Empresa de SP abre sala de aula dentro de canteiro de obras para qualificar seus funcionários

O canteiro de obras da HM Engenharia em Paulínia, no interior de São Paulo, ganhou neste ano uma sala de aula. Três vezes por semana, 13 profissionais da empresa têm aulas que vão do português e matemática até o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ainda em fase piloto, o projeto Alicerce tem como principal objetivo a formação e a qualificação de profissionais da construção civil e, claro, torná-los cada vez mais preparados para o mercado de trabalho reduzindo a desigualdade educacional.

Empresa de SP abre sala de aula dentro de canteiro de obras para qualificar seus funcionários

O programa é realizado em parceria com centro educacional Alicerce Educação, empresa que oferece tecnologias para a educação e metodologia de ensino personalizada, de acordo com as necessidades de cada aluno por meio da identificação das dificuldades individuais em áreas como linguagem, leitura e finanças.

São desenvolvidas ainda habilidades pessoais como relacionar-se consigo mesmo, ter autocontrole, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Com duração de quatro meses, o programa conta com aulas de uma hora e meia três vezes por semana realizadas no período da manhã, antes do início do trabalho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Empresa de SP abre sala de aula dentro de canteiro de obras para qualificar seus funcionários

De acordo com a diretora de Gente e Gestão da HM Engenharia, Jordana Albuquerque, investir no desenvolvimento dos colaboradores é um dos pilares da construtora.

“Estamos oferecendo possibilidades às pessoas que fazem parte da empresa de aperfeiçoarem e desenvolverem novas habilidades técnicas e socioemocionais, para que alcancem novas oportunidades profissionais e pessoais. Com isso, ainda contribuímos à qualificação do segmento de construção civil, formando profissionais mais completos”, ressalta.

Segundo pesquisa feita pela Câmera Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em setembro de 2021, 77% das empresas do setor estão com dificuldade para contratar mão de obra. Entre as principais causas, o estudo aponta o baixo número de profissionais qualificados para exercer as funções propostas.

Empresa de SP abre sala de aula dentro de canteiro de obras para qualificar seus funcionários

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Clelson da Silva Diniz, 25, auxiliar de almoxarife da obra em Paulínia e participante do projeto, conta que a experiência tem sido abrangedora e importante para o aprimoramento de seu conhecimento educacional e desenvolvimento de novas habilidades pessoais como a comunicação com os seus colegas de trabalho, família e amigos.

“O Projeto Alicerce me mostrou habilidades que eu não acreditava ter. Além de aprender e aperfeiçoar o meu conhecimento em matemática e português, a aula de desenvolvimento de habilidades mostra o potencial e a capacidade de crescimento que temos dentro e fora do projeto. É um aprendizado para vida”, disse.

Os participantes do projeto são incentivados a enxergarem como podem alcançar os seus objetivos pessoais e obter progressos na vida tanto pessoais quanto profissionais, conta a guia do Alicerce Eline Santana.

Empresa de SP abre sala de aula dentro de canteiro de obras para qualificar seus funcionários

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“É uma grande oportunidade de independência, faz com que o aluno não dependa mais de outras pessoas para fazerem coisas por eles. Trabalhamos questões como a persistência para alcançar metas e como ter uma boa apresentação pessoal, além do ensino de base”, explica.

Os próximos passos do projeto consistem na análise quantitativa dos indicadores e coleta da percepção dos alunos. A ideia é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades em que a construtora está instalada.

Conheça mais sobre o Projeto Alicerce, clicando aqui.

Sobre a HM

Com 45 anos de experiência no segmento de construção civil, a HM Engenharia é uma empresa do Grupo MOVER. Especializada na construção e incorporação de imóveis econômicos para o primeiro imóvel, a empresa com sede em Campinas, no interior de São Paulo, já projetou e entregou mais de 140 mil unidades habitacionais em 130 cidades do país.

É referência na excelência do atendimento ao cliente, com duas indicações consecutivas ao Prêmio Reclame Aqui e o primeiro lugar em 2021.

Fotos: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Empresa de SP abre sala de aula dentro de canteiro de obras para qualificar seus funcionários 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,981,416SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pessoas do Brasil inteiro se mobilizam na tentativa de salvar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O município de Alto Paraíso, no estado de Goiás, onde fica o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, tido como um dos lugares mais...

Filho faz tatuagem do último recado deixado pelo pai antes de sua morte: ‘Sinto sua falta’

Nossos pais são eternos, mesmo que eles não estejam mais conosco nessa vida. Em memória aos dois anos desde o falecimento do pai, o artista...

Pai com esclerose realiza sonho de levar filha ao altar

Há 13 anos, Antônio Rodrigues convive com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que afeta o sistema nervoso e enfraquece progressivamente os músculos...

Vítimas do fogo, mulheres pantaneiras formam a primeira brigada feminina de incêndio da Serra do Amolar

Por Flavia Vitorino Dona Maria José não consegue recordar exatamente a sua idade, mas o que realmente gostaria de apagar de sua memória é a...

Coronavírus: empresa que tem Xuxa como sócia doará R$ 1 milhão ao SUS

A apresentadora Xuxa Meneghel é uma das sócias da Espaçolaser. Recentemente, a empresa anunciou que doará R$ 1 milhão para o Ministério da Saúde,...

Instagram

Empresa de SP abre sala de aula dentro de canteiro de obras para qualificar seus funcionários 3