Estilista quebra paradigmas e ensina crochê em penitenciária

Gustavo Silvestre é estilista e há 2 anos c0meçou a fazer trabalho voluntário, na penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP). Lá, ele ensina crochê, rompendo todas as barreiras do preconceito.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele diz que trabalhou com moda convencional por mais de 10 anos, mas chegou um momento em que começou a se questionar sobre o sistema de produção do mercado da moda e desde então, passou a fazer um verdadeiro resgate das tradições familiares, quando começou a aprender crochê, coisa que começou com a sua bisavó, que ele não chegou a conhecer.

Então ele começou a pesquisar sobre o slow fashion e a técnica do crochê e teve a brilhante ideia de montar um curso de crochê. Conversando com Lica Isak, uma das proprietárias do Novelaria, que é uma loja que oferece diversas oficinas de artes manuais, surgiu a ideia de montar um curso em uma penitenciária e assim surgiu o Projeto Ponto Firme e através dele, a cada 12 horas de curso, os detentos ganham uma remissão de um dia de pena.

Ele diz que mais de 150 detentos já fizeram o curso com ele e que suas aulas costumam ser livres, já que as pessoas que vivem em uma penitenciária já precisam obedecer regras o dia todo. Os participantes recebem o material completo para poderem fazer o curso e até mesmo certificado! E ele afirma que, no fim das contas, quem mais aprende é ele: “Eu digo que eu não ensino nada. Eu vou lá para aprender. Estou há dois anos aprendendo nesse curso. Estou ali como uma ferramenta, como um meio. O que eles me ensinam ali todos os dias que é o grande aprendizado”!

Estilista quebra paradigmas e ensina crochê em penitenciária 1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estilista quebra paradigmas e ensina crochê em penitenciária 2

Com informações de Catraca Livre

Fotos: Danilo Sorrino

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,293,090SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Engenheiro cria robô que evita vazamento de trilhões de litros de água

O engenheiro chinês criou um robô que detecta fraturas em tubulações pela força de sucção dos vazamentos.

Morador de rua dá seu único cobertor para o amigo cachorrinho que passava frio

Uma cena comovente, e um pouco desesperadora, ao mesmo tempo, mostra todo o amor de um morador de rua pelo seu cachorrinho. Em um desses...

Shoppings de SP devem ter fraldários também em banheiro masculino

A lei está em vigor desde o dia 28 de julho. Quem descumprir a norma poderá pagar uma multa de R$ 10 mil.

Descuido de médico com nome social de mulher trans vira linda lição de empatia

O médico pergunta se ela já melhorou da dor e Yasmin diz: “Eu to melhor é da minha dignidade, doutor. Eu fui muito bem tratada, mas achei o olhar do senhor triste. E dizem que os olhos são o espelho da alma. Posso dar um abraço no senhor?”

Empreendedor gaúcho desenvolve máquina que serve medicações na hora marcada

O empreendedor brasileiro Rafael Eduardo Torres desenvolveu o dispensador eletrônico de remédios sólidos, em outras palavras, um dispositivo capaz de servir doses programadas de comprimidos para...

Instagram

Estilista quebra paradigmas e ensina crochê em penitenciária 4