Escola em Portugal dá aulas sobre emoções para crianças de 4 e 5 anos

banner reservaUma escola em Portugal incluiu no currículo das crianças de 4 e 5 anos aulas sobre emoções. No jardim-escola João de Deus, em Leiria, na região central do país, os pequenos são ensinados a ficar mais alegres.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto começou há dois anos e é uma parceria com a Associação Escola das Emoções, criada em 2014. O pequeno Valentim, de 7 anos, disse que está ali “para aprendera ficar mais legre”. As aulas também são oferecidas para alunos de até 9 anos de idade, como atividade extracurricular.

“Sinto orgulho quando sinto que vou conseguir. Às vezes fico impaciente porque o meu irmão mais novo está sempre me interrompendo e não quero ficar assim”, disse Valentim ao portal PÚBLICO.

Marcos Coelho, presidente da Associação Escola das Emoções, diz que a ideia é oferecer às crianças “ferramentas para elas se conhecerem melhor”. E acrescenta que o objetivo “não é controlar as emoções, mas sim saber identifica-las e geri-las”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No início do ano letivo, a organização aplicou um teste para saber se havia alguma melhora no comportamento dos alunos. Os resultados mostraram que as crianças já não tinham tantos medos como antes, além de terem aprendido a controlar sua agressividade.

A professora Vera Sebastião revela que essa mudança surtiu efeito nas outras aulas. Por falar nisso, além das crianças, os professores também acompanham as aulas para aprimorar sua formação. “É um projeto ajustado à ideia da vivência em conjunto. E isto é importante porque quanto melhor soubermos relacionar-nos com os outros, mas felizes seremos”, reflete Vera Sebastião.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: NUNO FERREIRA SANTOS

barra reserva

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,765,320SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher trabalha como lavadora de pratos em asilo para poder ver marido com Alzheimer durante a pandemia

Mary Daniel, 57 anos, nos mostra lindamente que quando amamos uma pessoa, somos capazes de nos reinventar completamente. Ela estava há 114 dias sem ver...

Gerente de loja vítima de racismo perdoa agressora e exalta apoio dos colegas: “somos uma família”

Que aula sobre perdão foi essa live com o Bruno Mendes, gerente de uma loja do Ponto Frio que foi alvo de racismo, em...

Polícia Rodoviária ‘escolta’ cães por acostamento para evitar atropelamento no RS

Daqueles pequenos-grandes atos que nos ajudam seguir em frente: Um fato um tanto quanto inusitado chamou a atenção de motoristas que passaram pela BR-290, no...

Publicitária larga emprego fixo para virar “Neta de Aluguel” em Uberlândia

Há pouco mais de um mês, Bruna dedica seu tempo a uma iniciativa batizada de “Neta de Aluguel”.

Site faz mapeamento de pontos de coleta para doação, descarte, reciclagem e trocas de objetos e resíduos

O grande desafio para a sustentabilidade é tangibilizá-la para o dia a dia de qualquer cidadão, a ponto de se sustentar também na vida...

Instagram