Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro

Um estúdio de design do Quênia, no leste da África, projetou uma estrutura inteligente que permite a coleta e armazenamento de água da chuva para consumo humano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O objetivo do estúdio BellTower é ajudar os países subdesenvolvidos a fornecer água potável a seus cidadãos.

De acordo com o portal Dezeen, o protótipo batizado de “Comunidades de Código Aberto”, busca ser um exemplo de como o planejamento inteligente de código aberto (acessível para todos) e o design podem ser ferramentas que permitam a criação de fontes sustentáveis de água limpa.

Em 2020, o BellTower venceu o Lexus Design Award, que reconheceu seu projeto inovador e de baixo custo. Ele concorreu contra mais de 2 mil protótipos de 79 países diferentes, incluindo o Brasil.

Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na ocasião, os jurados analisaram a proposta baseando-se em três princípios-chave: Antecipar, Inovar e Cativar na busca de um Amanhã Melhor.

“Nossa jornada começou com muitos desafios. No entanto, perseveramos em mostrar nosso conceito ambicioso. Nossa experiência nos ensinou lições valiosas ao longo da vida. Todos os nossos projetos futuros serão alinhados com os princípios-chave que aprendemos”, afirmou o designer John Brian Kamau, da BellTower.

Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro

Os designers responsáveis pelo coletor de água disseram que sua inspiração veio de seus próprios amigos e familiares, que ainda sofrem da mesma necessidade básica: falta de água potável.

“Como equipe, tentamos resolver os problemas do nosso país. Nossa ideia foi inspirada em nossa gente”, disse Arvin Booker Kamau, também designer na BellTower, acrescentando que a estrutura que retém a água tem elementos de design cultural e tribal africano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro

Coleta de água da chuva

As peças e matéria-prima necessárias para a construção da estrutura são baratas e de fácil acesso. Além disso, uma unidade pode ser erguida em apenas 10 dias, com a ajuda de 5 construtores.

Segundo a BellTower, as paredes da estrutura são feitas com bambu e plástico reciclado, suficientes para torná-la isolante e impermeável. Já o teto é composto por um telhado fixo e outro ajustável (com ângulo de 30º), munido de placas solares perfeitamente ajustadas para receber o máximo de radiação solar.

Por fim, o telhado moldável atua como contrapeso, garantindo a entrada de iluminação e ventilação natural, ao passo que assegura maior captação de água da chuva.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seu reservatório é capaz de recolher 10 mil litros de água em 30 minutos de chuva forte.

Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro

Ao entrar no compartimento, a água passa por filtro biológico capaz de remover 99% das bactérias e matar 88% dos vírus.

Em seguida, é redirecionada para torneiras com pedal, permitindo que o consumidor consiga retirar a água com o mínimo de contato possível.

A BellTower estima seu custo em US$ 10 mil (R$ 47 mil) – um valor baixo se levarmos em conta que a estrutura pode servir uma comunidade inteira. Como exemplo, seus criadores estimam que se uma aldeia com mil moradores investir 1 dólar por mês, poderá ser proprietária do sistema em menos de um ano.

Ao mesmo tempo, o reservatório pode gerar renda a longo prazo para a comunidade, já que a água pode ser comercializada de forma privada no Quênia.

Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro

Código aberto que gera soluções para todos

Fundado em 2014 pelos designers John Brian Kamau, Joyce Wairimu Gachiri, Ian Githegi Kamau, Esther Wanjiku Kamau e Arvin Booker Kamau, o escritório BellTower é uma referência no Quênia.

Seu principal objetivo é usar sistemas e tecnologias de código aberto (livres para uso universal) para resolver problemas.

Hoje, eles formam uma equipe com habilidades em Gestão de Riscos, Tecnologia da Informação, Design, Gestão de Projetos e Estratégia para construir um modelo de comunidade de código aberto para necessidades pessoais, corporativas e industriais.

Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro

“O vencedor do Grand Prix expande nossa definição de design para incluir sistemas de financiamento para projetos comunitários e envolve o papel crítico que a água potável desempenha na capacidade dos cidadãos de prosperar”, afirmou a arquiteta Jeanne Gang, fundadora do Studio Gang, ao anunciar o projeto do BellTower como vencedor do Grand Prix do Lexus Design Award.

“Abordando a forma como o projeto será criado e sustentável economicamente, os designers ampliam nosso pensamento sobre o que é e o que pode ser o design. Embora o projeto seja um aparato para coletar e armazenar água da chuva para consumo seguro, também é um plano de jogo financeiro para empoderar uma comunidade”, completou Jeanne.

Fonte: Dezeen
Fotos: Lexus / Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,534SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após interromper a carreira de jogador de futebol, ele encontrou novas oportunidades na educação

“Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” No Brasil pouquíssimos meninos. Meu nome é Alefher Silva Nascimento e eu vivi durante seis...

SOS Pantanal: ONG precisa de ajuda para continuar salvando milhões de animais contra seca e queimadas

Esse ano começou um novo ciclo de queimadas no Pantanal, que pode ser considerado uma das maiores tragédias ambientais da história. Os animais têm enfrentado...

Criança com lábio leporino se apaixona por cachorro com a mesma característica e o adota

Tem coincidências nessa vida que a gente nem dá conta de tentar explicar. E foi o que aconteceu com Bentley, de 2 anos. Nascido...

Com apoio de ONG, adolescente com paralisia cerebral aguarda o sonhado primeiro emprego

Genúsia Araújo, de São Paulo, tem muitos amigos e até familiares que trabalham na Obra do Berço, o que fez com que a ONG...

Projeto de Lei do Romário torna crime a famosa carteirada

Confesso que o Romário tem sido uma das ótimas surpresas no cenário político atual. Ele tem se mostrado extremamente engajado em diversas causas, uma...

Instagram

Estrutura inteligente coleta e armazena água da chuva para consumo seguro 2