Professor usa lixo eletrônico para ensinar alunos conceitos de robótica e reciclagem

Num laboratório improvisado, o professor de matemática ensina aos seus alunos conceitos fundamentais de robótica e reciclagem usando lixo eletrônico.


professor lixo eletrônico ensinar alunos conceitos robótica reciclagem
PUBLICIDADE ANUNCIE

Conheçam o incrível projeto Robótica Sucational, criado pelo professor de matemática da escola municipal Pedro Carnauba, de Viçosa (AL), João Paulo Falcão. O projeto existe desde 2017, e todo o lixo eletrônico descartado, como celulares, baterias, fones, fios, entre outros,  é matéria-prima desta importante lição de transformação!

“O projeto é simples, mas é efetivo. Esse lixo é transformado em ciência pelos estudantes. Dou as ideias, e são eles que criam. E esse é o objetivo do projeto, incentivar esses alunos a pesquisar e estudar ciência”, disse o professor.

[A educação transforma vidas e não seria diferente com a Liliane! Mulher, negra, periférica, ela foi aprovada para um intercâmbio de inovação e empreendedorismo na Universidade da Califórnia. Ela criou uma vaquinha para custear algumas despesas da viagem e também a sua estadia, já que a bolsa do intercâmbio não cobre todos os custos que terá. Clique aqui, apoie e faça parte dessa transformação!]

O Robótica Sucational surgiu também com a proposta de dinamizar as aulas e motivar os alunos.

“Hoje temos mais de 750 estudantes impactados diretamente com o projeto, já coletamos mais 1800 quilos de resíduos eletrônicos e temos 7 pontos de coleta distribuídos em pontos estratégicos e coletamos uma mês por mês”, explicou João Paulo.

professor lixo eletrônico ensinar alunos conceitos robótica reciclagem
O projeto existe desde 2017, e todo o lixo eletrônico descartado, como celulares, baterias, fones, fios, entre outros, é matéria-prima desta importante lição de transformação!

Laboratório improvisado

O projeto acontece numa pequena sala de aula. Além de ensinar conceitos de eletrônica e robótica, o projeto também ensina sobre reciclagem e sustentabilidade, além, é claro, de motivar os alunos.

“Há também uma estreita relação com os conteúdos tradicionais, como por exemplo, geometria, operações, conjuntos números, circunferência, entre outros”, contou o professor.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Robótica sucational (@robotica_sucational) em

PUBLICIDADE ANUNCIE


A vontade do educador, que há 12 anos atua na edução, é ter um Laboratório Maker e levar futuramente o projeto para a comunidade.

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui

“Todos devem conhecer e ter condições de fazer e por a mão na massa! Me sinto realizado pessoalmente e profissionalmente. Quero que um dia, pelo menos um aluno, consiga vencer, consiga um espaço na vida profissional pelos conhecimentos adquiridos durante o projeto”, relatou emocionado.

professor lixo eletrônico ensinar alunos conceitos robótica reciclagem professor lixo eletrônico ensinar alunos conceitos robótica reciclagem professor lixo eletrônico ensinar alunos conceitos robótica reciclagem professor lixo eletrônico ensinar alunos conceitos robótica reciclagem

Promovendo a sustentabilidade!

Com a reutilização dos resíduos eletrônicos, o projeto também promove sustentabilidade, já que o descarte incorreto deste lixo prejudica o meio ambiente e a nossa própria saúde.

O projeto serve de grande exemplo para outras escolas, já que o Brasil é o país com maior descarte de lixo eletrônico da América Latina.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

professor lixo eletrônico ensinar alunos conceitos robótica reciclagem

crédito as fotos: João Paulo Falcão/Arquivo pessoal

 

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar