Estilistas do Capão Redondo desfilam coleções na Oscar Freire

Clique e ouça:

A busca por novos talentos da moda em uma das comunidades mais populosas e carentes – de serviços básicos – de São Paulo foi o que inspirou a jornalista Nádia de Mello a criar o projeto Descobertas do Capão em parceria com a designer de moda Bruna Castro no Capão Redondo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A comunidade do Capão Redondo tem um potencial criativo que o mundo precisa conhecer. Para isso, é necessário criar plataformas – no sentido de projetar as criações dos moradores locais –, como tem feito Nádia e Bruna desde setembro de 2017, quando surgiu o Descobertas.

No meio do caminho, algumas pessoas saíram do projeto, “porque arrumaram emprego. E a pessoa precisa. Por mais que ela queira continuar, tem contas para pagar”. Outras desistiram por questões de saúde. De toda a turma que começou o projeto, restaram apenas duas alunas, Ana Carolina Santos Barcelos, 22 anos, e Karen Marques, 21 anos.

idealizadoras projeto descobertas do capão
A designer de moda Bruna Castro e a jornalista Nádia de Mello, idealizadora do Descobertas do Capão

Elas já eram costureiras antes do projeto começar. E a ideia do Descobertas é justamente transformar essas profissionais em estilistas. “Quando essas pessoas vão trabalhar com a moda é tudo muito voltado para a costura. E isso começou a surgir um incômodo muito grande. Por que todo mundo na comunidade só pode ser a costureira?”, questiona Nádia. “Não desvalorizamos a profissão. Mas, por que na periferia ela não pode ser etilista?”, reforça Bruna.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As jovens estilistas dão vida aos seus looks com uma técnica chamada Upcycling, que consiste em aproveitar peças fora de uso para criar novas peças – totalmente sustentável. Mais do que só revelar novos talentos, o projeto tem a premissa de fazer com que as peças produzidas por essas mulheres sejam valorizadas financeiramente e vendidas a preços alinhados com os conceitos aplicados em sua criação, explica a jornalista Nádia e a designer de moda Bruna.

Sobre a identidade dos looks das duas estilistas, Ana Carolina busca referências na cultura japonesa e coreana – desde a adolescência, a carioca da Baixada Fluminense é apaixonada pela moda oriental –, enquanto Karen explora a sensualidade da mulher, de uma maneira inteiramente nova, sem clichês.

estilistas projeto descobertas do capão
Ana Carolina e Karen Marques, estilistas reveladas pelo Descoberta do Capão

“Desde muito nova já gostava de moda japonesa e coreana. E aos 13 anos comecei a me personalizar de Lolita. Uma moda bastante seguida por mulheres adultas e crianças, que traz uma visão inocente das mulheres. Elas se vestem como bonecas de porcelana. E tem uma série de regras. Era muito difícil encontrar costureiras que fizessem as peças com perfeição. Por isso, decidi costurar“, relembra Ana Carolina.

“Eu pretendo mostrar que a mulher pode ser sensual e não precisa se vulgarizar para isso. Minha relação com o tema proposto é um tanto quanto pessoal. E minha inspiração consiste na percepção que tenho de que a cada dez mulheres, nove tem baixa autoestima e apenas uma é confiante. As mulheres acreditam que se colocam uma roupa mais curta, justa, decotada que seja, estará bonita e seja desejada. A ideia é mostrar que não precisa desses artifícios para ser linda, bonita, desejada, sensual. Enfim, a ideia é mostrar que cada mulher é bonita a sua maneira“, afirma Karen.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após meses de trabalho, a dupla pôde apresentar suas coleções (Visual Kei, de Ana Carolina, e Sensualize, de Karen Mendes) em um desfile na Unibes Cultural, instituição localizada na Rua Oscar Freire, endereço tradicional da moda na capital paulista, no domingo (6).

O desfile foi aberto ao público e contou com a participação de modelos do Periferia Inventando Moda, projeto social criado em 2014, na comunidade de Paraisópolis, pelo estilista Alex Santos.

Veja o resultado:

desfile estilistas do capão redondo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

desfile estilistas do capão redondo

desfile estilistas do capão redondo

desfile estilistas do capão redondo

Fotos: Reprodução/Caetana Filmes

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,078,209FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,712SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Vaquinha para motoboy humilhado bate mais de R$100 mil em menos de 24h

Todo mundo acordou ontem precisando engolir a seco a história do Matheus Pires, de Valinho (SP). Vivemos em um país onde ainda há muita indiferença...

Homem raspa cabelo da namorada com alopecia, depois o seu também e ela não aguenta a emoção

Quando a gente escuta que amar não tem limites, a gente fala de gestos como o de Damien! Ele namora Eva Barilaro e, recentemente, os...

Holanda bate recorde e é o primeiro país sem nenhum cão de rua abandonado

O governo holandês deu uma notícia inspiradora para todo o mundo. O país é o único a não ter cães de rua abandonados. Isso é...

Instagram

Estilistas do Capão Redondo desfilam coleções na Oscar Freire 13