Mãe de Santo cria Canal no YouTube para combater o preconceito e se reaproximar do irmão

Porque a falta de informação sempre está na raiz do preconceito.


mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbanda
PUBLICIDADE ANUNCIE

A Mãe de Santo Mirelle Bueno, de Pirassununga (SP), criou um canal no YouTube para desmistificar mitos que cercam a Umbanda dentro e fora da família.

Ela tomou a decisão de criar o Exú Não é Diabo depois que seu irmão proibiu o filho de frequentar o terreiro dela. Mirelle já tinha sido alvo de intolerância religiosa. Mas ela respondeu à mulher que passou óleo ungido no seu terreiro com uma carta de “agradecimento” (relembre aqui).

Leia também: Umbanda é declarada patrimônio cultural imaterial do Rio

O irmão de Mirelle ficou enfurecido ao saber do interesse do filho pela Umbanda. Proibiu o adolescente de 16 anos de frequentar o terreiro de Mirelle – disse que o filho iria para o inferno se continuasse frequentando – e pediu para Mirelle se afastar do sobrinho, senão ele quebraria o terreiro dela. O que é uma pena: Mirelle e o sobrinho nunca estiveram tão próximos.

“Foi uma surpresa ele querer entrar no terreiro. Fiquei orgulhosa e achei que todo mundo ficaria por causa do senso de responsabilidade que o terreiro dá. Ele começou a frequentar, e a gente se aproximou muito”, contou Mirelle ao Razões para Acreditar.

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbanda

Ela reconhece que a falta de informação está na raiz do preconceito do irmão. Inclusive, a Mãe de Santo carrega um sentimento de “culpa” por não ter demonstrado dentro da família o quanto a Umbanda fez ela ser uma pessoa melhor. Foi desse sentimento que nasceu o canal Exú não é Diabo.

“Fiquei pensando numa forma efetiva de combater o preconceito. Concluí que nunca falei com a minha família sobre a religião. Eles só não gostam porque não conhecem, e eu sei que um monte de gente não gosta porque acha que é do jeito que os outros falam”, afirma Mirelle.

Eu quero que todo mundo veja a Umbanda do jeito bonito que ela é: de caridade, amor, humildade. Se todo mundo dissesse ‘olha, não conheço, mas se faz bem a você, tá bom’, o mundo seria um lugar melhor.”

Se Exú não é Diabo, quem é então?

Mirelle explica que Exú, como os outros Orixás, é filho de Oxalá (“Deus” para os cristãos). Segundo ela, Exú é o filho mais brincalhão e querido de Oxalá. O problema todo está em confundir o Orixá com os catiços: entidades ou espíritos que viveram na Terra.

PUBLICIDADE ANUNCIE

Leia também: Mãe de Santo lidera mutirão e limpa entorno de cachoeira poluído com oferendas

“O catiço Exú é o que mais se parece com a gente. Alguns são brincalhões, outros bravos, mas a missão deles é ajudar o pessoal que vai ao terreiro pedir ajuda. Exú cuida da virilidade, por ser regido por esse Orixá, do dinheiro, coisas mais ‘carnais’. Por isso, as pessoas falam que ele é ‘malvadão’.”

“É PROIBIDO pedidos para prejudicar”

Essa é uma das regras do terreiro da Mirelle (foto abaixo). Pessoas que vão lá fazer pedidos para prejudicar o outro não são bem-vindas. Tem quem o procura o terreiro para fazer “trabalho”? Tem, mas é o tipo de coisa que Mirelle não aceita nem tolera!

“A maioria das pessoas procura o terreiro para crescer e conseguir algo. Não para machucar os outros. Muita gente chega dizendo ‘acho que fizeram trabalho pra mim’, e saem dizendo ‘preciso melhorar’. Esse negócio de fazer trabalho pra derrubar os outros é mais mito do que tudo.”

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbanda

“Os vídeos vão deixá-lo no mínimo curioso”

Mirelle tem esperança que seu canal ajude o irmão a deixar o preconceito de lado e entender que não tem nada de mal o filho frequentar seu terreiro. Para Mirelle, é a melhor coisa que ela faz, já que as conversas com o irmão não evoluíram para um entendimento correto da Umbanda. O caminho pode ser longo, mas talvez seja o único possível.

“Meus pais entendem. Eu quero conseguir chegar no meu irmão.”

Assista ao primeiro vídeo do Exú não é Diabo:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

mãe de santo cria canal youtube combater preconceito umbandacrédito das fotos: Reprodução/Mirelle Bueno

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar