Projeto ‘Lata 65’ ensina idosos a arte do grafite em Lisboa

Em Lisboa, Portugal, a arte do grafite é ensinada para idosos de mais de 60 anos de idade através do projeto Lata 65, criado em 2012 e que já teve até uma edição no Sesc Santana, em SP, em setembro de 2015.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma das fundadoras do projeto, a arquiteta Lara Seixo, diz que um dos objetivos do Lata 65 é devolver um pouco de alegria aos velhinhos que se sentem sozinhos. “É também uma questão de inclusão, porque eles passam a entender o que é feito na cidade deles”, afirma.

O projeto já teve 23 edições e é resultado de trabalhos anteriores da arquiteta com arte visuais. A iniciativa é financiada pela venda de merchandising, como camisetas. Inclusive a marca do Lata 65 foi desenhada por uma participante, que passou a sair sozinha para pintar os muros e até foi detida pela polícia.

Seixo afirma que trabalhar com idosos é uma tarefa importante. Ela diz que falta apoio para esse grupo da população, cada vez maior. Seixo lembra que a própria arquitetura os exclui, com prédios antigos sem elevador e ladeiras íngremes.

“Tenho medo de vir a ser tratada como alguns dos idosos que participam da minha oficina, que estão à espera de morrer. Isso é uma coisa que me toca”, afirma Seixo. Embora as aulas sejam abertas a todos os idosos, grande parte dos alunos são mulheres.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja também: Artistas transformam portões de comércio (sem graça) em belas obras de arte ao ar livre

Com informações da Folha de S. Paulo / Fotos: Reprodução

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,692FãsCurtir
1,763,401SeguidoresSeguir
8,636SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram