Cientistas da Alemanha descobrem enzima que decompõe plástico em menos de um dia

Durante uma visita à uma pilha de compostagem em Leipzig, no leste da Alemanha, o cientista Christian Sonnendecker e sua equipe encontrou uma enzima (tipo de proteína que catalisa) capaz de decompor o plástico em menos de 24 horas!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Há muito tempo os pesquisadores procuravam por uma proteína poderosa o suficiente para “devorar” o politereftalato de etileno (o famoso PET), que é, de longe, o plástico mais produzido no mundo.

Em laboratório, a enzima encontrada naquela pilha de compostagem, chamada “hidrolase de poliéster” (ou PHL7) desintegrou um pedaço completo de plástico em menos de um dia, ou seja, muito mais rápido que o LCC, a enzima mais usada atualmente para decompor o PET.

Cientistas da Alemanha descobrem enzima que 'devora' plástico em menos de um dia
Pesquisador Sonnendecker e sua equipe fizeram a descoberta. Foto: Clare Roth / DW

“Eu pensava que seria preciso coletar amostras em centenas de locais diferentes antes de encontrar uma dessas enzimas”, afirmou o enzimologista Graham Howe, que estuda a degradação do plástico PET na Universidade de Queen, no Canadá. “Mas, aparentemente, é só ir para a natureza, e haverá enzimas que fazem isso em todos os lugares“.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Enzima ‘devorada’ de plástico

Assim como os resíduos nucleares, o plástico PET não é biodegradável, e nunca desaparece da natureza – ainda que possa ser reciclado e transformado em outros produtos, como sacolas ou garrafas de água.

No entanto, a qualidade dele piora a cada novo ciclo, e seus subprodutos acabam mais cedo ou mais tarde em aterros sanitários.

Assim, os cientistas acreditam que há 2 soluções para resolver esse problema: ou acabamos com a produção de plástico PET ou encontramos uma maneira de decompor grandes quantidades dele em pouco tempo.

A descoberta do PHL7, portanto, pode ser revolucionária nos próximos anos!

Cientistas da Alemanha descobrem enzima que 'devora' plástico em menos de um dia
Cientistas tentam agora biodegradar garrafas plásticas, mas os resultados ainda não foram publicados. Foto: Clare Roth / DW

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os estudos com a enzima continuam a todo vapor: Christian e sua equipe agora precisam aprender a driblar certas limitações dela pois, embora seja capaz de decompor embalagens plásticas de frutas, por exemplo, ela ainda não consegue eliminar uma garrafa PET por completo porque há muitas alterações químicas.

Em laboratório, a equipe do alemão desenvolveu um pré-tratamento que é aplicado às garrafas PET (e que facilita a degradação do plástico pela enzima), mas essa pesquisa ainda está em desenvolvimento e não foi publicada.

Cientistas da Alemanha descobrem enzima que 'devora' plástico em menos de um dia
Foto: Clare Roth / DW

Para Christian, a descoberta da PHL7 poderá, num futuro muito próximo, decompor o PET em larga escala, especialmente se haver investimentos e incentivo por parte dos governos e grandes indústrias mundo afora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: DW

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Cientistas da Alemanha descobrem enzima que decompõe plástico em menos de um dia 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,977,244SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vaquinha para mãe angolana despejada de casa com filho pequeno arrecada mais de R$ 100 mil

A vaquinha para Márcia, angolana de 30 anos com deficiência física que foi despejada de casa com seu filho, bateu a meta em menos...

Educadora norte-americana ajuda a resgatar 10 meninas da equipe de robótica do Afeganistão

Uma educadora de Oklahoma, nos Estados Unidos, mãe de 11 filhos, ajudou a resgatar 10 meninas da equipe de robótica do Afeganistão após a...

Espaços públicos recebem trocas de livros e brinquedos usados em POA

O Troca Viva é um coletivo que tem como princípio utilizar-se de espaços públicos de Porto Alegre para promover a leitura, a arte, a...

Menina que nasceu sem os dois braços tem encontro inspirador com a primeiro piloto de avião sem braços do mundo

Na 20ª semana de gestação, a mãe da pequena Ruth Evelyne recebeu dos médicos a notícia de que a filha nasceria sem os dois...

Homem se arrisca em correnteza para salvar cachorra que se afogava em Lins (SP)

Um homem quase foi levado embora por uma forte correnteza do Rio Campestre, em Lins (SP), enquanto tentava resgatar uma cachorra no sábado (13). Ele...

Instagram

Cientistas da Alemanha descobrem enzima que decompõe plástico em menos de um dia 3