Estas são as nações que mais fazem o bem para o resto do mundo

Há um monte de rankings nacionais lá fora nos dias de hoje. Crescimento econômico, governança, liberdade, felicidade, se existe uma métrica é medido. O que é diferente sobre o índice de bom país é que ele não parece envolver condições ou desempenho dentro de um país, mas o efeito deste no mundo fora dele. É um ranking de “o que eles contribuem para o globo, e o levaram embora,” de acordo com Simon Anholt, o pesquisador que desenvolveu o índice.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Demos a cada país um balanço para mostrar em um piscar de olhos se é um credor líquido para a humanidade, um fardo para o planeta, ou algo no meio,” ele diz em uma introdução.

O ranking é baseado em sete categorias, tais como educação, guerra e paz e usa 35 conjuntos de dados para medi-los. Os dados são principalmente de 2010 e vem de fontes como as Nações Unidas e outras agências internacionais.

O resultado? Irlanda, Finlândia e Suíça fazem o máximo para o mundo. Líbia, Vietnã e Iraque fazem o mínimo. O Brasil cai em algum lugar no meio. Está no 49º lugar, imprensado entre Namibia e Jordânia.

1-bandeira-irlanda 2-bandeira-Finlandia 3-bandeira-suiça

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso é justo?

Alguns dos resultados vão chocar as pessoas. Por exemplo, os EUA classifica-se em 26 para ciência e tecnologia global (mesmo que provavelmente é o país mais avançado do mundo a este respeito). Isso é porque, embora ele produza o maior número de estudantes internacionais, prêmios Nobel e patentes, os dados são normalizados para o PIB. Saída mais econômica, em outras palavras, produz um ranking mais baixo.

Um ranking tão universal quanto esse é sempre suscetível a vomitar algo esquisito. Isso não o torna assim tão mau. Na verdade, é uma ideia bastante boa e uma saudável partida desde a obsessão com PIB (que inclui absolutamente tudo que um país produz, incluindo todas as coisas desagradáveis, socialmente inúteis). Se você deixar de lado as anomalias, é uma maneira muito gostosa de olhar o mundo.

Texto adaptado do site Fast Company.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,644,123SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cinco anos depois, pacientes recuperados regravam vídeo para estimular doação de medula óssea

O vídeo mostrar como a doação de sangue e medula óssea pode fazer a diferença no tratamento de quem está lutando contra a leucemia.

Vídeo de bebê que solta gargalhada quando o pai tenta cortar sua unha viraliza na internet

A adorável Marcelinha, de São Paulo, solta uma gargalhada toda vez que o pai dela tenta cortar a pontinha da unha do seu dedo....

Idoso de 105 anos que trabalha como catador para sustentar a casa comove web e ganha vaquinha

O seu Eduardo é um grande exemplo para todos nós! Todos os dias, ele sai de casa com a sua carroça para trabalhar coletando...

Fotos históricas mostram que já existia terapia com animais em 1956

Ah, os animais! Nos ensinando muito desde muito tempo! Francis Miller, fotógrafo da revista americana LIFE, visitou em 1956, o University Hospital em Ann Arbor,...

Menino autista recebe carta comovente da escola após reprovar nos exames

Ben é um garoto de 11 anos que foi diagnosticado com autismo aos 5. Infelizmente, ele reprovou nos exames da escola que avaliam habilidades em...

Instagram