Escola mistura turmas de idades diferentes para ajudar no desenvolvimento das crianças (SP)

A troca de experiências em sala de aula é uma excelente fonte de aprendizado, que pode ser ainda mais produtiva quando há o convívio entre turmas de idades diferentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No espaço ekoa, escola de educação infantil em São Paulo, que recentemente expandiu para o ensino fundamental, as interações multietárias são diárias e ajudam muito no desenvolvimento das crianças.

Em uma brincadeira entre crianças de outras idades, por exemplo, os mais novos têm o hábito de imitar as crianças maiores. Essa ação potencializa o desenvolvimento. O inverso também acontece quando os mais velhos percebem que as crianças menores são diferentes e que, por isso, precisam respeitas algumas limitações.

Para incluir interações multietárias é importante que as escolas tenham maior flexibilidade nos espaços físicos. O ideal é que os ambientes possibilitem organizar o grupo de diferentes maneiras.

“É muito importante que as crianças tenham convivência com outras idades e trazer essa dinâmica para o projeto pedagógico da escola requer uma organização bastante específica. No espaço ekoa a concepção arquitetônica da escola já foi pensada para turmas multietárias. Mas essa interação é realizada em momentos específicos, principalmente nas horas de lazer e com muito planejamento dos educadores”, afirma Ana Paula Yazbek, Diretora Pedagógica do espaço ekoa e especialista em educação infantil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A interação não é simples, mas tem peso importante na evolução do conhecimento das crianças. As ações, quando bem planejadas favorecem e potencializam a aprendizagem de um novo conteúdo ou de uma nova habilidade.

Sobre o espaço ekoa

O espaço ekoa é uma escola que atende crianças entre 4 meses e séries iniciais do Ensino Fundamental, é reconhecido como uma escola inovadora e referência na educação infantil. O espaço físico é parte integrante do projeto pedagógico da escola e é um importante diferencial. As atividades são realizadas prioritariamente ao ar livre e as crianças podem se apropriar de todos os ambientes com segurança e responsabilidade. As turmas são multietárias e não existem salas de aulas definidas, o que estimula a cooperação entre as crianças e contribui para que elas construam relações que podem durar a vida inteira.

O espaço ekoa fica na rua Rua Antonio Mariani, n° 58, Butantã e está aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.

*Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Escola mistura turmas de idades diferentes para ajudar no desenvolvimento das crianças (SP) 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,534SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai recebe cartão de dia dos pais de filho falecido 26 anos depois

A última coisa que o Sr.  Duane Schrock esperava ver na sua caixa de correio aos 87 anos era um cartão de dia dos pais de seu filho, Duane...

Vendedor de amendoim se forma em direito em Petrópolis (RJ)

Ele conta que escolheu ser advogado para lutar contra as injustiças que vê no mundo.

Com casas de show fechadas, drag queens se apresentam em janelas de apartamento em Paris

Com a pandemia do coronavírus, casas de shows e espetáculos no mundo inteiro foram canceladas. Mas e as pessoas que vivem disso? Como a...

Veterinária cria asas protéticas para papagaio que teve as suas cortadas

A veterinária australiana Catherine Apuli trabalha na rede de clínicas The Unusual Pet Vets, especializada em animais de estimação "diferentes", como coelhos, répteis, porquinhos-da-índia,...

Faxineira do STF rotulada de analfabeta passa em 4 concursos públicos de nível federal

“Pensaram que eu era analfabeta”, diz a ex-faxineira do STF, Marinalva Luiz.

Instagram

Escola mistura turmas de idades diferentes para ajudar no desenvolvimento das crianças (SP) 3