Escola cria ‘restaurante da leitura’ para estimular alunos a ler em Maceió (AL)

Um criativo espaço de leitura foi montado para os alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola na comunidade Ponta Verde, em Maceió, capital alagoana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Visando estimular a leitura das crianças de forma lúdica, os professores criaram o “restaurante da leitura”, onde os estudantes podem “devorar livros” ou apenas degustá-los, como se tivessem saboreando deliciosos pratos.

No restaurante, temos cinco “pratos” preparados com os seguintes ingredientes: silêncio, concentração, leitura, encantamento e imaginação. As crianças adoraram a iniciativa e o resultado foi alcançado: elas passaram a ler mais, com maior frequência.

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL)
Foto: Michelle Farias/G1

A professora Giselma Torres, idealizadora do projeto, afirmou que o grande desafio é fazer com os alunos deixem as tecnologias de lado para ler.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Escola envia recado aos pais: “Não importa a pontuação. Ame-os e não os julgue”

“A tecnologia é muito boa, mas nosso desafio aqui que os alunos deixem os celulares de lado e sentem aqui na mesa para desfrutar de uma boa leitura. E o resultado está sendo muito positivo”, afirmou.

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL)
Foto: Michelle Farias/G1

O restaurante da leitura se tornou uma brincadeira mágica para a criançada. Os alunos se vestiram entre garçons e clientes, distribuindo livros como ‘degustação’ e ‘aperitivos’.

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pequena Bia, de 7 anos, foi uma das ‘clientes’ atendidas. Ela disse que a ideia da professora foi muito boa. “Eu aprendei muito mais assim. Eu leio livros pelo celular, mas essa forma de incentivar a leitura é muito boa”, disse.

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL)
Foto: Michelle Farias/G1

Já a Melissa, 7, se vestiu de garçonete e tinha uma bandeja cheia de livros para oferecer aos amigos. “É muito legal. Aqui tem muitos livros e a gente gosta bastante. Porque a gente brinca e aprende ao mesmo tempo”.

Para Léa Karla Carvalho, coordenadora pedagógica, o grande desafio é fazer os pais compreenderem que também precisam incentivar os filhos a ler.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL)
Foto: Michelle Farias/G1

“Tem pais que dão celulares e tabletes, mas esquecem de sentar e ler um livro com seus filhos. De levá-los à livraria. Tem alunos que não possuem nenhum livro em casa. Então isso é preocupante. Tem quer ser uma ação conjunta entre pais e escola. Os professores aqui sempre incentivam e fazem trabalhos diferenciados para despertar esse gosto pelos livros”, reforçou.

Leia também: Alunos constroem ecobarreira para filtrar lixo próximo da escola em Recife (PE)

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: G1

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,293,090SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa instala máquina que alimenta cachorros de rua e ainda incentiva as pessoas a reciclar

Existe uma estimativa de que em Istambul, na Turquia, exista um número estimado de 150.000 cães e gatos nas ruas. Foi então que uma...

Casal nos EUA dirige por 3 horas para guiar idoso perdido a chegar até a casa do filho

Elton Hood e Tracy Eckhardt, são de New Windsor, Illinois, nos Estados Unidos. Eles estavam em um posto de gasolina em Woodhull, cidade vizinha aonde moram, quando...

Professora conquista aluno bagunceiro com ‘pedagogia do abraço’

No lugar da bronca, um abraço carinhoso.

Fotógrafo capta imagens esplêndidas de bailarinos nas ruas de Cuba

O fotógrafo Omar Robles tem mais de 200 mil seguidores no Instagram, e esse número só tende a crescer, já que a sua nova...

Idosa com Alzheimer só reconhece marido com quem é casada há 80 anos

A dona Genésia Generina Soares, 97 anos, tem Alzheimer há 6 anos e a única pessoa que ela é capaz de reconhecer é o marido, o seu Luiz Gonzaga Araújo, com quem é casada há 80 anos.

Instagram

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL) 1