Em SP já é possível pagar a conta de Luz com seu lixo

91
174722

Com apenas um ano de vida o projeto “Recicle mais, pague menos” da empresa AES Brasil surpreendeu. O projeto nasceu timidamente na cidade de São Paulo, depois Barueri e Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em São Paulo, mesmo desconhecido pela população paulistana, a ação da AES Eletropaulo está resultando positivamente. No Rio Grande do Sul, em Canoas, já foram arrecadados mais de 10 mil toneladas de material reciclável. Os clientes que aderiram obtiveram R$ 78,00 de desconto, em média, na fatura de energia elétrica.

1

Funciona da seguinte maneira: O cliente deverá dirigir-se até um dos 7 pontos de coleta existentes, munido de sua conta de luz, para efetuar o cadastro. Ganhará um cartão personalizado para ser identificado sempre que comparecer ao ponto de coleta. De posse do cartão, o cliente começará a missão de reciclagem.

O material entregue será pesado e precificado de acordo com uma tabela de mercado. A soma será registrada em um terminal eletrônico, as informações irão para a distribuidora de energia. Os participantes receberão na hora um comprovante com a quantia que será abatida na sua próxima conta de energia elétrica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Não há limite para o desconto. Se a pesagem dos resíduos superar o valor da “conta de luz”, o crédito restante servirá de desconto na fatura seguinte.

7

A iniciativa contribui diretamente com o orçamento familiar, além de possibilitar a diminuição do lixo nos aterros sanitários. E tem como objetivo educar futuras gerações sobre a importância do consumo consciente. Um exercício de cidadania e envolvimento.  O desafio do projeto para 2014 é de arrecadar 1.620 toneladas de papel, plástico, metal e vidro, em 10 postos de coleta, cadastrando de pelo menos 40 mil clientes.

Decididamente, outras empresas deveriam seguir o exemplo! “Lixo vale dinheiro!”

6

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pontos para coleta/troca do material:
Ponto Águia de Haia – Av. Águia de Haia, 2.636, Parque Paineiras, São Paulo/SP.
Ter a sex: 10h às 13h – Sáb: 14h às 17h

Ponto Guaianases: Estrada Dom João Nery, 4.031, Guaianases, São Paulo/SP.
Ter a sex: 10h às 13h – Sáb: 14h às 17h

Ponto Heliópolis: Rua Coronel Silva Castro, 202, Heliópolis, São Paulo/SP.
Ter a sex: 09h às 16h

Ponto São João Clímaco: Rua São João Clímaco (esq. Com a rua Luís Abodanza), São Paulo/SP.
Ter e qui: 09h às 16h – Sáb: 09h às 12h30

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ponto Vila Guacuri: Rua Joaquim Forzano, 50, Eldorado, São Paulo/SP.
Seg a sex: 09h às 16h – Sáb: 09h às 12h30

Ponto Jardim Patente: Av. Patente, 193, (dentro do condomínio habitacional São Caetano), Jardim Patente, São Paulo. – Seg, qua e sex: 09h às 16h – Acesso exclusivo para os moradores do condomínio.

Em Barueri: Av. Marginal Direita, s/n, Jardim Paulista, Barueri, São Paulo/SP.
Seg a sex: 09h às 16h

3

banner

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

91 COMENTÁRIOS

  1. MORO PROXIMO A AV MARGINAL TIETE ENTRE AS PONTES FREGUESIA DO Ó E PIQUERI (RUA DA BALSA), TEM ALGUM POSTO DE COLETA NESSA REGIÃO? SE NÃO DESSES QUAL SERIA A MAIS PRÓXIMA? E QQR PESSOA PODE PARTIPAR?

  2. Linda iniciativa….se não fosse que eles ganham duplamente em cima de você, vendendo o material reciclável você ganharia mais dinheiro do que o abatimento na sua conta de luz….assim vc consome o serviço que é concessão, depois trabalha pra eles gerando lucro com o seu suor.

    • Nem todos os moradores sairiam de suas casas para ir até um local de coleta de material reciclado para fazer isso. É uma boa iniciativa porque eles pagam o preço de mercado. Pena que são poucos pontos de coleta. Enfim, brasileiro é isso aí, reclama de tudo, se não fazem nada, reclamam, se fazem, reclamam do mesmo jeito!

    • e quantas vezes voce ja foi em uma cooperativa pra vender o material reciclado que voce recolhe na rua?

  3. Ótima iniciativa! Só um problema: poucos endereços para fazer a troca do material reciclável. Aqui na Zona Norte de São Paulo, temos coleta seletiva aos sábados e diversos locais de troca que são muito procurados, seria muito útil se pudéssemos receber a reciprocidade desta tendência e necessidade de separar o lixo e enviar para reciclagem com desconto na conta de luz.

      • VERDADE VCS PODERIA UM POSTO DE TROCA. NA ZN, MORO PROXIMO AO BAIRRO DE SANTANA, SERIA BOM PARA TDOS DAQUI.

    • Exatamente. Eu moro na Zona Norte e não conheço nenhum ponto de coleta, você pode me indicar?
      Obrigada

      • concordo mais, precisamos de postos de coleta na zona sul! proximo ao santo amaro

    • Também sou da zona norte e não conheço os endereços, acho que ficaria muito longe de onde moro. Portanto, precisamos de um posto de coleta ou como nossa colega Rosana disse, ter os descontos na reciclagem que temos nas separações do nosso lixo quando levamos ao um ponto de seleções. Mas a iniciativa é ótima!

  4. Devemos aplaudir iniciativas assim….mas também devemos praticar o consumo consciente, não basta reciclar o lixo, devemos diminuir a quantidade de lixo no mundo.

  5. Excelente, precisamos de um endereço na região do Butantã, Vila Sônia.

    • Exatamente, precisamos sim, e, um horário flexível, de sábado, por exemplo, para as pessoas que trabalham no horário comercial e não consegue sair do serviço para levar os recicláveis. Horário das 10h00 às 13h00 e das 09h00 às 16h00 ninguém merece. Ou não querem que der certo.

    • eu tamben gostaria de participar mas moro no jardim arpoador por favor endereço perto meus vizinhos querem colaborar

  6. Parabéns a Empresa AES EletroPaulo pela iniciativa de concretizar uma ação de fato sustentável, tendo em vista o modismo que se criou desta expressão no meio empresarial e marqueteiro no mundo dos negócios. Sucesso!

  7. Aqui em Niterói o abate na conta de luz usando lixo reciclável já acontece há muitos anos, mas o desconto é tão pequeno em comparação à quantidade de lixo que se tem que levar, que a própria viagem e o esforço pra levar tudo fica saindo mais caro do que o próprio desconto : é uma prática extremamente válida, mas os preços (pelo menos aqui) têm que ser revisados pra que possa ser viável e atraia mais a atenção dos consumidores da empresa de energia elétrica.

  8. Parabéns pela iniciativa. Porém se é algo que realmente funciona deveria se estender. Aqui na Zona Norte/Freguesia/Brasilândia seria um ponto que nos ajudaria muito, pelo montante de moradores resultando enorme acúmulo de lixo!

    Sucesso!!

  9. Reciclar, para mim, é um grande desafio. Infelizmente, as ações do poder público sao muito tímidas ainda
    Com este “incentivo” da conta de luz, eu teria que perder horas de trabalho (coleta é somente em dia útil) e ir bem longe da minha casa (não há postos de coleta próximos).
    Nao há coleta seletiva no meu bairro e é com muito sacrifício que reciclo meu lixo durante a semana para levar ao Pão de Açúcar no final de semana.

    • Que pena que você pense assim, Bê. Separar os resíduos não deveria ser um grande sacrifício, mas um hábito comum. Enquanto pessoas instruídas como você querem que o estado faça tudo, inclusive suas obrigações, a população carente está sendo estimulada a destinar corretamente seus recicláveis. É uma inversão de valores, mas ainda bem que eles estão fazendo, né?

      • Amigo ela disse que era com muito sacrifício, pela dificuldade de achar um local de descarte, não porque não quer fazer, afinal, guardar “lixo” em casa por um período longo, demanda espaço hábil para ele. Fazer o certo, não deveria exigir o extraordinário, eu mesma guardava para descartar, antes tinha um ponto meio distante, depois o ponto foi retirado e ai posto em outro lugar mais longe ainda, quando ia ao local, sempre estava cheio e vazando, desestimula, não teve mais como levar.

  10. Excelente, mas sem nenhum posto de coleta na região da mooca, tatuape, belem…a iniciativa é ótima! Super apóio! Será que vale para condomínios? Uma economia na conta de luz do condomínio seria excelente!

  11. Concordo com as colocações sobre os endereços… são tão longe que só para ir levar até o local, toda economia na conta de luz seria substituída pelo gasto em combustível para levar até os endereços de troca.

  12. Apoio com louvor, porém a questão levantada pela Rosana é extremamente relevante. Sou de Taboão da Serra e embora, exista o rodoanel que da acesso a Barueri (um dos pontos) ainda assim é bastante longe. Maior quantidade dd postos de troca aumentaria a reciclagem e estimularia consciência ambiental!!!

  13. Moro ao lado do Ponto de São João Clímaco, tentei fazer parte do programa mas devido ao ponto estar SEMPRE FECHADO fui obrigada a desistir pois não tinha espaço em casa para tanto material saparado.
    Tentei ir muitas vezes nos horários de funcionamento, só consegui ir da promeira fez para me cadastrar, depois NUNCA MAIS. Tentei por 2 meses.

  14. Um desses projetos é na Comunidade do Heliópolis, sempre passo pelo local, e vejo que as pessoas da localidade não querem economizar nada, pois, tem reciclável por todos os lados, muitas caçambas e lixos por todo o chão e todos falam que não precisam porque não pagam Luz é de ” Gratis”, fora que pra chegar até o local é considerado um dos mais violentos em assaltos, este é um dos locais próximos ao Ponto de Reciclável de Heliópolis. Precisamos de mais pontos em S.P
    https://www.youtube.com/watch?v=dfSMKpUHkG0

  15. Fico indiginada com alguns comentarios. O assunto reciclagem, e mais importante reducao de lixo, nao deveria nem ser mas colocado em debate. Temos q fazer e pronto. Eh a nossa unica saida para garantirmos geracoes melhores. Infelizmente a mentalidade brasileira no geral esta ainda muito focada no imediatismo e interesse pessoal.

  16. Mas que tipo de lixo eles recolhem? Plástico? Latinha? Papel? Papelão? Orgânico?Tudo junto? Deveriam dar mais informações!
    E ter mais postos de coleta. Moro na zona norte de SP e não compensaria nem um pouco atravessar a cidade para levar o lixo nesses postos de coleta! Gastaria mais do que economizaria.

  17. Parabéns pela iniciativa! mas falta coleta da AES no Butantã – zona oeste, reciclo faz mais de 30 anos, no meu bairro tem coleta seletiva às 6ºf de madrugada.

  18. FANTÁSTICO ISSO!!!
    Reciclagem sendo incentivada com desconto na conta de luz…

  19. Realmente a ideia é sensacional, porém o governo vem e aumenta a conta de luz em 30%. E aí?

  20. Já junto material para reciclagem ha anos!! Mas todos estes postos mencionados estao muito distantes de minha residencia. Falta expansao. Com certeza a população vai aderir!

  21. Que projeto útil e inteligente!
    Pena que ainda está restrito a poucas cidades do Brasil.

  22. Eu também concordo, há anos separo meu lixo só que termino deixando em sacos e colocando na lixeira do prédio, não é o máximo, não tenho carro e como vou com um monte de sacos dentro de ônibus metro, ect, ect, até um ponte de troca, moro aqui no J, São Paulo, eu gostaria que pelo menos tivesse um lugar para eu colocar o lixo que separo, já ficaria feliz.

  23. Na medida do possível o cidadão consciente faz sua parte mas, a prefeitura ou as subprefeituras criaram para ajudar e acelerar algumas coisa parece que não tomam atitude nenhuma e tudo demora anos para se concretizar, parece que veio para mais gasto e destruição dos subornos.

  24. A iniciativa é realmente ótima porém limitada apenas à Zona Leste da Capital,infelizmente.

  25. São Paulo e grande e só isso de Posto de coleta? …Tá de brincadeira né!!! Queremos acreditar…O povo quer ajudar e ser ajudado por favor abra mais postos de coleta que o resto é por nossa conta. Obrigada

  26. Quero saber na onde eu encontro esses posto de coleta mora na sona sul jardim dom jose estrada de itapecerica da serra????. Obrigado.

  27. gostei apena que aqui em são josé dos campos não tem este programa mais mesmo assim parabens pela iniciativa

  28. Boa noite! fiquei entusiasmado com a noticia! gostaria de participar, mas são tão longe os postos de recolhimento que desanimei, porque o desconto no luz vai sobrecarregar na gasolina….estou na zona norte de São Paulo e ai como fica?????

  29. Tem algum endereço na região do Grande ABC? Na cidade de Mauá, mais especificamente.

  30. moro em Santo André, quando conseguirão colocar um posto por aqui, assim é facil falar pra quem esta perto do posto de reciclagem, São Paulo é grande , ja que é para o Estado de São Paulo, coloquem mais pontos…

  31. Tem jeito de aumentar a quantidade de postos de coleta? Aqui na Zona Oeste tá faltando, podiam fazer um convênio com a Prefeitura para utilizar os Ecopontos pra fazer a coleta!

  32. Perfeito. Que os postos de coleta se multipliquem o mais rápido possível.

  33. E ver se chegam com a idéia não só também em minha cidade Ribeirão Preto, como para todo Brasil.

  34. O problema de falta de pontos poderia facilmente resolvido se os eco pontos também entrassem nesse projeto. .. a quantidade de pontos aumentaria e o horário de funcionamento dos eco pontos também são maiores !!!

  35. Muito bom mas não há postos de colete no Brooklin. Inviável nesses endereços totalmente desconhecidos pra mim e distantes…

  36. aqui na zona sul nas imediacoes da praca da arvore saude e jabaquara nao tem posto de arrecadac ao uma pena

  37. Tinha que ter pelo menos um em cada município. E pra quem não tem carro?! Como seria levado esse material todo?!

  38. Muito bom, mas aqui onde moro, temos coleta coletiva as
    segundas feiras ,mas não temos ponto de coleta , são Paulo é muito grande, e cada bairro deveria ter um. Moro na Vila Indústrial.

  39. O lixo deve ser enyregue separadamente??? Um saco apenas contendo plástico, outro com papel, outro com vidro e outro vom metal??? Ou pode ser colocado tudo junto???

  40. Os endereços não permitem a minha adesão, sou da Zona Oeste, periferia que precisa deste recurso. O projeto é mto bom, tomara que seja expandido para todos os bairros.

  41. Aqui ns região sudoeste não tem nenhum posto , deveria ter mais postos ! E quanto ao horário , deveria ser mais estendido , olha que não estamos falando apenas de diminuir a conta de luz(!)…

  42. moro na zona sul sto amaro tem algum endereço de coleta aonde é por favor

  43. Ideia genial… Mas o problema é que pelo tamanho da cidade de São Paulo ainda são poucos os pontos de troca… Moro na Vila Prudente Zona Leste e os postos de troca são muito longe daqui da minha casa. Mas quem sabe logo se expande ainda mais os postos para nossa alegria.Na minha rua passa o caminhão da coleta, mas a questão de fazer esta troca de valor da conta é muito mais interessante … Parabéns pela iniciativa ????

  44. Exatamente, juntei e na hora de trocar, cadê o posto de troca na zn de São Paulo????

  45. Achei ótima a iniciativa. Só é preciso ampliar os locais para o recebimento do material reciclável. Parabéns

  46. Achei a ideia Boa… mas incompleta!
    Tem que ter muitos outros pontos para que as pessoas possam levar os lixos.
    Não estão dando oportunidade para a população de São Paulo reciclar…
    Achei muito falho!!
    Coloquem mais postos de coletas… façam a coisa completa e não pela metade

  47. Ai!! sim gostei muto da ideia.. mas… faltam postos proximos aqui na zona sul proxima aUtodromod e Interlagos.. rio Bonito.. entrada do Grajau desde q fiquei sabendo juntei varios recile mas não tenho onde entregar e fazer a troca e ai AE Eletro Paulo vamos renovar estamos p´ra colaborar…

Comments are closed.