Empresário baiano adapta veículo para levar banho quentinho a pessoas em situação de rua

Cada um pode fazer a diferença na vida das pessoas, o empresário Cláudio Lacerda, uma vez por semana, oferece água quentinha para os moradores em situação de rua de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, poderem tomar banho e fazer a higiene pessoal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa não começou de uma hora pra outra, a aproximação foi gradual. Primeiro, Lacerda começou a andar pelas ruas do centro da cidade para perguntar aos sem-teto como eles faziam para tomar banho. Um dos moradores relatou que eles pediam um balde de água num posto de gasolina e dividiam a água entre si.

O empresário Cláudio Lacerda criou o “Banho Solidário” (Foto: Blog do Anderson)

A partir disso, o empresário baiano teve a ideia de criar o Banho Solidário. O veículo possui um banheiro masculino e outro feminino, cada um equipado com um chuveiro. A água, transportada por uma caminhonete, é de poço artesiano, 100% sustentável.

A iniciativa só é possível graças ao veículo, que tem em sua fabricação o aço, cuja as matérias primas Minério de Ferro e Pelotas – encontradas na natureza na forma de rochas, são essenciais e tem como maior produtora mundial a Vale.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O trabalho do Banho Solidário é  completo: além da água quentinha – a temperatura varia entre 39 e 41 graus, via aquecedor solar, os desabrigados recebem shampoo, toalha, escova, pasta de dente, entre outros materiais para o cuidado com a saúde.

O reservatório de água comporta até 800 litros: o suficiente para 30 banhos de 10 minutos cada um – o projeto atende, em média, 20 pessoas por dia. O projeto já existe há quase dois anos e, desde então, várias pessoas apareceram interessadas em colaborar com a iniciativa. Algumas procuram o empresário oferecendo apoio financeiro, mas ele afirma que o que mais precisa são voluntários com o coração aberto para dar atenção a quem precisa. Lacerda também conta com o apoio da família, que sai com ele durante as visitas aos sem-teto.

Leia também: Senhorinha de 91 anos emociona ao narrar como conheceu o amor de sua vida no trem

Mas, Lacerda sabe que os moradores, mais do que um banho, precisam de alguém com quem possam conversar, sobre assuntos do interesse deles. Muitos são dependentes químicos e desejam largar o vício das drogas. Por isso, é comum eles pedirem à Lacerda e aos outros voluntários do projeto informação sobre instituições que oferecem tratamento para sua recuperação.

No final da noite, o Banho Solidário oferece a essas pessoas muito mais do que um banho quentinho e sustentável: acolhimento, atenção e informação. E a ideia se espalhou pelo país, onde outras pessoas estão replicando a iniciativa!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Crédito das fotos: Blog do Anderson – MAFER Comunicação

[Nota da Redação]

Essa matéria faz parte de um canal especial mostrando o outro lado de histórias que não imaginávamos, para ver todas as matérias do canal acesse aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Uma criança cega de 4 anos aprendendo a usar sua bengala sozinho

Este rapaz corajoso é Gavin. Gavin tem 4 anos de idade e nasceu completamente cego, o que significa que, como criança, ele tem que...

Essa senhora não pôde ter filhos e sua amiga a presenteou com a coisa mais linda do mundo!

De surpresa, a amiga de Edenilde a convidou para participar do seu ultrassom e ouvir, pela primeira vez na sua vida, o coração de um bebê bater dentro da barriga da mãe.

Jovem que ganhou Fusca em rifa feita para pagar faculdade devolve o prêmio para família de SC

Vocês lembram do vovô de Blumenau (SC) que resolveu rifar seu velho Fusca 1976 para ajudar a neta a continuar cursando Medicina? Walter Lautenschlager, 69...

Adolescente cria touca que reduz queda de cabelo de pacientes com câncer

A ideia de Maria Eduarda é fantástica e pode ajudar a solucionar um dos grandes dramas das pessoas que sofrem com câncer. Ela criou...

Jovens fazem rede de cursinhos pré-vestibulares de graça (ou quase) para pessoas de baixa renda

Rede "Brasil Cursinhos" vai conectar cursinhos do país inteiro para compartilhar experiências que deram certo e resolver problemas comuns.

Instagram