Escola cria ‘restaurante da leitura’ para estimular alunos a ler em Maceió (AL)

Um criativo espaço de leitura foi montado para os alunos do 2º ano do ensino fundamental em uma escola na comunidade Ponta Verde, em Maceió, capital alagoana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Visando estimular a leitura das crianças de forma lúdica, os professores criaram o “restaurante da leitura”, onde os estudantes podem “devorar livros” ou apenas degustá-los, como se tivessem saboreando deliciosos pratos.

No restaurante, temos cinco “pratos” preparados com os seguintes ingredientes: silêncio, concentração, leitura, encantamento e imaginação. As crianças adoraram a iniciativa e o resultado foi alcançado: elas passaram a ler mais, com maior frequência.

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL)
Foto: Michelle Farias/G1

A professora Giselma Torres, idealizadora do projeto, afirmou que o grande desafio é fazer com os alunos deixem as tecnologias de lado para ler.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Escola envia recado aos pais: “Não importa a pontuação. Ame-os e não os julgue”

“A tecnologia é muito boa, mas nosso desafio aqui que os alunos deixem os celulares de lado e sentem aqui na mesa para desfrutar de uma boa leitura. E o resultado está sendo muito positivo”, afirmou.

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL)
Foto: Michelle Farias/G1

O restaurante da leitura se tornou uma brincadeira mágica para a criançada. Os alunos se vestiram entre garçons e clientes, distribuindo livros como ‘degustação’ e ‘aperitivos’.

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pequena Bia, de 7 anos, foi uma das ‘clientes’ atendidas. Ela disse que a ideia da professora foi muito boa. “Eu aprendei muito mais assim. Eu leio livros pelo celular, mas essa forma de incentivar a leitura é muito boa”, disse.

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL)
Foto: Michelle Farias/G1

Já a Melissa, 7, se vestiu de garçonete e tinha uma bandeja cheia de livros para oferecer aos amigos. “É muito legal. Aqui tem muitos livros e a gente gosta bastante. Porque a gente brinca e aprende ao mesmo tempo”.

Para Léa Karla Carvalho, coordenadora pedagógica, o grande desafio é fazer os pais compreenderem que também precisam incentivar os filhos a ler.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Escola cria 'restaurante da leitura' para estimular alunos a ler em Maceió (AL)
Foto: Michelle Farias/G1

“Tem pais que dão celulares e tabletes, mas esquecem de sentar e ler um livro com seus filhos. De levá-los à livraria. Tem alunos que não possuem nenhum livro em casa. Então isso é preocupante. Tem quer ser uma ação conjunta entre pais e escola. Os professores aqui sempre incentivam e fazem trabalhos diferenciados para despertar esse gosto pelos livros”, reforçou.

Leia também: Alunos constroem ecobarreira para filtrar lixo próximo da escola em Recife (PE)

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: G1

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto convoca pessoas a doarem coração, ouvido ou olhos “vivos” para ações sociais em SP

A doação de órgãos é uma atitude bonita que já ajuda milhares de pessoas ao redor do mundo. Mas já pensou em doá-los enquanto você...

Magazine Luiza dobra auxílio-creche para funcionárias fora de home office

Mais uma do Magazine Luiza: a empresa comandada por Luiza Trajano anunciou que irá dobrar o valor do chamado "cheque-mãe", o auxílio-creche, para todas as...

Policial compra cadeirinhas para mamãe motorista ao invés de multá-la

Ao invés de multar a mãe das crianças, Zimmermann comprou duas cadeirinhas infantis no Walmart e surpreendeu a família mais tarde naquele dia.

Engenheiro oferece serviços de graça para vítimas das chuvas em MG

As chuvas que atingiram Minas Gerais nos últimos dez dias deixaram 45 mil pessoas desalojadas e 8,2 mil desabrigadas, segundo a Defesa Civil do...

Artista recria cenas trágicas da história em imagens cheias de cor e esperança

Se uma imagem vale mais que mil palavras, quando o retrato é trágico parece falar por pelos menos umas 5 mil. Elas tocam o fundo da...

Instagram