Da economia de recursos à geração de renda para mulheres: conhecemos as estratégias de sustentabilidade da Fiat em Betim (MG)

Fomos convidados pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para conhecer de pertinho as estratégias de sustentabilidade implementadas na fábrica da montadora, em Betim (MG), e fora do complexo de galpões a perder de vista. O Circuito Fiat de Sustentabilidade acontece há 4 anos e fomos um dos veículos convidados para a edição deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O dia foi bem corrido e até um pouco cansativo, pois tinha muita coisa para conhecer e compreender, de verdade! Isso é um bom sinal: mostrou que a Fiat está compromissada com agendas globais de sustentabilidade, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Acordo de Paris, acordo mundial que prevê a redução de emissão de gases do efeito estufa. Para uma montadora de carros, é algo bem importante, concorda?

estratégias sustentabilidade fiat

Começamos o Circuito por aí, entendendo como as estratégias de sustentabilidade da Fiat estão conectadas a essas agendas, numa conversa com Fernão Silveira e Luciana Costa (foto acima), executivos da Diretoria de Gestão e Sustentabilidade da Fiat. De lá, o grupo partiu para a unidade de Prensas.

Fomos recebidos pelo Neylor Bastos, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Fiat para a América Latina. É na unidade de Prensas que o automóvel começa a nascer! A chapa de aço é transformada nas mais diversas peças que formam a carroceria. E para onde vão os resíduos? 100% dos resíduos gerados vão para a reciclagem e o reaproveitamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

estratégias sustentabilidade fiat

estratégias sustentabilidade fiat

Meio ambiente e energia são pilares do que a empresa chama World Class Manufacturing (WCM). Isso garante que as ações de gestão ambiental e de energia estejam presentes em todas as operações e níveis de produção. O Marco Túlio Cruz, analista de Tecnologia Industrial e líder do Pilar Meio Ambiente, e o Luis Souza, analista de Tecnologia, deram uma demonstração pra gente.

estratégias sustentabilidade fiat

Primeiro, explicaram que a unidade de Prensas possui um sistema de arrefecimento, responsável por manter os equipamentos de estampagem a uma temperatura ideal. O equipamento aquece e precisa ser resfriado durante seu funcionamento. A torre de resfriamento trabalhava 24 horas por dia, 7 dias da semana. A perda de água e energia era enorme! Para resolver o problema, foi desenvolvido um algoritmo inteligente, integrando os equipamentos de estampagem à torre.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desde então, a torre de resfriamento passou a ser acionada somente por demanda: reduziu 30% o consumo de água. Uma economia (25 mil m3/ano) suficiente para abastecer 133 residências com 4 moradores durante um ano. Enquanto a economia de energia é de 660 mil kWh/ano, suficiente para abastecer por 334 residências com 4 moradores.

estratégias sustentabilidade fiat

Toda essa economia de água e energia está conectada ao conceito de indústria 4.0. Através de simulações virtuais, Internet das Coisas e Big Data, por exemplo, a Fiat otimiza o uso de recursos e diminui a geração de resíduos de sucata metálica. É o renascimento da indústria automotiva: mais inteligência é igual a mais economia!

Saímos da Prensas e partimos para a Funilaria. Fomos recebidos pelo Paulo Carneiro, analista de Tecnologia de Processos e líder do pilar Energia, e Roosewelt Esteves de Oliveira, operador de produção e colíder do pilar Meio Ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

estratégias sustentabilidade fiat

A Funilaria é a unidade em que a carroceria começa a ganhar forma, e a com o maior nível de automação: cerca de 600 robôs! Porém, mais do que os robôs, chamou minha atenção um espaço, chamado Dojô Meio Ambiente e Energia, onde os funcionários recebem treinamentos para o uso racional de água, energia, redução da geração de resíduos etc. E a partir do conhecimento absorvido, os próprios funcionários sugerem novas tecnologias visando a sustentabilidade da empresa.

Nos últimos dois anos, a Fiat investiu 96 milhões de reais em ações de educação ambiental e instalação de novas tecnologias. Com todo mundo pensando junto, a economia de energia na Funilaria, responsável por 7,7% do consumo energético do Polo Automotivo, é suficiente para abastecer por ano 16.747 casas com 4 moradores.

estratégias sustentabilidade fiat

Pegamos a van e fomos para Ilha Ecológica, onde uma equipe treinada faz a triagem e o armazenamento de resíduos da fábrica, até o envio para a reciclagem e a reutilização. A Flávia Vilas, coordenadora de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, e a estagiária de Meio Ambiente Pamella Almeida receberam o grupo.

estratégias sustentabilidade fiat

O Polo Automotivo Fiat é o primeiro do país a destinar 100% dos resíduos para a reciclagem e reutilização: é o projeto “Aterro Zero”. O projeto é espelhado no princípio dos 5rS: recusar, quer dizer, não gerar resíduos; reduzir a geração de resíduos; reutilizar; reciclar e, por último, recuperar o resíduo para gerar energia. Um exemplo disso é a usina de reciclagem de isopor.

estratégias sustentabilidade fiat

estratégias sustentabilidade fiat

A tecnologia criada pela Fiat reduz o volume do material 50 vezes. O isopor vira pequenos grãos de plástico (parece pipoca) de plásticos. Depois de enviados para uma empresa de reciclagem eles viram matéria-prima para a fabricação de canetas e capas de CDs. Voltaremos a falar da Ilha Ecológica mais na frente. Agora o tema é economia de água e tratamento de efluentes.

No Complexo de Tratamento de Efluentes, a analista de Meio Ambiente Keylla Vale, o encarregado de manutenção Jean Lages e a preparadora de máquina na unidade de Pintura Carolina Barbosa mostraram a água que é tratada no Complexo e reutilizada no processo produtivo da fábrica.

estratégias sustentabilidade fiat

estratégias sustentabilidade fiat
Tcharammm, resíduos decantados, água pronta para ser utilizada no processo produtivo da fábrica

99,6% da água tratada retorna para o processo produtivo. Ou seja, a fábrica não utiliza água potável no processo industrial! Em números, só em 2018, a Fiat deixou de consumir 360 mil m3 de água potável, volume suficiente para abastecer por ano 109.090.9 pessoas. Além das análises laboratoriais, para garantir a qualidade da água reutilizada, o Complexo de Tratamento de Efluentes possui um pequeno lago com carpas, utilizado como bioindicador.

estratégias sustentabilidade fiat

O consumo de água por veículo reduziu 37% nos últimos 3 anos. Na ponta do lápis, hoje, o consumo de água é de 1,5 m3 por veículo: volume 100% proveniente do Complexo de Tratamento de Efluentes.

Lembra que eu disse que voltaria a falar da Ilha Ecológica? Depois do almoço (nossa, comi demais!), fui conhecer a Cooperárvore, uma cooperativa de moda sustentável formada por mulheres do Jardim Teresópolis, comunidade no entorno do Polo Automotivo. Toda a matéria-prima (refugos de cinto de segurança e tecido automotivo) usada para fazer bolsas, mochilas, malas e pastas sai da Ilha Ecológica ou é doada por outros parceiros do setor automotivo.

estratégias sustentabilidade fiat

Isso é o que chamamos de economia circular: resíduos viram matéria-prima, que geram renda e contribuem para o desenvolvimento local. Vejo aqui a sustentabilidade entendida também como responsabilidade social. E acho que esse é um bom ganho para terminar o resumo do que foi o Circuito Fiat de Sustentabilidade 2019.

estratégias sustentabilidade fiat

Estratégias que se importam com o meio ambiente e as pessoas 

A organização da agenda do Circuito deixou isso bastante claro. Primeiro, vimos os pilares de sustentabilidade da empresa e, depois, fomos ver isso na prática. Mas essas estratégias não acabam na economia de água e energia ou no uso inteligente desses recursos.

Porque quando falamos em sustentabilidade temos que falar em inclusão social e desenvolvimento local. A Cooperárvore cumpre esse papel! As nove mulheres que compõem a cooperativa, muitas chefes de família, tornam-se protagonistas de suas vidas e movimentam a economia do Jardim Teresópolis.

estratégias sustentabilidade fiat
Simmm, os participantes do Circuito ganharam da Cooperárvore uma mochila feita de refugos de cinto de segurança e tecido automotivo. Essa é a minha! 🚘=🎒=😃

Terminei o Circuito cansadinho e com as ideias fervilhando. Fui embora entendendo que sustentabilidade acontece quando você faz um uso inteligente de recursos, tendo a tecnologia como uma grande aliada, e utiliza os resíduos gerados no seu processo produtivo para empoderar as pessoas, principalmente quem teve poucas oportunidades na vida. Vi um pouco disso tudo no Polo Automotivo Fiat, dentro e fora dele: obrigado, FCA!

crédito das fotos: Leo Lara/Studio Cerri

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,094,034FãsCurtir
2,689,302SeguidoresSeguir
22,404SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Filhote de onça rara recebe tratamento e volta a enxergar no MT

Um fazendeiro encontrou um filhote de onça-pintada melânica abrigada em seu rancho. O homem chegou a ficar com o filhote por alguns dias, mas...

Jovem cumpre promessa e leva mãe como par em baile de formatura

"Desde o fundamental, eu reiterei para ela que ela era a única com quem eu queria passar o baile de formatura"

As 30 imagens mais impactantes e poderosas já feitas

Está viralizando na web uma lista com 30 imagens impactantes, sabemos que imagens valem mais que mil palavras, aqui no RPA sempre postamos imagens...

Califórnia proíbe oficialmente o uso de sacolas de plástico

O objetivo é incentivar o uso de sacolas de compras reutilizáveis.

Irmãs criam suporte com água e sabão para catadores lavarem as mãos

Uma ação para ser multiplicada! Duas irmãs criaram um suporte com água e sabão para catadores de reciclagem lavarem as mãos. Hadassa Yasmin Silva Souza,...

Instagram

Da economia de recursos à geração de renda para mulheres: conhecemos as estratégias de sustentabilidade da Fiat em Betim (MG) 1