Há mais de 20 anos, escola baiana usa meditação para melhorar a concentração dos alunos 

A meditação é um excelente recurso para o autoconhecimento e uma escola baiana tem sido pioneira ao adotar a prática meditativa no ambiente educacional. Hoje, 10 de setembro, na Bahia, comemora-se o Dia da Consciência Humana, e o significado da data está intimamente ligado à proposta da Ananda Escola e Centro de Estudos, praticada todos os dias do ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A data lembra a necessidade de resgatar valores humanos básicos e buscar praticar atitudes mais tolerantes e fraternas no dia a dia. Em um período tão conturbado como o que vivemos atualmente, esta lição deve começar cedo, o quanto antes. De preferência, no seio familiar e também na escola.

Ajude uma mãe que cuida de quatro filhos com paralisia cerebral

Meditação na escola

Nada de correria, agitação ou confusão. Barulho nos corredores e aparelhos eletrônicos, nem pensar… Há mais de duas décadas, o começo de cada aula na Ananda Escola e Centro de Estudos é um convite ao mergulho interior. No início de cada turno, o silêncio impera nas turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

De segunda à sexta-feira, os alunos da escola, localizada em Itapuã, meditam 30 minutos antes das aulas começarem. Exercícios de conectividade são conduzidos pelas educadoras desde que a escola foi fundada, tais como Reflexão, Concentração, Meditação, Percepção, Vibração, Contemplação e Exaltação, incluindo alongamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

alunos escola meditam círculo

Algumas crianças, como Larissa da Costa Mota, começaram a meditar aos 2 anos, na turma inicial da escola. “No mundo de hoje, com esta vida louca, consumismo exagerado, eu queria proporcionar mais equilíbrio para a minha filha. A escola já foi uma escolha neste sentido”, conta a mãe e professora universitária Hervânia Santana Costa que, desde a gestação da única filha, já buscava por práticas que proporcionassem o equilíbrio e paz interior.

Leia também: Voluntária leva aulas de yoga para mulheres da periferia de São Paulo e eleva autoestima

Hoje, mãe e filha meditam e sentem os efeitos positivos dos exercícios de interiorização. “Tenho o ritual de meditar, pelo menos, dez minutos por dia, logo ao acordar. Larissa medita na escola. Hoje tem 8 anos e é uma criança que tem uma forma de viver diferente, tem muitos insights, uma visão crítica do mundo. Para a idade dela, é muito consciente”.

Pioneirismo

A Ananda – Escola e Centro de Estudos é pioneira e única na prática meditativa no ambiente escolar na Bahia. Além do conteúdo curricular exigido pela Lei de Diretrizes e Bases para cada ciclo, a escola investe na educação integral do ser humano. A meditação não é uma prática isolada. Lá, os alunos têm disciplina de Autoconhecimento e Consciência. O objetivo é despertar desenvolver e expandir os aspectos físicos, psíquicos e moral para desenvolver a genialidade dos estudantes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

alunas meditam em sala de aula

Concentração e autoconhecimento

Os benefícios estão sendo constatados há mais de duas décadas. Alunos mais concentrados, focados nos estudos e com melhores condições de compreender os conteúdos expostos em sala. E, o mais importante: seres humanos mais atentos a si e ao próximo, mais pacientes e resilientes, conscientes do seu papel no mundo. “Uma mente quieta resolve problemas com facilidade, evita conflitos, é empática, promove a saúde do corpo e aproxima o indivíduo do que é real”, ressalta Luana Oliveira, coordenadora da meditação na Escola Ananda.

Ajude uma mãe que cuida de quatro filhos com paralisia cerebral

Desafios

Engana-se quem pensa que aquietar os pequenos é tarefa difícil. “Na escola, temos a prática com as crianças e vemos a facilidade que possuem de interiorizar por ainda produzirem poucos pensamentos”, acrescenta Luana, lembrando que a mediadora, que no caso é a educadora, adapta a condução considerando a fase de desenvolvimento da turma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

criança praticando meditação escolaDe olhos fechados, as crianças são conduzidas a relaxar o corpo, atentar para a respiração, observar o que pensam, o que sentem, direcionando sua imaginação com inteligência. “Temos muitos casos em que as crianças levaram a prática da meditação para casa, ensinando os pais a aquietar a mente”, acrescenta.

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

criança praticando meditação escola

criança praticando meditação escola

Para qualquer idade

O exercício de interiorização e Autoconhecimento pode ser praticado por crianças e adultos, sem restrições. A educadora especialista em Consciência dá dicas aos pais que querem iniciar o processo com  os filhos.

aluna praticando meditação escola

“Comecem dando o exemplo, promovendo um ambiente propício à interiorização, separando um lugar específico para a meditação e praticando. Durante o processo, perceberão a melhor maneira de conduzir”, aconselha Luana.

“O trabalho do despertar da Consciência não se restringe aos muros da escola. Quanto mais seres humanos mais do que humanos, menor será o caos social. A meditação é uma excelente ferramenta para atingir este objetivo”, afirma Carina Sales, diretora da Ananda – Escola e Centro de Estudos.

Por Fernanda Carvalho; Fotos: Divulgação/Ananda Escola e Centro de Estudos

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,637,823SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Série fotográfica com homens nus desafia padrões de gênero e estéticas corporais

Afinal, o que é sexy? O que é um belo corpo? O que seria pose de mulher para um ensaio sensual e o que...

Após 10 anos, menino realiza sonho de ‘ter um segundo pai’

Enfim, a família do Micael Tenório Yutaka está completa, pelo menos no papel, já que ele chama o André Pontes do Amaral de pai...

Novo app quer ajudar mulheres vítimas de violência em tempo real

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (Comesp) lançou o projeto “A Tecnologia...

Fã pergunta se existiam alunos LGBT em Hogwarts e J.K. Rowling dá resposta sensacional

Quando J.K. Rowling, autora da franquia Harry Potter, postou em seu Twitter que havia ao menos um aluno judeu em Hogwarts, os fãs aproveitaram...

Atleta com paralisia cerebral viraliza ao realizar atividades consideradas ‘impossíveis’

Que nossas limitações físicas não nos impeçam de sonhar mais alto! É esta a lição que o jogador de basquete cadeirante, Will Belfort, tem...

Instagram