fbpx

UnB inclui disciplina ‘Felicidade’ na sua grade curricular

A ideia é que os estudantes exercitem autoconhecimento, afeto, cuidado, solidariedade e respeito às diferenças.


unb inclui disciplina felicidade grade curricular
PUBLICIDADE ANUNCIE

A Universidade de Brasília (UnB) não promete fórmulas mágicas nem um passo a passo para os estudantes serem felizes na disciplina ‘Felicidade’, já que cada pessoa é feliz a sua maneira.

A ideia é que os estudantes exercitem autoconhecimento, afeto, cuidado, solidariedade e respeito às diferenças para lidarem com situações adversas do dia a dia. A matéria será ofertada na Faculdade da UnB no Gama (FGA), no próximo semestre, para alunos de qualquer curso de graduação as inscrições estão encerradas.

“Não é uma porta para a felicidade e não trará um modelo fechado para isso”, contou o professor Wander Pereira, responsável pelas aulas do curso, ao site Metrópoles. “A ideia é tentar entender como podemos ser felizes aqui, no campus, e o que fazer para evitarmos a infelicidade”.

A disciplina pode parecer inusitada – alguns podem até dizer que serve para nada –, mas ela já é uma realidade mundo afora. É o curso mais popular nas universidades americanas Yale e Harvard, duas das universidades de maior prestígio no mundo.

PUBLICIDADE ANUNCIE

A disciplina Felicidade da UnB é inspirada nessas experiências e será baseada em encontros dialogados, atividades individuais e em grupo, leituras e construção coletiva de textos e outras vivências.

“Pensar nessa disciplina é um desafio. Sabemos o que está começando, mas não o que vem depois. Estamos experimentando. Vamos usar técnicas consagradas pela psicologia que sugerem práticas para, por exemplo, se ter mais resiliência e saber lidar com frustrações e expectativas”, diz o professor Wander Pereira.

As aulas da disciplina ainda contarão com a participação de outros professores e profissionais de fora da universidade para debater questões específicas ou apresentar performances artísticas e culturais.

A avaliação dos estudantes vai levar em conta a participação ativa em sala de aula, além da produção e apresentação coletiva do produto final: uma ação concreta da felicidade, podendo ser em forma de música, dança, teatro, jogo, aplicativo, página na internet ou vídeo.

A nova matéria na grade curricular da UnB integra um conjunto de iniciativas da FGA voltadas para a saúde mental e a qualidade de vida no campus, incluindo o acolhimento dos calouros no início do semestre, eventos esportivos, festivais, apresentações artísticas e encontros pedagógicos.

crédito da foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar