Escolas do RJ tiram mais de 11 mil toneladas de gordura da merenda escolar

Alimentos como salsicha, batata frita e refrigerantes foram retirados da alimentação de mais de 30 mil crianças de escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio. As guloseimas foram substituídas por mais verduras, legumes e frutas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A mudança do cardápio das escolas é resultado do projeto “Alimentação Saudável Escola”, que foi implementado pela primeira vez no ano passado em 91 colégios públicos de ensino municipais das cidades de Três Rios, Paraíba do Sul, Itaperuna, Pinheiral e Trajano de Moraes.

Os resultados da mudança são bastante positivos. Houve uma redução de mais de 11 toneladas de alimentos processados e embutidos, ricos em gordura, sal e açúcar, enquanto mais de 18 mil toneladas de produtos orgânicos integraram os cardápios das escolas.

Copia-de-Imagem-2194

Isso só foi possível porque as prefeituras dessas cidades se comprometeram a aumentar as compras da agricultura familiar, e que as escolas criassem hortas para serem cultivadas pelos próprios alunos e professores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Criar hortas nas escolas foi uma parte muito importante desse projeto, porque levou às crianças a origem dos alimentos”, disse a secretária de educação de Três Rios, Carla Monnerat, ao site O GLOBO. “Apesar de não ser fácil mexer com o paladar e os hábitos das crianças, elas aceitaram muito bem a mudança dos cardápios. Demos especial atenção às creches, onde, por conta do horário integral, os alunos fazem cinco refeições por dia.”

Também houve uma preocupação com a capacitação das merendeiras. Todas elas receberam um curso sobre nutrição, certificado pelo Ministério da Educação. O curso recebeu patrocínio do Sistema FIRJAN, que, ao lado do Planeta Orgânico e o Sebrae, apoia a iniciativa.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,096,298FãsCurtir
2,698,520SeguidoresSeguir
22,639SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Luxemburgo será o primeiro país do mundo com transporte público gratuito

Luxemburgo está prestes a se tornar o primeiro país do mundo a tornar gratuito todo o seu sistema de transporte público. As passagens de trens,...

Homem em situação de rua ganha festa de aniversário surpresa de funcionários de hospital em RR

Aos 30 anos, Alex Pantoja se surpreendeu com festa: 'o importante é que as pessoas entendam que nem todo mundo de rua é desonesto ou ladrão'.

Campanha alerta população sobre o mieloma múltiplo: câncer sanguíneo

O mieloma múltiplo é um dos tipos de câncer de sangue mais comuns no mundo.

Papa visita, de surpresa, UTI neonatal na Itália e conforta pais de bebês internados

Já falamos diversas vezes sobre o Papa Francisco e de toda a humanidade que ele traz aonde quer que vá - relembre aqui. Recentemente, Papa...

ONG faz história ao começar limpeza da “Grande Ilha de Lixo do Pacífico”

A comunidade científica estima que mais de um trilhão de detritos compõem a Grande Ilha de Lixo do Pacífico. Esse número vem aumentando exponencialmente desde a década de 1980.

Instagram

Escolas do RJ tiram mais de 11 mil toneladas de gordura da merenda escolar 2