Enfermeiro faz arte com frascos de vacina contra covid para arrecadar fundos à associação no Canadá

0
1577
Enfermeiro cria obras de arte com material hospitalar
Shawn Toovey resolveu transformar materiais que iriam para o lixo em obras de arte. Sua obra mais famosa vai a leilão para ajudar a Associação Canadense de Saúde Mental. Foto: Reprodução/Instagram Shawn Toovey

O enfermeiro Shawn Toovey, 51 anos, enxergou no que para muitos é lixo uma oportunidade de fazer arte e, de quebra, ajudar a Associação Canadense de Saúde Mental. O profissional da área da saúde utiliza materiais recicláveis para produzir obras de arte, incluindo frascos e tampas da vacina contra covid-19.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ideia de Toovey surgiu cerca de três anos atrás, de acordo com o portal R7. Na época, o enfermeiro ficou afastado por três meses por conta do desgaste mental causado pela rotina estressante do hospital em que trabalhava.

View this post on Instagram

A post shared by Shawn Toovey (@shawn_2v)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em entrevista ao site da CBC, Toovey destacou que toneladas de materiais recicláveis são descartados por hospitais e que estas peças são perfeitas para pessoas criativas como ele.

Assista: Motorista de Uber viraliza ao entregar almoço com música e dança para irmã com covid-19

“Jogamos toneladas e toneladas de lixo fora todos os dias e eu sempre trago para casa bolsas cheias de material reciclável. Tenho milhares e milhares de peças de plástico para trabalhar e muitas ideias.”

Enfermeiro cria obras de arte com material hospitalar
Shawn Toovey resolveu transformar materiais que iriam para o lixo em obras de arte. Sua obra mais famosa vai a leilão para ajudar a Associação Canadense de Saúde Mental. Foto: Reprodução/CBC

Atualmente, Toovey trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Saint Paul, em Vancouver (Canadá). No local, o enfermeiro tem contato direto com pacientes infectados pela covid-19. Segundo o artista, a estrela de suas peças no momento são as tampas roxas do frasco de vacina da Pfizer-BioNTech.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em seu ateliê, Toovey comenta que suas peças reúnem tudo que é usado para salvar a vida das pessoas, como frascos de sedativos, antibióticos e peças de respiradores. Agora, sua arte também será leiloada e reverterá fundos para a Associação Canadense de Saúde Mental.

View this post on Instagram

A post shared by Shawn Toovey (@shawn_2v)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Em Goiás, idoso de 96 anos se ajoelha para agradecer por vacina contra covid-19

Toovey viu no lixo o potencial para a arte e vê na dificuldade uma chance de mudar as coisas. “Nós estamos em uma situação ruim, mas podemos olhar o melhor lado. E caso não haja uma lado melhor, nós podemos criar um”, concluiu o enfermeiro.

Gostou e quer conhecer outras razões para acreditar? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.