Alguns dados realmente nos chocam, como por exemplo este, de que todos os anos mais de 1,4 milhões de quilos de chicletes são recolhidos das ruas de Amsterdã, o que custa milhões de dólares para a prefeitura, tornando-se um problema sério. Se pensarmos que, em média, cada chiclete leva 5 anos para se decompor na natureza, os chicletes jogados nas ruas do mundo inteiro, são um problema ambiental sério.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Tentando encontrar uma solução para esta questão, o governo de Amsterdã se juntou à empresa de calçados Gumdrop e o designer de calçados Explicit Wear e juntos desenvolveram um tênis feito a partir de chiclete reciclado. A sola do tênis é feita de Gum-Tec, um composto criado pelas empresas a partir da reciclagem da goma de mascar e a cada 1 kg de chicletes, 4 tênis podem ser produzidos.
“Descobrimos que o chiclete é feito de uma borracha sintética e, ao quebrar as moléculas, conseguimos criar um novo tipo de borracha”, disse Anna Bullus, diretora da Gumdrop, ao portal The Verge.
Relacionado: Adidas já vendeu 1 milhão de tênis feitos com plástico retirado dos oceanos
Leia Mais
O calçado passará a ser comercializado a partir de junho, na Europa e custará 190 euros, algo em torno de 800 reais. Por enquanto ele será fabricado em apenas 2 cores: rosa e preto com vermelho. Agora é torcer para que este projeto incrível seja apenas o começo e, que daqui para frente, mais e mais empresas passam a fazer o mesmo, transformando um problema, em solução, com muita criatividade. Olha só como ele é bonito:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com informações de Estadão
Foto: Divulgação/Gumdrop
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.