Conheça a escola que trocou o Dia dos Pais pelo ‘Dia do Quem Cuida de Mim’

Visando acolher todos os tipos de casais e configurações familiares, além de levantar uma discussão sobre o abandono parental, uma escola pública de São Paulo criou o ‘Dia de Quem Cuida de Mim’, em substituição ao ‘Dia dos Pais’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa busca pregar o respeito e solidariedade na comunidade de pais e professores, e evitar constrangimentos em uma data delicada para tantas pessoas.

O ‘Dia de Quem Cuida de Mim’ foi criada pela Escola Estadual Professor Alvino Bittencourt em 2015, quando o diretor, Denys Munhoz, notou a tristeza de alguns alunos que não tinham o que entregar na semana do Dia das Mães.

A ideia se destaca pela simplicidade, pois não busca realizar mudanças profundas nesta data. Os estudantes, de fato, são estimulados a celebrar e homenagear homens e mulheres que fazem parte de suas vidas.

escola trocou Dia dos Pais Dia do Quem Cuida de Mim

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A medida também reconhece todas as configurações e núcleos familiares. Ponto positivo para os cerca de 400 alunos entre 6 e 10 anos da escola.

“A iniciativa é fantástica. Tem muitos alunos que os pais têm uma rotina corrida e ficam com avós e tios. Os pais trabalham bastante e essa ideia de privilegiar quem cuida das crianças faz as crianças se sentirem acolhidas e cuidadas”, cita Eduardo Alves da Costa, pai do Allan, do 5º ano na unidade, ao portal do governo de São Paulo.

Leia também:

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o abandono parental está crescendo em nosso país. Existem hoje pelo menos 1 milhão de mães solteiras espalhadas.

O governo paulista afirma que 750 mil pessoas de 0 a 30 anos não contam com o nome do pai no registro de nascimento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

escola trocou Dia dos Pais Dia do Quem Cuida de Mim

O Estatuto das Famílias (PLS 470/2013) prevê punições para o abandono parental e o afetivo. A ideia é estabelecer relações saudáveis entre pais e filhos. “Para o Direito, o afeto não se traduz apenas como um sentimento, mas principalmente como dever de cuidado, atenção, educação, entre outros”, declarou ao Senado Notícias a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), uma das criadoras do projeto.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Hypeness

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Dono de cafeteria nos EUA distribui café e 6 mil casacos a pessoas em situação de rua

Um bom café pode esquentar qualquer um, mas o dono de uma cafeteria nos Estados Unidos levou essa máxima a um outro patamar. Peter...

Por dentro do melhor jardim de infância que você já viu

Nesta encantadora palestra, passeamos com ele por um projeto que realmente permite que as crianças sejam crianças.

[VÍDEO] Garotinho com síndrome de Down conhece sua irmã recém-nascida e não consegue parar de sorrir

Um vídeo está circulando essa semana pelas redes mostrando a reação super fofa de um garotinho de 1 ano, portador de Síndrome de Down,...

Marta irá construir abrigo para animais abandonados na sua cidade natal

"A gente está fazendo aos pouquinhos, mas com fé em Deus a gente vai acabar em breve."

Após ataques racistas, menino que ama livros ganha reforma de casa e bolsa de estudos

Eu amo uma reviravolta dessas, bicho! Tá acontecendo muita coisa boa na vida do menino Adriel, que sofreu ataques racistas desprezíveis na semana passada. Adriel,...

Instagram

Conheça a escola que trocou o Dia dos Pais pelo 'Dia do Quem Cuida de Mim' 2