Escócia será o primeiro país a disponibilizar absorventes gratuitamente

Apesar de ser um item comum e relativamente barato, ainda há mulheres em diversos países que não têm acesso a absorventes. Além de serem necessários para conter o fluxo menstrual, eles também evitam infecções e outros problemas íntimos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E sabendo disso, o governo escocês deu um super passo, aprovando uma lei na última terça (24), que fornecerá absorventes, gratuitamente para as mulheres do país.
Foto: Andy Buchanan
Desempregada recebe mensagens racistas e gordofóbicas de desconhecido e precisa da nossa ajuda para se manter. Ajude nessa vaquinha!
Leia Mais
Produtos do Período
O projeto de lei Produtos do Período [menstrual] foi pensado como forma de erradicar o que eles chamaram de “pobreza menstrual“. O termo faz referencia aos altos preços de produtos de higiene íntima, que a mulher precisa fazer uso durante o ciclo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“A campanha foi apoiada por uma ampla coalizão, incluindo sindicatos, organizações femininas e instituições de caridade”, disse Monica Lennon, a legisladora que apresentou o projeto no ano passado.
A parlamentar disse que a decisão é um sinal de que é possível garantir o acesso universal gratuito a produtos do período menstrual. Outros países, como o Brasil, poderiam seguir o exemplo, né?
Por ano, o projeto deve custar quase R$ 55 milhões. Vai depender muito da quantidade de mulheres que utilizarem os produtos gratuitos. Mas há uma estimativa de adesão de 20%, mesma porcentagem de mulheres que vivem em situação de pobreza no país.
Infelizmente, cerca de 10% das meninas no Reino Unido não tem condições de comprar produtos menstruais, segundo uma pesquisa de 2017 da organização Plan International.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Outro dado da pesquisa revela que metade de todas as meninas entre 14 e 21 anos sente vergonha da menstruação: outra metade perdeu um dia inteiro por causa disso
Para grupos de direitos das mulheres no país, a aprovação do projeto foi uma grande conquista. Todos elogiaram a lei aprovada.
“Orgulho de votar por esta legislação inovadora, tornando a Escócia o primeiro país do mundo a fornecer produtos gratuitos para todas as que precisam deles. Uma política importante para mulheres e meninas”, disse a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, em sua página oficial no Twitter após o voto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Proud to vote for this groundbreaking legislation, making Scotland the first country in the world to provide free period products for all who need them. An important policy for women and girls. Well done to @MonicaLennon7 @ClydesdAileen and all who worked to make it happen https://t.co/4lckZ4ZYIY
— Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) November 24, 2020
Desempregada recebe mensagens racistas e gordofóbicas de desconhecido e precisa da nossa ajuda para se manter. Ajude nessa vaquinha!
Avanço
A nova lei é um avanço de uma série de outras iniciativas para combater a pobreza menstrual no país.
Em 2018, a Escócia se tornou o primeiro país a distribuir gratuitamente produtos menstruais em escolas, faculdades e universidades.
Um ano depois, investiu aproximadamente R$ 28 milhões para disponibilizar gratuitamente produtos de período menstrual em bibliotecas e centros de recreação.
Fonte: CNN
[Nota da Redação]
Essas mulheres pegam fiações, borrachas e fios de cobre de instalações elétricas que virariam lixo e transformam tudo em lindas biojoias personalizadas.
É uma coleção mais linda que a outra!
Essa iniciativa faz parte do projeto @giro.social do Enel Compartilha Empreendedorismo @enelbrasil, que chegou no interior do Ceará para estimular a geração de renda de uma maneira mais sustentável a essas mulheres.
Veja:
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.