A enfermeira Gislaine Gonzaga percebeu que muitas gestantes de baixa renda abandonavam o pré-natal durante a gravidez.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ela teve a ideia então de um lindo projeto: fazer books gratuitos das grávidas, onde elas recebem as fotos apenas no sétimo mês, um estímulo para que elas não parem de cuidar da gravidez.
A ideia surgiu quando Gislaine trabalhava em um centro de saúde de Goiânia e convivia com as gestantes.
Outro motivo para a realização do projeto foi para aumentar a autoestima das futuras mamães. Mais de 70 mulheres já fizeram parte do projeto.
Leia Mais
O que também impressionou Gislaine, foi que em muitos casos, as futuras mães ficavam muito abatidas, devido a gravidez não ter sido planejada. Por causa disso, não manifestavam muito afeto com o bebê.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para resolver esse problema, ela pensou em presentear as gestantes com um kit de enxoval para o bebê, mas percebeu que não seria o bastante para aumentar a ligação afetiva entre as grávidas e os filhos. Ela então teve a (ótima) ideia das fotos.
O primeiro ensaio foi na unidade de saúde mesmo, em seu consultório, e ela levou suas próprias roupas, maquiagens e até a sua vizinha para ajudar, proporcionando para as gestantes um verdadeiro “dia de princesa”.
Depois de um tempo, ela formou uma equipe de profissionais da saúde que se especializaram em cursos de cabelo e de maquiagem, além de auxiliarem na produção dos figurinos.
Atualmente, a enfermeira realiza as fotografias em duas unidades, no Centro de Saúde Cachoeira Dourada e no Centro de Saúde da Família Jardim Guanabara, ambos em Goiânia, mas a maioria das fotos são feitas em sua própria casa, onde há um local exclusivo para os ensaios.
A ideia inicial não era continuar com os ensaios, mas a recompensa em ver a autoestima das futuras mamães fez com que a equipe não desistisse do projeto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Muitas se surpreendem com o resultado, principalmente em relação a maquiagem. Algumas gestantes grávidas, que antes tinham vergonha de assumir a gravidez, ao verem as fotos querem se mostrar pro mundo e postar o resultado do book nas redes sociais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O projeto é gratuito e a única condição para as mamães é que elas permaneçam no acompanhamento na unidade de saúde.
A exposição “FotográVIDA” foi realizada no dia 20 de maio, no Espaço Ipê, no Setor Jardim Guanabara, em Goiás.
Em conjunto com a exposição, o evento teve outras atividades relacionadas à gravidez, como palestras de conscientização, exames preventivos, atividades educativas, além de uma campanha odontológica preventiva voltada para a saúde das gestantes e dos bebês.
Informações do G1 e do Site Opinião Goiás
Saiba mais:
Veja algumas fotos (maravilhosas) das futuras mamães:
Fotos: Arquivo pessoal/Gislaine Gonzaga/Facebook
Coleção ACREDITAR
Comprando 1 peça, você garante um dia de aula de uma criança. Consumo consciente na parceria entre Razões & Euzaria. Compre aqui.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.