Uma das maiores empresas de fertilizantes do país investe na agricultura familiar e aumenta em 230% renda dos agricultores

0
640
Crédito: Marcio Dantas/divulgação Mosaic Fertilizantes.

“Essa terra dá de tudo, que se possa imaginar: sapoti, jaboticaba, mangaba, maracujá!”. A canção Frutos da Terra do cantor baiano Jurandy da Feira, imortalizada na voz de Luiz Gonzaga, ilustra muito bem o cenário descoberto pelo programa Village na cidade de Barreiras, na Bahia. Jurandy sabia o que falava, pois a terra dá de tudo, mas faltava incentivo e apoio técnico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto é coordenado pelo Instituto Mosaic, vinculado à Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil. O programa, iniciado em 2019, auxilia famílias que moram na zona rural e vivem em situação de vulnerabilidade a crescerem por meio da agricultura familiar.

A iniciativa começou com 17 famílias na cidade de Barreiras e hoje são 40 na região. O Village consiste em dar apoio para melhorar o processo produtivo com assistência técnica agronômica, diversificação de cultivo e, além disso, promover melhores técnicas de comercialização, dando acesso ao mercado e fazendo com que as famílias vendam os produtos. Porque não adianta só produzir e não vender né?!

Rendimento das famílias mais que dobrou

Com esse trabalho, a produção média das famílias aumentou em 386% e os rendimentos subiram 230%. Ou seja, a renda mais que dobrou. Foi assim na casa de Fernanda Fernandes, que mora com o esposo e com o filho e tem 23 anos de idade.

“Tem cinco anos que a gente vem tentando trabalhar só pra gente. Já tentamos com galinha e com vacas de leite, porém o retorno era demorado. Depois de conhecer o projeto, passamos a produzir hortaliças com o acompanhamento técnico e também com maquinário do projeto, que nos ajudou a ter um direcionamento e uma renda garantida”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para ter acesso, as famílias geralmente têm até 5 hectares de terra e estão no chamado cinturão de pobreza. O projeto é desenvolvido durante 3 anos e, após este período, os agricultores passam a tocar os negócios de forma independente.

Projeto instala cisternas e dá assistência em várias frentes

O investimento anual no projeto Village é de R$ 1,5 milhão. O programa é estruturado em alguns pilares que são os eixos norteadores do Instituto Mosaic: Água, Alimentação, Educação e Desenvolvimento Local.

No primeiro pilar, uma das atividades é a construção de cisternas para armazenar água para uso na agricultura. A assistência técnica indica os caminhos adequados de utilização dessa água, seja por meio de gotejamento, hidroponia, irrigação…

Com a garantia de água, as famílias deixam de ter que migrar para outros centros urbanos por falta de oportunidade no campo, num movimento de êxodo rural, como denunciou Gonzaga: “Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão… espero a chuva cair de novo, pra mim voltar pro meu Sertão”.

No eixo de alimentação, os produtos cultivados são consumidos em casa também, além de serem comercializados. E a renda maior garante o poder de compra para colocar comida na mesa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No tocante à educação, o programa capacita as escolas e a comunidade para o cultivo de hortas orgânicas visando à segurança alimentar e nutricional.

Por meio do apoio às práticas de comercialização, com capacitação para venda dos produtos, participação em feiras e eventos, o projeto acaba promovendo desenvolvimento local.

Um dos desafios é diversificar as culturas, com cultivo de culturas sazonais e outras frutas, hortaliças, grãos e sementes. A produção local aumentou de 30 para 140 toneladas, diversificando de milho a mandioca, feijão, verdura… Afinal, nessa terra dá de tudo…

42% das famílias assistidas são lideradas por mulheres

Assim como na casa de Fernanda, 42% das famílias assistidas são lideradas por mulheres. “O projeto é muito importante, pois além de incentivar, nos ajudou com os primeiros investimentos. Acho que tem que alcançar mais famílias para dar a mesma oportunidade de crescer financeiramente”, disse Fernanda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E vai sim, Fernanda! Depois de Barreiras, a iniciativa já está sendo implementada em Balsas, no Maranhão. Inicialmente, são 20 famílias e posteriormente será ampliada para até 40.

A ideia é alcançar sempre cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, em regiões em que a Mosaic tem presença comercial, para dar um retorno, uma contrapartida à localidade. “Olhar as nossas comunidades, ter esse cuidado e essa atenção com cada uma dessas comunidades onde a empresa opera”, disse a gerente de projetos do Instituto Mosaic, Camila Bellenzani.

O projeto Village foi inspirado em um trabalho desenvolvido na Índia. Os responsáveis visitaram o país para aprender com a iniciativa. “Levar esperança e qualidade de vida para as pessoas me dá uma força muito grande, pensar numa solução social para alguém, isso é desafiador”, disse Camila.

A Mosaic faz por Acreditar como uma Razão de ser!

Uma das maiores empresas de fertilizantes do país investe na agricultura familiar e aumenta em 230% renda dos agricultores 2

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.