Engenheira queniana cria tijolo de plástico reciclado até 7 vezes mais forte que concreto

Uma engenheira queniana desenvolveu um tijolo feito de plástico reciclado que pode ser até 7 vezes mais forte do que o concreto. Imagina a resistência disso!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por anos, Nzambi Matee buscou maneiras de reaproveitar o plástico incorretamente descartado na sua cidade natal, Nairóbi, capital do Quênia.

Ela conta que desde jovem via os coletores de lixo tentando recolher todo o plástico da cidade, e ficou frustrada de não poder fazer nada que pudesse ajudá-los.

engenheira tijolo plástico reciclado mais forte concreto

A criação da engenheira, fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento em laboratório, se tornou reconhecida internacionalmente, conquistando o prêmio de ‘Jovem Campeã da Terra de 2020 da África’, promovido pelo Programa Ambiental das Nações Unidas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Formada em Engenharia de Materiais, Nzambi é capaz de fazer misturas altamente heterogêneas e voláteis, como é o caso dos tijolos, compostos de resíduos plásticos e areia.

Como resultado, o tijolo sustentável é até 7 vezes mais forte que o concreto, sendo resistente à pesos na casa das toneladas e impactos externos.

engenheira tijolo plástico reciclado mais forte concreto

Bom, e além de desenvolver do zero os tijolos, Nzambi pensou em todo o maquinário necessário para fabricá-los.

Para misturar consistentemente o plástico e a areia, a engenheira leva o material a fornos de altíssimas temperaturas, forjando placas grossas de cor acinzentada. A mistura do plástico com a areia é moldada através de uma máquina hidráulica, capaz de construir uma variedade de tijolos para pavimentação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheira tijolo plástico reciclado mais forte concreto

Nzambi afirma que os tijolos podem ter diferentes cores no processo de finalização. Cada metro quadrado custa cerca de US$ 7,7 (R$ 37 em conversão direta), valor equivalente ao tijolo tradicional.

Startup

Para levar sua invenção adiante, Nzambi criou a empresa ‘Gjenge Makers’ em 2018, uma startup 100% focada em reaproveitar resíduos que possam poluir o planeta.

Os resíduos coletados pela Gjenge vêm de empresas que descartariam o plástico de polietileno de baixo e também de alta densidade, que não poderiam ser reciclados ou processados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheira tijolo plástico reciclado mais forte concreto

Hoje, a startup emprega mais de 110 pessoas, sendo capaz de produzir até 1,5 mil tijolos por dia!

Desde que foi criada, a Gjenge já reciclou mais de 20 toneladas de plástico que seriam descartados pelas empresas.

Segundo Nzambi, o objetivo atual é triplicar a produção e oferecer essa mesma solução para outros países do continente africano, a começar por seus vizinhos mais próximos.

Fonte: Ciclo Vivo
Fotos: UN Environment Programme

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Engenheira queniana cria tijolo de plástico reciclado até 7 vezes mais forte que concreto 4

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher doa peruca do próprio cabelo para amiga com câncer e sua reação emociona [VÍDEO]

Existem momentos na vida que só não derrubam a gente porque podemos contar com o apoio dos amigos. E que prova de amizade a de...

Dutchess o cão de terapia cego que ajuda crianças e adultos autistas

Dutchess, ou Duquesa em português, é uma Golden Retriever que trabalha com crianças e adultos autistas. Ela nasceu em 2003 e uma doença hereditária...

Já pensou ter uma casa com rodas?

Já pensou em ter o mundo como quintal? Ou fazer da sua casa o transporte para desbravar diferentes lugares? Agora já é possível! Chamada ProtoHouse, esta...

Garoto de 9 anos dá aulas em uma das melhores universidades da Ucrânia

Com apenas nove anos, ele frequenta também a escola regular e tira boas notas. Apesar de ele ter aprendido a falar somente com três...

Ação em Pelotas/RS estimula as pessoas a se elogiarem enquanto aguardam na sinaleira (semáforo)

Na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o projeto “Elogios na Sinaleira” busca reaproximar as pessoas enquanto elas esperam na sinaleira (semáforo)...

Instagram

Engenheira queniana cria tijolo de plástico reciclado até 7 vezes mais forte que concreto 5