Escócia será o primeiro país a disponibilizar absorventes gratuitamente

Apesar de ser um item comum e relativamente barato, ainda há mulheres em diversos países que não têm acesso a absorventes. Além de serem necessários para conter o fluxo menstrual, eles também evitam infecções e outros problemas íntimos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E sabendo disso, o governo escocês deu um super passo, aprovando uma lei na última terça (24), que fornecerá absorventes, gratuitamente para as mulheres do país.

Escócia dá absorvente gratuitamente
A primeira-ministra Nicola Sturgeon assina o projeto de lei para absorventes gratuitos no país.
Foto: Andy Buchanan

Desempregada recebe mensagens racistas e gordofóbicas de desconhecido e precisa da nossa ajuda para se manter. Ajude nessa vaquinha!

Produtos do Período

O projeto de lei Produtos do Período [menstrual] foi pensado como forma de erradicar o que eles chamaram de “pobreza menstrual“. O termo faz referencia aos altos preços de produtos de higiene íntima, que a mulher precisa fazer uso durante o ciclo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A campanha foi apoiada por uma ampla coalizão, incluindo sindicatos, organizações femininas e instituições de caridade”, disse Monica Lennon, a legisladora que apresentou o projeto no ano passado.

Escocia aprova lei para absorvente gratuito
Foto: Freepik

A parlamentar disse que a decisão é um sinal de que é possível garantir o acesso universal gratuito a produtos do período menstrual. Outros países, como o Brasil, poderiam seguir o exemplo, né?

Por ano, o projeto deve custar quase R$ 55 milhões. Vai depender muito da quantidade de mulheres que utilizarem os produtos gratuitos. Mas há uma estimativa de adesão de 20%, mesma porcentagem de mulheres que vivem em situação de pobreza no país.

Infelizmente, cerca de 10% das meninas no Reino Unido não tem condições de comprar produtos menstruais, segundo uma pesquisa de 2017 da organização Plan International.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outro dado da pesquisa revela que metade de todas as meninas entre 14 e 21 anos sente vergonha da menstruação: outra metade perdeu um dia inteiro por causa disso

Escocia aprova lei para absorvente gratuito
Foto: CNN

Para grupos de direitos das mulheres no país, a aprovação do projeto foi uma grande conquista. Todos elogiaram a lei aprovada.

Orgulho de votar por esta legislação inovadora, tornando a Escócia o primeiro país do mundo a fornecer produtos gratuitos para todas as que precisam deles. Uma política importante para mulheres e meninas”, disse a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, em sua página oficial no Twitter após o voto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desempregada recebe mensagens racistas e gordofóbicas de desconhecido e precisa da nossa ajuda para se manter. Ajude nessa vaquinha!

Avanço

A nova lei é um avanço de uma série de outras iniciativas para combater a pobreza menstrual no país.

Em 2018, a Escócia se tornou o primeiro país a distribuir gratuitamente produtos menstruais em escolas, faculdades e universidades.

Um ano depois, investiu aproximadamente R$ 28 milhões para disponibilizar gratuitamente produtos de período menstrual em bibliotecas e centros de recreação.

Fonte: CNN

[Nota da Redação]

Essas mulheres pegam fiações, borrachas e fios de cobre de instalações elétricas que virariam lixo e transformam tudo em lindas biojoias personalizadas.

É uma coleção mais linda que a outra!

Essa iniciativa faz parte do projeto @giro.social do Enel Compartilha Empreendedorismo @enelbrasil, que chegou no interior do Ceará para estimular a geração de renda de uma maneira mais sustentável a essas mulheres.  

Veja:

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,100,260SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal morre de mãos dadas com horas de diferença, após 60 anos juntos

Um casal de idosos que passou 60 anos juntos morreu de mãos dadas, com apenas algumas horas de diferença no início deste mês em...

Hospital faz sessões semanais de cinema para ajudar pacientes com câncer

Passar por um tratamento de câncer não é nada fácil física e emocionalmente. Mas cada vez mais, os hospitais aceitam alternativas para tornar esse...

Estudantes do PR vencem concurso da ONU com aplicativo para ensinar matemática em Libras

O estudante paranaense Carlos Eduardo de Carvalho venceu a Maratona Unicef Samsung 2020 com o MatemáTIC Libras, um aplicativo que ensina a matéria usando...

Hétero convida amigo gay sem par para irem ao baile de formatura juntos

Aqueles que estão bem resolvidos com relação à própria sexualidade, especialmente os homens héteros, dificilmente demonstrarão ter uma masculinidade frágil e agressiva. Em outras...

Senhora distribui pão de queijo, café (e amor!) às pessoas envolvidas em acidente em BH

Uma vez falamos sobre uma aposentada em Fortaleza que distribui cafés (e amor!) pelas ruas de seu bairro para deixar o dia de seus vizinhos...

Instagram

Escócia será o primeiro país a disponibilizar absorventes gratuitamente 2