Esclerose Múltipla: casal que se conheceu em blog mostra que a vida é muito mais do que a doença [VÍDEO]

0
1134

“Quando a gente contou que ia ter um filho, falaram que ia ser uma irresponsabilidade”, conta a jornalista Bruna Rocha Silveira, esposa do historiador Jaime dos Santos Jr., o Jota. Ambos possuem Esclerose Múltipla, uma doença autoimune imprevisível do sistema nervoso que prejudica o fluxo de informação entre o cérebro e o corpo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Eles são pais do Francisco, de 5 anos de idade, e se conheceram através do blog Esclerose Múltipla e Eu, criado pela Bruna em 2009, nove anos depois de receber o diagnóstico de esclerose múltipla recorrente-remitente, o tipo mais comum da doença.

Naquela época, quase ninguém falava sobre esclerose múltipla na internet: “Queria compartilhar experiências e mostrar que existe vida com o diagnóstico, e não apesar do diagnóstico”, conta.

casal com esclerose múltipla se beija
Foto: Facebook/Bruna Rocha Silveira

Foi assim que Jota chegou até o blog. Ele estava começando um mestrado e Bruna, seu doutorado. Ela estava voltando de uma viagem de estudos em Cuba.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Lembro do e-mail que ele me mandou, perguntando algo do tipo, ‘é possível alguém com esclerose múltipla fazer doutorado e viajar?’ Duas coisas que a maioria das pessoas não pergunta pra quem tem esclerose múltipla, se pode viajar, estudar…”, lembra.

Bruna e Jota se conheceram pessoalmente em 2013. Começaram a namorar logo depois. Com o agravamento da doença, em 2015, Jota começou a usar cadeira de rodas. Foi morar com Bruna no mesmo ano e decidiram ter o Francisco.

mulher com esclerose múltipla segura filho no colo ao lado do marido
Foto: Facebook/Bruna Rocha Silveira

“Não é apesar da doença, a gente tem a doença com um filho. Seria estranho outro casal jovem ter um filho? Não, então, por que com a gente é? É um pouco disso que a gente tenta mostrar. O capacitismo é muito sutil”, afirma Bruna.

No vídeo abaixo, o casal fala mais sobre o início do seu relacionamento, a importância do tempo para o diagnóstico da doença e o processo do Jota para aceitação dos cuidados necessários, com direito a um final emocionante!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dá o play:

Esclerose Múltipla: casal que se conheceu em blog mostra que a vida é muito mais do que a doença [VÍDEO] 1

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.