É comum descrevermos sem pensar muito no significado, uma “cor de pele” relacionada a tons que vão do bege aos rosa. Mas, cor de quem, “cara pálida”? (Como diz uma amiga minha).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Essa questão foi levantada pelas professoras do curso de aperfeiçoamento Uniafro sobre Igualdade Racial na Escola, com professores de Porto Alegre, e os inspirou a criar uma escala de cores de giz de cera para trabalhar a diversidade de cores em sala de aula.
A empresa de materiais artísticos Koralle entrou no time e produziu o estojo chamado Pint Kor, com 12 cores que variam do bege ao marrom-escuro. Intencionalmente as cores branco, rosa e preto não foram colocadas na coleção, com a intenção que as crianças encontrem tons em opções mais realistas ou as misturem para encontrar mais tons diferentes.
Estamos tendo uma repercussão ótima. As crianças estão amando o material. É uma alegria. Sou professora da Universidade há 20 anos e sempre atuando na prática de ensino, notei que as crianças sempre procuravam aquele lápis rosa como “cor de pele”. Aí, durante a segunda edição, eu e um grupo de professoras pensamos que seria interessante criar um material para os professores levarem para sala de aula e trabalharem essa questão — conta Gladis Kaercher, coordenadora da Uniafro ao Jornal Extra.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Crédito da foto acima: Lidiane Dutra
O produto está disponível para compra neste link aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Obrigada pela divulgação!
De nada Koralle! E Parabéns pela iniciativa louvável! 🙂
A última foto é de minha autoria, foi retirada do meu blog, podem por gentileza dar os CRÉDITOS!!!
Muito boa ideia! Parabéns a empresa!
As prefeituras poderiam adquirir o material.
só poderia ter sido feito por um grupelho de minoria.. Exagero..
* “minoria”
Promoveria a igualdade, de verdade, se o estojo contemplasse tb tons claros e amarelados. Como fora realizado mais parece uma tentativa de sobrepujar uma etnia a outra. Não parece ser o caminho ideal a igualdade, na medida em que valorizar uma etnia não implica em diminuir outras.
Na imagem das crianças é possível ver que sim, existem cores claras para pessoas de pele clara. Se você for mais branco que aquele tom mais claro, nem precisa pintar a folha.
Eu já acho o contrário moço.
Sou desenhista e quanto mais cor melhor ♥ Além de que a cor branca da pra fazer uns toques especias perfeitos!
Amei ♥ Mas gostaria que lançassem cores brancas também :/
Comments are closed.