Ela montou dentro de casa um bar que gera empregos e movimenta a economia na Gamboa de Baixo, em Salvador (BA)

0
808
bar na gamboa de baixo em salvador com vista para o mar

Há mais de 20 anos, o Bar da Mônica gera empregos e movimenta a economia local da Gamboa de Baixo, em Salvador (BA). Um negócio familiar que ganhou um gás para impactar ainda mais toda uma comunidade!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mônica Arcela é a proprietária e criou o bar dentro da casa que pertencia à mãe dela e onde a matriarca da família vendia cerveja e pastel. Após a sua morte, a irmã de Mônica, Ana, deu continuidade ao negócio.

Com o aumento da procura por tira-gostos, Mônica se juntou à irmã e as duas passaram a vender feijoada e pastel aos domingos. Depois, começaram a servir peixe frito e moqueca, hoje, os dois carros-chefes do bar. Uma delícia de comida em um local com vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos.

prato de peixe frito com farofa sobre mesa de bar
Comida caseira e uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos! Foto: reprodução/Instagram @bardamonica

Todos os ingredientes são fresquinhos – Mônica compra os peixes e frutos do mar de pescadores da própria comunidade. Esse é um entre vários exemplos de pequenos comerciantes que dependem do bar para garantir o seu ganha-pão diário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bar de Mônica fechou, ninguém trabalha. Os pescadores, os meninos que fazem transporte. A menina do acarajé, a menina do drink. O pessoal do churrasco. Todo mundo aqui trabalha em função do bar está funcionando. São pessoas que precisam desse trabalho. No dia que eu fecho, eles falam: ‘Ô, tia, faz isso com a gente, não’”, diz Mônica.

“Eu me sinto muito bem porque sei que estou ajudando. Contribui para que eles tenham as coisas deles. Tem dia que não é pra abrir o bar, mas eu abro por causa de outra pessoa que está precisando”, completou.

Um gás para todos!

Em 2021, Mônica foi personagem de um dos episódios da websérie do programa “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”. Ela conta que após sua participação na série, o movimento do bar aumentou bastante, além de fazer novas contratações.

“Deu muito gás, sem dúvidas! Aumenta o movimento porque todo mundo quer ver, conhecer, saber como é. Pra mim, fez muita diferença! Contratei mais duas cozinheiras porque a demanda realmente cresceu. Também consegui convencer vizinhos meus a botar cadeira para trabalhar”, falou.

moqueca em cima de mesa de bar com vista para o mar de salvador
Movimento do bar beneficia pequenos comerciantes. Foto: reprodução/Instagram @bardamonica

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Aqui é uma comunidade onde todo mundo é unido. Nós procuramos ajudar uns aos outros porque todo mundo aqui é família. A nossa meta nesse verão é o cliente que descer na Gamboa, vai sentar, comer e ser bem atendido”, concluiu Mônica.

R$ 200 milhões na capacitação de pequenos empreendedores; objetivo é impactar 300 mil negócios apenas no primeiro ano

Em 2022, a Coca-Cola comemora 80 anos na vida dos consumidores brasileiros. Para celebrar esse marco, a companhia anunciou um investimento de R$ 200 milhões para alavancar os negócios de pequenos empreendedores. Um deles pode ser o seu!

Por meio de capacitação, a nova etapa do programa “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” visa acelerar uma grande parcela dos clientes da empresa e tem objetivo de impactar mais de 300 mil negócios apenas neste primeiro ano. A plataforma, que funciona como um HUB de capacitação com conteúdo educativo sobre gestão, empreendedorismo, marketing digital, atendimento ao cliente, traz treinamentos e materiais exclusivos desenvolvidos pelo Sebrae e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

“Entendemos a capacitação como um caminho sem volta, pois transforma a mentalidade de quem investe neste processo. Independente da motivação que impulsiona o empreendedor a abrir um negócio, buscar aprimoramento aumenta suas chances de sucesso. Ser movido apenas pela paixão ou pela experiência muitas vezes não é suficiente”, comenta o gerente adjunto de Competitividade do SEBRAE, Carlos Eduardo Pinto Santiago. “Nosso papel é estimular o empreendedorismo brasileiro e, ao contar com o apoio da iniciativa privada, como o da Coca-Cola, conseguimos ampliar os resultados e alcançar ainda mais pessoas”, finaliza Santiago.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para participar é só clicar aqui.

Ela montou dentro de casa um bar que gera empregos e movimenta a economia na Gamboa de Baixo, em Salvador (BA) 2

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.