Início SOCIAL Cidadania Escoteiros ajudam na adaptação de jovens refugiados na Irlanda

Escoteiros ajudam na adaptação de jovens refugiados na Irlanda

O Scouting Ireland é um programa de escoteiros que está ajudando na integração social de 20 adolescentes refugiados que chegaram na Irlanda sem a companhia dos pais.

Os adolescentes participaram de um acampamento nas montanhas da capital Dublin, onde eles puderam conhecer adolescentes irlandeses e participar de atividades recreativas.

Apesar das barreiras linguísticas e culturais, eles viram que tinham muito mais coisas em comum do que pensavam. “Estávamos conversando sobre UFC e Conor McGregor mais cedo”, diz o adolescente Liam, de 17 anos.

Os adolescentes são de países como Afeganistão, Paquistão e Síria. Hoje, eles vivem em alojamentos temporários até encontrarem famílias que possam acolhê-los no conforto do seu lar.

“Não há nada de tecnologia aqui: é acampar, sair e aprender juntos”, diz John Lawlor, chefe-executivo da Scouting Irlanda.

No processo, apesar das barreiras culturais e de idioma, os adolescentes percebem que tem muita mais coisas em comum do que eles imaginavam.

O modelo de integração é simples e poderia ser adotado por outros países, incluindo o Brasil. A experiência foi enriquecedora para ambos os lados, não custa nada tentar!

Leia também: Estudante recicla coletes salva-vidas abandonados na praia para criar mochilas para refugiados

Com informações do THE IRISH TIMES

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,579FãsCurtir
1,684,969SeguidoresSeguir
8,271SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Jovem abre espetinho e amigos aparecem para ‘dar uma força’ em Curitiba (PR)

No início deste mês, o usuário @Chrystofer_99 comentou no seu Twitter que planejava abrir um espetinho. A ideia era fazer um 'teste' com sua família,...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Cansado de notícias ruins, ilustrei 36 das melhores notícias de 2019

É a mesma coisa: entra ano, sai ano: em dezembro começam as publicações nas redes sociais dizendo que o ano foi terrível, que só...

Instagram