Estas obras Olímpicas foram desenhadas para tornarem-se escolas após os Jogos

Após as Olimpíadas de 2004 em Atenas, os locais construídos para os Jogos ficaram abandonados por mais de uma década. Agora, eles estão parcialmente em uso como moradia para refugiados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas, diferente do que muita gente imagina, o Rio se planejou para fazer as coisas de forma diferente. Em um plano bastante ousado chamado de “arquitetura nômade”, alguns dos locais modulares podem ser desmontados e reconstruídos como escolas e centros comunitários.

A inspiração veio dos edifícios dos Jogos Olímpicos de Londres, que foram concebidos para serem retirados após o uso, mas eles queriam ir mais longe.

A Arena do Futuro será desmontada após os Jogos Olímpicos e reconstruída em quatro escolas primárias, cada uma para 500 alunos. A fachada do prédio vai se transformar em toldos e telas de chuva para as escolas.

No centro de transmissão internacional, estruturas de aço em torno do edifício atualmente recebem geradores e aparelhos de ar condicionado para 20 mil jornalistas. Quando eles saírem, o quadro pode ser reaproveitado como a base de uma nova escola secundária. “Esse é um movimento simples de tomar uma estrutura que não é necessária no futuro e transformá-la em um novo local, dando-lhe uma nova vida”, diz Bill Hanway, global sports leader da AECOM.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No Centro Aquático, as piscinas temporárias foram projetados para serem facilmente desmontadas e reutilizadas. Partes de outros edifícios, como os 18 mil assentos no interior do Centro Olímpico de Tênis, serão reutilizadas em outros lugares.

“Ninguém quer deixar elefantes brancos”, diz Hanway. “Se você olhar para trás em algumas das outras instalações, por que Atenas precisa de um estádio de beisebol após os Jogos Olímpicos?”

Alguns dos edifícios já existiam no Rio, ajudando a evitar novas construções. “Nós só fizemos uma nova construção”, diz Hanway. “Todo o resto já existia ou é temporário.”

3062615-inline-10-these-olympic-venues-are-designed-to-transform-into-schools

3062615-inline-11-these-olympic-venues-are-designed-to-transform-into-schools

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3062615-inline-12-these-olympic-venues-are-designed-to-transform-into-schools

3062615-slide-7-these-olympic-venues-are-designed-to-transform-into-schools 3062615-slide-8-these-olympic-venues-are-designed-to-transform-into-schools 3062615-slide-14-these-olympic-venues-are-designed-to-transform-into-schools 3062615-slide-15-these-olympic-venues-are-designed-to-transform-into-schools 3062615-slide-16-these-olympic-venues-are-designed-to-transform-into-schools

[UPDATE]

Recentemente, foi divulgado um vídeo mostrando todas as construções que ficarão de legado para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Fast Coexist

Acompanhe a nossa cobertura da Rio 2016 aqui.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,286,141SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Com vaquinha, menino que faz crochê para ajudar mãe com paralisia realizará sonho da casa própria

Arrecada mais de R$50 mil vaquinha para ajudar o André, que faz e vende crochês para cuidar da mãe.

Diante da ameaça de boicote de campanha d’O Boticário, a marca dá a melhor resposta

Quem acompanha o Razões, deve ter visto que publicamos semana passada o vídeo sensacional de O Boticário sobre o Dia dos Namorados, na campanha,...

Jornalista provoca candidata no Peru com pergunta em francês e recebe resposta em quechua

Quem fala o que quer, ouve o que não quer! Durante  entrevista à emissora Fuente Latina, o jornalista e advogado Aldo Mariátegui, conhecido por sua posição de...

Empresa japonesa compartilha escritórios com 9 gatos para diminuir estresse

Os gatinhos estão com tudo no Japão. Dessa vez, uma empresa especializada em soluções para internet, que fica no distrito de Shinjuku, Tóquio, a...

Sandra Annenberg emociona a todos (de novo!) na despedida do Jornal Hoje

Emocionada, a jornalista Sandra Annenberg se despede da bancada do Jornal Hoje que comandou durante 16 anos. Ela passa a apresentar o Globo Repórter ao lado de Gloria Maria.

Instagram

Estas obras Olímpicas foram desenhadas para tornarem-se escolas após os Jogos 2