“Este é o meu legado”: sozinho, homem plantou 19 mil árvores em SP

Morador da Zona Leste de São Paulo, Hélio Santos, 64 anos, plantou, sozinho, 19 mil árvores no bairro onde vive há 50 anos, para proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os cidadãos. Ele se autointitula “O plantador de árvores” e não é para menos:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eles vão destruir 500 árvores e eu vou plantar mais 500. Eles vão cansar de destruí-las, mas eu não vou parar de plantá-las”, disse Santos ao portal Pensamento Verde.

O plantio começou 12 anos atrás, numa área pública do bairro da Penha, na Zona Leste da capital paulista, às margens do córrego Tiquatira. Sem a ajuda de ninguém, Santos plantou diversas mudas de árvores, entre elas, 150 espécies nativas da Mata Atlântica. A cada árvore plantada, uma é frutífera.

“Esse espaço era terra de ninguém, as pessoas faziam o que queriam aqui. E se um espaço público também é meu, eu vou fazer alguma coisa, mas vou fazê-la para o bem coletivo. Aí pensei e executei. Agora o meu objetivo é transformar esta área em uma extensão da Mata Atlântica”, disse.

Mas não foi fácil, Santos precisou enfrentar a resistência de parte da população, que destruiu muitas das mudas plantadas. “Na primeira tentativa, eu plantei 200 mudas. Destruíram todas. Na segunda, plantei 400. Voltaram a destruir. Na terceira, plantei logo 5 mil”, contou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2007, com mais de 5 mil mudas plantadas e cuidadas pelo empresário, o local passou a ser cada vez mais frequentado, muito por conta da proximidade com a Unidade Básica de Saúde da região. O número de visitas saltou de 200 para 2.500, chamando a atenção do poder público. “Aos poucos, foram aparecendo algumas benfeitorias no espaço, como segurança e banheiros públicos.”

Os esforços de Santos deram origem ao Parque Linear Tiquatira, o primeiro da capital focado na preservação ambiental ao longo de extensões de água, daí o “linear”.

Daqui a 30 anos, Santos espera ter plantado 50 mil árvores, todas nativas da Mata Atlântica. Disposição não falta: “Eu vou plantar árvores até não poder mais. Vou viver até os 87 anos, já fiz um pacto com Deus”, brincou. “Imagine um Jequitibá plantado aqui. Daqui a mil anos ele ainda estará aqui. O homem só precisa deixar”, completou. Alguém duvida?

parque-tiquatira

parque-tiquatira3

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Parque

Fotos: Divulgação

via [Pensamento Verde]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Gêmeas celebram 100 anos com ensaio apaixonante e cheio de vida em Ibiraçu

As irmãs gêmeas Maria e Paulina completam 100 anos no próximo dia 24.

Homem salva família presa em prédio sob chamas: ‘Agradeço por estar lá’

"Minha mãe correu e me disse: 'Tem gente lá, a casa deles está pegando fogo, precisam de ajuda'", disse Justin.

Hospital nos EUA permite presença de cão durante cirurgia de menina de sete anos

Kaelyn Krawczyk, de apenas sete anos, é portadora de mastocitose, uma doença cujos portadores costumam apresentar sintomas como urticária, inchaço, náuseas e falta de...

Após se revelar trans, filho é surpreendido por pai que abandona vício para apoiá-lo

Existe um antes e outro depois na vida do pai de Zayan Alexandre. Jairo largou a bebida no dia que o filho assumiu ser...

Com covid-19, mãe fica em estado grave e filha faz promessa para curá-la, doando todo seu cabelo após recuperação

A nutricionista Luciana Almeida, de 43 anos, fez uma promessa quando descobriu que sua mãe, Maria Aparecida de Resende, de 65 anos, testou positivo...

Instagram