O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adora polemizar e destilar todo o seu preconceito em medidas do governo, principalmente contra imigrantes.
Embora a situação seja preocupante, uma parcela da população abre uma porta de esperança e solidariedade. Em carta enviada aos pais por meio do Departamento de Educação, as escolas públicas de Nova York avisam que vão continuar acolhendo imigrantes, mesmo em situação ilegal, na luta contra o decreto da presidência que quer expulsar os mesmos do país.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O documento, escrito em vários idiomas como espanhol, russo, árabe e mandarim, afirma que não permitirá o acesso a dados ou a entrada de agentes de imigração dentro do ambiente escolar. “Se você ou sua família chegaram há cem anos ou há cem dias —vocês são nova-iorquinos— e nós estamos com vocês“, informa a carta, num ato de generosidade em meio ao medo que domina boa parcela do Estados Unidos, país formado por imigrantes ao longo de toda a sua existência. Nova York é formada por diversidade, tem a maior rede de ensino do país, onde 40% dos alunos são de origem hispânica.
Muitos pais têm procurado as instituições de ensino em busca de ajuda e informação sobre o tema. A carta também continha um anexo com perguntas e respostas sobre a imigração no país, como há também no site do Departamento de Educação. Algumas delas, como a P.S. 145, no Upper West Side, estão organizando workshops para que todos consigam lidar com a situação e saibam seus direitos.
Leia Mais
O prefeito da cidade, Bill de Blasio, sempre se revelou como opositor do governo atual e já afirmou que vai continuar a proteger os cerca de meio milhão de imigrantes ilegais que vivem em Nova York. Entre os decretos, por enquanto Trump conseguiu implementar o veto de acesso de sete países por 90 dias, entre eles, de refugiados sírios. Ainda assim, a medida nova iorquina é um símbolo de resistência. A educação é a base de tudo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também:
Caixa de supermercado alegra o dia de garoto com paralisia cerebral
Cada parte desse vilarejo na Polônia é pintado com flores de todas as cores
Estudantes se unem para reformar casa de aposentada em Porto Velho (RO)
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fotos via NYC Schools
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.