Crianças aprendendo e se desenvolvendo pelo fazer e pela arte. A partir da pedagogia Waldorf, com aulas de artesanato, culinária, jardinagem, pintura, música, horticultura e até Libras (Língua Brasileira de Sinais). E o melhor: em contato direto com os animais e a natureza.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
É como a terapeuta holística e professora de História e Educação Infantil, Bárbara Barbosa, descreve o Jardim Campo das Tulipas. A escola, na zona rural de Surubim, Pernambuco, deve começar a funcionar em fevereiro.
Nasce inspirada na pedagogia Waldorf e sua educação holística, integrando o desenvolvimento intelectual, artístico, físico e espiritual. Bárbara trabalhou dois anos e meio no chamado ensino tradicional: foi auxiliar, estagiária e professora.
Leia Mais
Nas palavras dela, uma experiência dolorosa, “quase todos os dias eu chorava, a educação tradicional não está preocupada com a formação integral da criança, as famílias geralmente são desestruturadas, e as crianças ficam imergidas em um ambiente frio e sem calor”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Bárbara conheceu a pedagogia Waldorf há quatro anos e foi quando percebeu que existia uma alternativa ao ensino que “obriga crianças na primeira infância a ficarem sentadas durante 4 horas com intervalo de 15 minutos”. Dois anos atrás, descobriu em Recife escolas que praticam a pedagogia Waldorf, baseada na filosofia da educação do filósofo austríaco Rudolf Steiner, e decidiu levar a proposta para Surubim, sua cidade natal.
“Infelizmente, a educação tradicional segrega, oprime, tanto alunos quanto professores. A pedagogia Waldorf é holística e tem um olhar verdadeiramente transformador para cada ser humano. Acolhe a família, seus sonhos e aspirações, ela quer que cada ser humano desperte, floresça e dê o seu melhor ao mundo”, afirma Bárbara.
Junto com Bárbara no projeto estão uma prima, uma psicopedagoga com experiência em uma associação comunitária Waldorf em São Paulo e outra professora que se sentiu frustrada atuando no sistema tradicional de ensino, especializada em Educação Especial.
Leia também: Estudantes fazem festa surpresa em homenagem ao zelador da escola
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para a inauguração e funcionamento do Jardim Campo das Tulipas, estão sendo realizados bazares, venda de bolo, pavês, docinhos e camisetas da escola e uma vakinha online. “Como a escola é comunitária, os aluguéis e todas as outras despesas serão pagas através de doações. Agradecemos imensamente todas as pessoas que estão se mobilizando para nos ajudar na concretização desse projeto.”
Visualizar esta foto no Instagram.
A escola vai atender crianças carentes, de 2 a 6 anos, divididas em três turmas (luz, borboleta e estrela): “Sentimos uma grande lacuna na nossa cidade no que se refere a famílias carentes. Pensamos em oportunizar uma educação humanizada e transformadora para pessoas que não têm esperança de conseguir”.
Bárbara acrescenta: “Gostaremos imensamente de habilitar pais a exercerem ofícios e desempenharem formas de obterem sustento, auxiliando a sua família e a escola”.
Quer saber mais sobre o Jardim Campo das Tulipas ou contribuir com a escola? É muito fácil: siga o projeto no Instagram e no Facebook.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos de capa: Reprodução/Instagram @jardimcampodastulipas
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.