Escola administrada por comunidade estimula a autonomia das crianças pela educação livre

O Razões adora contar experiências de escolas mundo afora que estão revolucionando a maneira de educar as crianças com modelos de ensino alternativos ao modelo tradicional extremamente potentes. Dessa vez, vamos falar da experiência da “Escola Janela”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

0Cz3XzO

A escola fica na Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante, Goiás. “Plantamos nossa semente no Cerrado no ano de 2014, a partir da iniciativa de pais e moradores que estavam desgostosos com as opções de educação do município”, diz Júlia Viegas, uma das colaboradoras da escola.

E8JTuSE

Desde então, a comunidade desenvolve um modelo de aprendizagem que “prima pelo livre pensar, pela sustentabilidade, pela criatividade e autonomia de cada criança”. As avaliações são feitas pela observação atenta e contínua dos professores, as decisões são tomadas pelas crianças em assembleia, e os pais trabalham na merenda, faxina e transporte dos guris. Ou seja, a gestão da escola é feita com a participação de toda comunidade!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

obLG8Ex

A escola é extremamente democrática. Hoje, ela atende 40 crianças com uma mensalidade simbólica, sendo que 20 estudam por cota social, pois suas famílias vivem em situação de fragilidade. Ela conta atualmente com 10 padrinhos que custeiam a educação dessas crianças. Portanto, eles precisam de mais 10 pra conta fechar direitinho.

Qj8vDjC

Como as crianças não podem esperar muito tempo por esse auxílio, a escola criou uma campanha de financiamento coletivo para conseguir recursos e pagar 1 ano de estudos desses alunos. “Acreditamos na força das mobilizações coletivas, nossa escola é a prova viva disso!”. Para mais informações sobre a escola, clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Escola brasileira sem aula, sem prova e na natureza atende todas as exigências do MEC

[Nota da Redação]

É cada vez mais visível a sensação de total falta de sentido. Desenvolvemos nossas habilidades para executar tarefas e ocupar um cargo, mas pouco fazemos em nome da melhor convivência e da vida em sociedade.

Ainda investimos muito em conhecimentos específicos, muitas vezes desconectados da realidade, com o único objetivo de se vencer etapas: passar de ano, passar no vestibular, entrar numa boa faculdade, conseguir um bom emprego… Tudo isso para quê?

Se você quer tentar encontrar respostas para algumas dessas questões, venha participar de mais um encontro do R:evolucione, no dia 26/07, com Priscila Alvim, consultora especialista em comunicação e que acredita na troca e no diálogo como meios verdadeiros de aprender e ensinar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Garanta seu ingresso grátis aqui.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,572,055SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Aos 103 anos, idosa nos EUA consegue finalmente concluir o ensino médio

Voltar para a escola é uma ótima ideia, mesmo que você leve quase um século para que isso aconteça. Marie Hunt, de Spring Green, Wisconsin, nos...

Campanha publicitária da Gillette questiona machismo e masculinidade tóxica

A marca norte-americana de aparelhos de barbear Gilette lançou na última segunda, 14, uma campanha publicitária baseada em seu slogan, "The Best Men Can Be"...

Sandra Annenberg chora ao falar sobre a morte da jornalista e amiga Beatriz Thielmann

Quem nos conhece, sabe que somos fãs declarados da jornalista Sandra Annenberg, que traz sempre um vigor e simpatia às (as vezes) frias pautas...

Arara atropelada ganha implante de bico inédito no MS

Uma arara-canindé vítima de atropelamento ganhou um implante de bico para poder se alimentar. A cirurgia aconteceu no dia 29 de fevereiro, em Campo Grande...

Edredom brilha no escuro e protege a criança de ‘monstros’

Tem criança que morre de medo de dormir no escuro. E isso é coisa séria! Um tipo de fobia bastante comum entre os pequenos,...

Instagram