Conheça a escola que trocou o Dia dos Pais pelo ‘Dia do Quem Cuida de Mim’

Visando acolher todos os tipos de casais e configurações familiares, além de levantar uma discussão sobre o abandono parental, uma escola pública de São Paulo criou o ‘Dia de Quem Cuida de Mim’, em substituição ao ‘Dia dos Pais’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa busca pregar o respeito e solidariedade na comunidade de pais e professores, e evitar constrangimentos em uma data delicada para tantas pessoas.

O ‘Dia de Quem Cuida de Mim’ foi criada pela Escola Estadual Professor Alvino Bittencourt em 2015, quando o diretor, Denys Munhoz, notou a tristeza de alguns alunos que não tinham o que entregar na semana do Dia das Mães.

A ideia se destaca pela simplicidade, pois não busca realizar mudanças profundas nesta data. Os estudantes, de fato, são estimulados a celebrar e homenagear homens e mulheres que fazem parte de suas vidas.

escola trocou Dia dos Pais Dia do Quem Cuida de Mim

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A medida também reconhece todas as configurações e núcleos familiares. Ponto positivo para os cerca de 400 alunos entre 6 e 10 anos da escola.

“A iniciativa é fantástica. Tem muitos alunos que os pais têm uma rotina corrida e ficam com avós e tios. Os pais trabalham bastante e essa ideia de privilegiar quem cuida das crianças faz as crianças se sentirem acolhidas e cuidadas”, cita Eduardo Alves da Costa, pai do Allan, do 5º ano na unidade, ao portal do governo de São Paulo.

Leia também:

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o abandono parental está crescendo em nosso país. Existem hoje pelo menos 1 milhão de mães solteiras espalhadas.

O governo paulista afirma que 750 mil pessoas de 0 a 30 anos não contam com o nome do pai no registro de nascimento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

escola trocou Dia dos Pais Dia do Quem Cuida de Mim

O Estatuto das Famílias (PLS 470/2013) prevê punições para o abandono parental e o afetivo. A ideia é estabelecer relações saudáveis entre pais e filhos. “Para o Direito, o afeto não se traduz apenas como um sentimento, mas principalmente como dever de cuidado, atenção, educação, entre outros”, declarou ao Senado Notícias a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), uma das criadoras do projeto.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Hypeness

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,857,801SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Por causa de uma mensagem errada jovem transforma vida de criança de 4 anos

A vida sempre nos surpreende, não é mesmo?  Nos Estados Unidos, uma jovem mandou uma mensagem para o número errado, mas o que aconteceria...

Dinamarca será o primeiro país do mundo 100% orgânico até 2020

A Dinamarca caminha a passos largos para se tornar o primeiro país do mundo 100% orgânico. O país nórdico está trabalhando forte para substituir os...

Casal com debilidades cuidam um do outro

Ahmad e Fatima, são um casal jovem que, embora Ahmad não tenha braços e Fatima não tenha pernas, cuidam um do outro com muito...

Estádio abrigará moradores de rua em Porto Alegre (RS)

O Estádio Beira-Rio e o Gigantinho, em Porto Alegre (RS), serão abertos para moradores de rua a partir desta sexta-feira (5) por conta do...

Aos 72 anos e após vencer um câncer, idosa é aprovada em 2º lugar no vestibular de federal

Aos 72 anos e após vencer um câncer, a dona Edicleia de Arruda Zanini foi aprovada em 2º lugar no vestibular da faculdade de...

Instagram