
O enfermeiro Shawn Toovey, 51 anos, enxergou no que para muitos é lixo uma oportunidade de fazer arte e, de quebra, ajudar a Associação Canadense de Saúde Mental. O profissional da área da saúde utiliza materiais recicláveis para produzir obras de arte, incluindo frascos e tampas da vacina contra covid-19.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A ideia de Toovey surgiu cerca de três anos atrás, de acordo com o portal R7. Na época, o enfermeiro ficou afastado por três meses por conta do desgaste mental causado pela rotina estressante do hospital em que trabalhava.
Em entrevista ao site da CBC, Toovey destacou que toneladas de materiais recicláveis são descartados por hospitais e que estas peças são perfeitas para pessoas criativas como ele.
Assista: Motorista de Uber viraliza ao entregar almoço com música e dança para irmã com covid-19
“Jogamos toneladas e toneladas de lixo fora todos os dias e eu sempre trago para casa bolsas cheias de material reciclável. Tenho milhares e milhares de peças de plástico para trabalhar e muitas ideias.”
Atualmente, Toovey trabalha na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Saint Paul, em Vancouver (Canadá). No local, o enfermeiro tem contato direto com pacientes infectados pela covid-19. Segundo o artista, a estrela de suas peças no momento são as tampas roxas do frasco de vacina da Pfizer-BioNTech.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em seu ateliê, Toovey comenta que suas peças reúnem tudo que é usado para salvar a vida das pessoas, como frascos de sedativos, antibióticos e peças de respiradores. Agora, sua arte também será leiloada e reverterá fundos para a Associação Canadense de Saúde Mental.
Leia também: Em Goiás, idoso de 96 anos se ajoelha para agradecer por vacina contra covid-19
Toovey viu no lixo o potencial para a arte e vê na dificuldade uma chance de mudar as coisas. “Nós estamos em uma situação ruim, mas podemos olhar o melhor lado. E caso não haja uma lado melhor, nós podemos criar um”, concluiu o enfermeiro.
Gostou e quer conhecer outras razões para acreditar? Dá o play!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.