Engenheiro de 82 anos cria máquina capaz de produzir 5 mil litros de água até mesmo no deserto

Um dos maiores desafios do nosso tempo e das futuras gerações será a crescente escassez de água. Para evitar uma crise de ordem planetária, muitas pessoas e organizações estão se unindo desde já, pensando em soluções por vezes mais simples do que imaginamos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por exemplo, o engenheiro Enrique Veiga, de 82 anos, criou no final dos anos 90 uma máquina capaz de produzir 5 mil litros de água potável transformada em ferramenta para combater a seca que atingiu grande parte do sul da Espanha na época.

engenheiro idoso cria máquina produz água no deserto

A máquina coleta partículas de hidrogênio e oxigênio transportadas pelo ar e as converte em água perfeita para consumo.

A partir de sua invenção, Enrique fundou uma empresa que se dedica à criação de soluções para comunidades carentes, onde a água é sempre escassa. Nos últimos anos, ele conseguiu ajudar diferentes comunas espanholas e aldeias na Namíbia (África) e no Líbano (Oriente Médio).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seu sonho é poder replicar sua máquina mundo afora, alcançando áreas inóspitas da América Latina, África e Ásia Central. “Quando instalamos a máquina nas aldeias que visitamos na Namíbia, eles ficaram maravilhados, não compreenderam, perguntaram de onde vinha a água”, lembrou o engenheiro.

engenheiro idoso cria máquina produz água no deserto

Ele explica que sua invenção usa eletricidade para resfriar o ar e levar a água ao estado condensado. Enrique tem conseguido adaptá-la a diferentes contextos climáticos, seja em ambientes úmidos e frios ou quentes e secos.

engenheiro idoso cria máquina produz água no deserto

As máquinas criadas pelo engenheiro de 82 anos podem operar em locais extremos, com temperaturas de 40 graus Celsius e umidade entre 10% e 15% (clima de deserto).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hoje, a última versão da máquina catalisadora já consegue produzir até 5 mil litros de água, suficientes para abastecer uma vila inteira todos os dias.

engenheiro idoso cria máquina produz água no deserto

“Nossa ideia não é apenas fazer um aparelho que seja eficaz, mas também útil para quem precisa caminhar quilômetros para buscar água ou cavar poços” , acrescentou o idoso.

Engenheiro de 82 anos cria máquina capaz de produzir 5 mil litros de água até mesmo no deserto 2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dada a dificuldade de milhões de famílias de encontrar água potável, as máquinas de Enrique podem ser uma solução e uma luz de esperança para o futuro. Torcemos para que elas cheguem ao Brasil logo!

Veja também:

Fonte: Seu Amigo Guru
Fotos: Reprodução / UPSOCL

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,747SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresária arrecada mais de R$ 5 milhões para que famílias carentes não sejam despejadas

Durante a pandemia, a empresária Marjy Stagmeier fez uma vaquinha e arrecadou o equivalente a cerca de R$ 5,5 milhões para ajudar famílias carentes...

Bailarina com síndrome de Arnold Chiari supera pescoço fixo e apresenta lindo espetáculo

Essa é uma história de como a arte cura. Wilmára Marliére tem 53 anos de idade e desde criança sofre com a Síndrome de...

Quando um bebê começou a chorar na sala de aula, esse professor teve a melhor atitude de todos os tempos

Um professor universitário teve um gesto exemplar, ao ver o bebê que uma aluna levou para a aula, começou a chorar. Em vez de fazer...

Jovens fazem rede de cursinhos pré-vestibulares de graça (ou quase) para pessoas de baixa renda

Rede "Brasil Cursinhos" vai conectar cursinhos do país inteiro para compartilhar experiências que deram certo e resolver problemas comuns.

Jovem com Down junta lacres de latinha para ajudar quem tem câncer em BH

A missão dele é conseguir dinheiro para comprar perucas para quem está fazendo quimioterapia e precisou raspar a cabeça.

Instagram

Engenheiro de 82 anos cria máquina capaz de produzir 5 mil litros de água até mesmo no deserto 3