down e está no espectro autista.

Certo dia, seu ônibus escolar chegou bastante atrasado no colégio, o Garfield Elementary School em Marion, Ohio (EUA). Nesse momento, o menino teve dificuldade em processar seus sentimentos.

Deitado no chão da calçada ao lado de LJ estava o professor John Smith. O empático educador não hesitou em fazer companhia ao garoto, acalmando-o e conversando com ele até que a crise cessasse.

Leia a história completa clicando aqui.

#7 Após muitos remendos com prego, professores arrecadam 600 pares de chinelos para alunos carentes

Dia dos Professores chinelos com pregos
Foto: Arquivo pessoal

Ricardo é professor de Ciências na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Porto Alegre (RS), e já tinha perdido as contas de quantos alunos o procuravam pedindo ajuda para consertar seus chinelos.

Como um verdadeiro “professor pardal”, Ricardo fazia remendos nos chinelos com um prego e pronto, dava para aguentar mais um pouco até arrebentarem de novo.

Preocupado com a situação dos estudantes, Ricardo e outros professores da escola criaram a campanha “Adote Um Pé”. O resultado desta ação? Todas as turmas da escola ganharam pares de chinelos novinhos acompanhados de uma linda cartinha! 👏

Leia a história completa clicando aqui.

#8 Professor presenteia ex-aluno com sua primeira festa de aniversário em 30 anos

Dia dos Professores presenteia ex-aluno com primeira festa aniversário trinta anos idade
Foto: Jimmy Bennett/JMB

Pela primeira vez em 30 anos, um rapaz com deficiência mental comemorou seu aniversário com uma festa – graças aos esforços de seu professor do ensino médio, que espera adotá-lo.

PUBLICIDADE ANUNCIE

A polícia encontrou Chris Barrington vagando pelas ruas de Gatesville, Texas (EUA). Quando abordado, Chris disse aos policiais que não conseguia se lembrar de alguém que pudesse ajudá-lo, a não ser seu ex-professor, Michell Girard, que ele não via há anos.

Ao ser informado pelas autoridades, Michell se ofereceu para cuidar do ex-aluno, levando-o para sua casa.

Se o professor não tivesse acolhido Chris, ele seria encaminhado para um hospital psiquiátrico, o que não seria “correto e justo”, em suas palavras.

Leia a história completa clicando aqui.

#9 Professora dá aula para aluno tetraplégico na casa dele e leva ‘assistentes’ junto

Dia dos Professores professora aula aluno tetraplégico casa
Foto: Arquivo pessoal

A professora Marcia Luciana Saraiva Kuhn, de Santa Rosa (RS), ficou sabendo que um aluno, o Daniel Augusto Schneider, 10 anos, precisava de uma maquete para aprender sobre o sistema solar. Dani sofre de atrofia muscular espinhal (AME1) e por conta disso não consegue frequentar as aulas.

Mas isso não foi problema para a Marcia! Ela fez questão de, não só levar a maquete para o Dani, como também de dar um aulão com direito à participação especial de duas aluninhas que se propuseram a apresentar o projeto. O resultado disso? O Dani A-D-O-R-O-U!

Leia a história completa clicando aqui.

#10 Professor faz dinâmica sobre empatia e inspira alunos a se ajudarem

Dia dos Professores professor dinâmica empatia alunos
Foto: Arquivo pessoal

Teve choro, abraços e palavras de conforto. Foi como terminou a dinâmica sobre empatia que o professor Rilton Vianna fez com seis turmas do ensino médio de uma escola particular em Cajazeiras, na Paraíba.

Tudo começou depois que uma aluna comentou com Rilton sobre um colega que parecia estar com problemas, terminando com um pedido de ajuda. Aí o professor pensou: como eu vou ajudar esse aluno, sem que pareça que a mensagem é direcionada a ele? Foi então que Rilton teve a ideia de fazer um jogo com a turma desse aluno.

O professor fez uma lista de perguntas questionando os estudantes se em algum momento ofereceram apoio emocional a um colega que aparentava estar com problemas, ou, ao contrário, fizeram piadas. Pelas respostas, Rilton viu a necessidade da turma ficar mais unida.

Leia a história completa clicando aqui.

#11 Com o ‘coração partido’, professora de creche pública faz ‘hamburgada’ para alunos no Rio

Dia dos Professores hamburgada
Foto: Reprodução/Facebook

A televisão, internet, os principais meios de comunicação estão repletos de propagandas de redes de fast-food. Para muitas pessoas, comer hambúrguer é uma coisa absolutamente normal. Mas, essa realidade é beeemmmm distante para uma parcela da população, gente que mal tem arroz e feijão para comer, quem dirá um hambúrguer!

A professora Ludmila Cruzal foi confrontada com essa realidade na sala de aula, numa creche pública, em Magé, no Rio de Janeiro.

Durante uma aula sobre a letra “H”, ela perguntou aos pequenos qual palavra que eles gostariam de aprender a escrever melhor. Entre “hipopótamo”, “hospital” e “hambúrguer”, os alunos escolheram a última. “Eles escolheram… HAMBURGUER porque um aluno foi ao McDonald’s e contou sua experiência para seus amiguinhos”, escreveu a professora no Facebook.

Pois bem, a professora esperou o “dindin cair na conta” para organizar uma ‘hamburgada’ para os pequenos! Ela comprou os pães, hambúrguer, alface e outros condimentos. Os pequenos ficaram profundamente agradecidos pelo gesto de pura empatia da professora. “Realizou meu sonho. Agora pode fazer pizza”, escreveu uma aluna em um cartaz fixado na sala.

Leia a história completa clicando aqui.

#12 Professora faz penteado de aluna que sofria bullying ao invés de dar bronca nos outros alunos

Dia dos Professores Professora faz penteado de aluna que sofria bullying
Foto: Reprodução/Facebook

Sempre tem aquele professor que marca a vida dos seus alunos por uma razão mais do que especial. A professora Kinsie Johns terá a gratidão e o carinho eterno de uma aluna sua que sofria bullying dos colegas.

Johns é professora em uma escola no estado americano da Georgia. Ela é querida e respeitada por todas as crianças. O clima na sala de aula é tão leve e gostoso que nunca passou pela sua cabeça que uma de suas alunas era alvo de piadas sem a menor graça por conta de seu penteado.

Os coleguinhas viviam implicando com seus dois coques, que lá são chamados de “Space Buns”, ou “Pãezinhos Espaciais”, numa tradução livre. A menina ganhou o apelido de “Garota espacial”. Assim que soube dessa brincadeira de mau gosto, Johns, ao invés de dar bronca nos alunos, fez o que ninguém esperava. Ela foi para a aula do dia seguinte com o mesmo penteado da aluna.

Leia a história completa clicando aqui.

#13 Professor tira os próprios sapatos e entrega para aluno participar de formatura

Dia dos Professores tira os próprios sapatos e entrega para aluno participar de formatura
Foto: Reprodução/Facebook

O professor de ensino fundamental Vohn Lewis tirou os próprios sapatos e os entregou a um aluno da 5ª série para que participasse da festa de formatura da escola onde trabalha.

Durante a cerimônia, um dos sapatos do garoto, bastante desgastado, acabou se rompendo antes dele subir ao palco para receber o diploma de formatura da George Mason Elementary, em Richmond, Virgínia, EUA.

Lewis até tentou consertar o calçado, sem sucesso. Sensibilizado pela situação, o professor entregou os próprios sapatos ao menino.

Leia a história completa clicando aqui.

#14 Professora troca festa de casamento com pessoas que mal conhecia e convida seus alunos

Dia dos Professores festa de casamento
Foto: Divulgação

A professora Joana Manente trocou uma festa de casamento com pessoas que ela mal conhecia, por uma festa com seus alunos do 1º ano do ensino fundamental.

“Durante o período em que comecei a fazer a lista de convidados, me dei conta que muitas daquelas pessoas que estariam presentes nesse dia tão importante se quer me conheciam. Enquanto minhas crianças, que passam 200 dias do ano ao meu lado, sabem de cor minhas preferências, meus medos, o que me deixa feliz”, disse a professora ao Razões falando sobre sua festa de casamento.

Foi então que ela teve a ideia de fazer uma festa com os pequenos, inclusive ex-alunos da escola João e Maria, em Vinhedo, São Paulo. Primeiro, ela conversou com a dona de um buffet, que imediatamente amou a ideia. O passo seguinte foi conversar com os pais das crianças, que têm entre 6 e 7 anos. “Eles ficaram enlouquecidos e adoraram a novidade!”, lembra Joana.

Leia a história completa clicando aqui.

#15 Professor cria aperto de mão diferente para cada aluno e bomba na web

Dia dos Professores cada aluno tem seu aperto de mão
Foto: Reprodução

Um aperto de mão pode significar muito mais que um cumprimento, pode também ser uma forma de passar carinho e confiança.

O professor de inglês Barry White Jr. criou um aperto de mão personalizado para cada um dos alunos do 5º ano da escola Ashley Park Prek-8, em Charlotte, na Carolina do Norte, Estados Unidos.

Cada aperto de mão usa movimentos inspirados na personalidade do aluno. White disse à ABC News que esse jeito divertido de receber os alunos na volta do intervalo ajuda a criar um sentimento de equipe entre eles.

Leia a história completa clicando aqui.

Essas são apenas algumas razões para valorizarmos mais os nossos professores! Afinal, com tão pouco (salário, condições de trabalho etc.), entregam tanto, excedendo inclusive suas “obrigações”. Nosso parabéns aos professores hoje vem acompanhado pelo desejo de um dia eles serem mais respeitados, pois é o mínimo que eles merecem: respeito! Aqui, lista 15

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

 

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar