Escola pública do RN ganha prêmio de melhor biblioteca escolar do Brasil

Na última quarta-feira (4), o Instituto Pró-Livro (IPL) concedeu em uma cerimônia em São Paulo (SP), o prêmio de melhor biblioteca escolar do Brasil à Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, de Nova Parnamirim (RN).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A escola concorreu na categoria mais disputada, ao lado de outras 100 instituições, entre bibliotecas públicas, comunitárias e escolares, de todo o país.

O reconhecimento se deu graças ao projeto “Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola”, desenvolvido pela Biblioteca da escola municipal, que leva o nome do poeta Vinícius de Moraes.

A premiação do Instituto Pró-Livro acontece todo ano e tem como objetivo “reconhecer, valorizar e difundir projetos exitosos de fomento à leitura, promovidos por organizações da sociedade civil (OSCs), mídias, empresas da cadeia produtiva do livro e bibliotecas”.

Escola Rio Grande do Norte prêmio melhor biblioteca escolar Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando a gente percebe uma escola pública, sendo premiada num evento como este, enxergamos que realmente estamos no caminho certo”

A professora e mediadora de leitura Maria José Pinheiro conta que a biblioteca da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes é cuidada com muito zelo, para que se torne um ambiente agradável para as crianças. “É um espaço apropriado para a leitura. Nos deixa felizes, ver nossos alunos atraídos por aquele lugar, abrirem os braços e dizer que gostariam de morar lá. Nossa biblioteca tem vida e arte, pulsa literatura”, falou.

Leia também: Posto de combustíveis cria biblioteca com livros para empréstimo ou doação

Maria aproveitou também para esclarecer que no Prêmio IPL “não existem 1º, 2º e 3º lugares”.

“São escolhidos três projetos e definidos como os melhores e a biblioteca da Brigadeiro Eduardo Gomes ficou entre os vencedores”, explicou. Ela parabenizou Parnamirim, que está entre as cidades que contribuem para a formação de leitores.

Escola Rio Grande do Norte prêmio melhor biblioteca escolar Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Concorremos com bibliotecas renomadas e poderosas e ficamos entre as melhores. Apesar da nossa biblioteca ter o trabalho reconhecido, nossa cidade desenvolve um projeto fantástico em todas as bibliotecas do município. Quando a gente percebe uma escola pública, sendo premiada num evento como este, enxergamos que realmente estamos no caminho certo. É uma honra fazer parte dessa história. Viva nossa escola! Viva o projeto Rio de Leitura! Viva Parnamirim!”, disse Maria José.

Leia tambémEla criou o “Tinder dos Livros” para facilitar o acesso à leitura a pessoas negras

O projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, no qual a biblioteca da Brigadeiro Gomes está inserida, demonstra o quanto a cidade Trampolim da Vitória tem incentivado a leitura e o desenvolvimento das bibliotecas escolares no município.

Escola Rio Grande do Norte prêmio melhor biblioteca escolar Brasil

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em edições anteriores, a cidade de Parnamirim também alcançou prêmios nacionais com o projeto Rio de Leitura.

Há sete anos, o município ficou entre as dez melhores experiências escolares de promoção da leitura, no 7º Prêmio VivaLeitura pelo MEC/MinC. Dois anos depois, em 2014, garantiu o título ‘Município Leitor’, do Instituto Natura. Mais uma conquista veio em 2017, quando a cidade ficou entre os melhores do país, de acordo com o Instituto Nacional Pró-Livro (IPL).

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: Blog Flávio Marinho/Fotos: Reprodução/Blog FM

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,607SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Prefeitura de SP vai pagar salário mínimo para travestis poderem estudar

A prefeitura de São Paulo anunciará no fim do mês a criação de uma bolsa de um salário mínimo mensal (R$ 788) para que,...

Projeto cria ‘trenzinho’ para conscientizar a população sobre abandono animal

Desde junho, um projeto muito bacana vem acontecendo na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza (CE). A ONG Instituto André Araújo construiu um...

São Paulo ganha projeto inédito de logística reversa de eletroeletrônicos

Iniciativa será realizada na Subprefeitura Lapa, por meio de parceria entre agência de cooperação japonesa, Governo Federal e Prefeitura de São Paulo, representada pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb)

Bienal do Rio terá tradução em libras e visitas guiadas para deficientes visuais

Em sua XIX edição, a Bienal do Rio escreve um capítulo relevante para a história do maior festival literário do país: todas as sessões...

Fundador do Razões para Acreditar fará palestra gratuita em SP sobre como a página virou um negócio social

Se tem uma pergunta que vira e mexe aparece na caixa de perguntas do stories do Instagram ou mesmo que nos fazem pessoalmente, em...

Instagram