A terapeuta ancestral Brenda Lopes, 30 anos, de Natal, aprendeu sobre o poder de cura da natureza com sua família, de origem indígena e africana. E, apesar de buscar sempre viajar para locais com praias e cachoeiras, para recarregar as energias, ela acredita que é possível se conectar com a natureza em qualquer lugar, inclusive nas cidades grandes, como conta neste depoimento.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Fiz faculdade de turismo e trabalhei por anos numa agência. Depois, tive uma loja de bolo. Meu objetivo era economizar dinheiro para fazer pelo menos uma viagem ao ano para destinos naturais, como praias e cachoeiras, e recarregar as energias.
Mas a rotina acabou por me desconectar de mim mesma e desencadear uma crise de ansiedade. Até que, um dia, fiz uma aula de ioga que alterou meu estado mental e me levou a uma mudança de carreira.
Aprendi massagem ayurvédica estudei aromaterapia e me tornei terapeuta ancestral. A base da minha família é indígena e africana. Minha avó e minha bisavó tratavam as doenças da família com chás e ervas naturais. E, hoje, eu cuido das pessoas com óleos essenciais naturais.
Leia Mais
Na praia ou no quintal
Quando vou para a natureza, me reconecto com as plantas e seu poder de cura, que as minhas antepassadas já conheciam e que hoje eu pesquiso. Para celebrar meus 29 anos, eu me dei de presente uma viagem para os Lençóis Maranhenses.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Tento viajar pelo menos uma vez ao ano e prefiro viagens para a natureza porque ela me cura. Mas toda semana, ou quando sinto que tem algo errado, eu vou até o mar. Esse contato com água salgada, areia, pedrinhas me reenergiza. Quando não consigo ir à praia, eu fico no quintal tomando sol quinze minutos.
Mas eu não acredito que exista uma fórmula pronta. Mesmo quem mora em grandes capitais, como São Paulo, pode ter esse contato com a natureza. Você bebe água, toma sol, respira profundamente?
É importante lembrar que existem ferramentas gratuitas que estão aí ao seu lado para te colocar em contato com a natureza e trazer bem-estar. Afinal, a gente é natureza.”
Texto: Karina Sérgio Gomes
Foto: Renato Olivas
Conteúdo publicado originalmente na TODOS #45, em setembro de 2022.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.