Engenheiro de 82 anos cria máquina capaz de produzir 5 mil litros de água até mesmo no deserto

Um dos maiores desafios do nosso tempo e das futuras gerações será a crescente escassez de água. Para evitar uma crise de ordem planetária, muitas pessoas e organizações estão se unindo desde já, pensando em soluções por vezes mais simples do que imaginamos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por exemplo, o engenheiro Enrique Veiga, de 82 anos, criou no final dos anos 90 uma máquina capaz de produzir 5 mil litros de água potável transformada em ferramenta para combater a seca que atingiu grande parte do sul da Espanha na época.

engenheiro idoso cria máquina produz água no deserto

A máquina coleta partículas de hidrogênio e oxigênio transportadas pelo ar e as converte em água perfeita para consumo.

A partir de sua invenção, Enrique fundou uma empresa que se dedica à criação de soluções para comunidades carentes, onde a água é sempre escassa. Nos últimos anos, ele conseguiu ajudar diferentes comunas espanholas e aldeias na Namíbia (África) e no Líbano (Oriente Médio).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seu sonho é poder replicar sua máquina mundo afora, alcançando áreas inóspitas da América Latina, África e Ásia Central. “Quando instalamos a máquina nas aldeias que visitamos na Namíbia, eles ficaram maravilhados, não compreenderam, perguntaram de onde vinha a água”, lembrou o engenheiro.

engenheiro idoso cria máquina produz água no deserto

Ele explica que sua invenção usa eletricidade para resfriar o ar e levar a água ao estado condensado. Enrique tem conseguido adaptá-la a diferentes contextos climáticos, seja em ambientes úmidos e frios ou quentes e secos.

engenheiro idoso cria máquina produz água no deserto

As máquinas criadas pelo engenheiro de 82 anos podem operar em locais extremos, com temperaturas de 40 graus Celsius e umidade entre 10% e 15% (clima de deserto).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje, a última versão da máquina catalisadora já consegue produzir até 5 mil litros de água, suficientes para abastecer uma vila inteira todos os dias.

engenheiro idoso cria máquina produz água no deserto

“Nossa ideia não é apenas fazer um aparelho que seja eficaz, mas também útil para quem precisa caminhar quilômetros para buscar água ou cavar poços” , acrescentou o idoso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dada a dificuldade de milhões de famílias de encontrar água potável, as máquinas de Enrique podem ser uma solução e uma luz de esperança para o futuro. Torcemos para que elas cheguem ao Brasil logo!

Veja também:

Fonte: Seu Amigo Guru
Fotos: Reprodução / UPSOCL

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,827,226SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vaquinha do cãozinho Doze, com câncer, bate meta em 12 horas

“Ele chegou pra gente quando era filhote. Postaram no Facebook o anúncio da doação e no momento em que eu vi, fiquei nervosa, foi amor à primeira vista mesmo”, contou Renata.

Se todo mundo é gay, o Mix Brasil é pra todo mundo

Novo comercial do 22º Festival de Cultura da Diversidade Mix Brasil retrata o ponto a que chegou o preconceito de gênero na sociedade. Com...

Agricultor quilombola cria jornal para contar histórias de sua comunidade no AP

Sebastião Menezes criou um jornal artesanal para relatar, denunciar problemas e contar histórias de vida dos moradores da sua comunidade.

Mercearia inova ao vender produto naturais e orgânicos sem embalagens

A cidade de Austin, no Texas, já é sede do famoso supermercado norte-americano que vende produtos naturais e orgânicos, o Whole Foods, mas isso...

Mãe com câncer terminal prepara cartas para participar da vida da filha depois que ela se for

Essa mãe, que infelizmente está em vias de partir, bolou uma forma de estar sempre ao lado de sua jovem filha nos principais momentos de sua...

Instagram