Essa pré-escola no Japão transforma tudo em brincadeira

Era uma escola muito engraçada, sem paredes, com teto transparente para que as crianças possam ver seus colegas, toda circular e móveis feitos para a criançada brincar.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A pré-escola Fuji, no Japão, quer ser a mais legal do mundo e está indo bem!
Segundo o arquiteto Takaharu Tezuka, a obra foi pensada de forma que tudo pudesse virar brincadeira. “Tivemos que construir as salas em volta das árvores que já estavam lá. Não foi fácil, porque não poderíamos cortar as raízes. Colocamos redes de segurança em volta das árvores, que se tornaram parte da brincadeira das crianças”, disse. “Eu pensei que a árvore deveria ser mais importante do que o edifício”.
As crianças são incentivadas a subir em árvores, para que elas conheçam os seus próprios limites.
Leia Mais
Além disso, a mobília é basicamente composta por 600 caixas feitas de uma madeira muito leve para evitar que as crianças se machuquem e todos os meses professores e alunos reorganizam a sala de aula.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A inspiração de Tezuka veio dos próprios filhos. Assim, ele idealizou um espaço que se tornasse “parte do corpo” das crianças. “O objetivo era que a escola se tornasse um grande playground, com árvores que crescem junto às salas de aula e prontas para serem exploradas a qualquer momento.
As telhas das salas são transparentes, assim, além de utilizar a luz natural para iluminar o ambiente, torna possível que as crianças olhem através dela e elas, curiosas, adoram fazer isso.
Outra curiosidade é que, pela falta de paredes, há bastante barulho, porém, para os idealizadores, isso é muito importante. “Quando você coloca as crianças em uma caixa de silêncio, alguns deles podem ficar muito nervosos”, explica Tezuka.
Fonte: Uol
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.