Estudante de engenharia elétrica criou uma cadeira de rodas movida pelos olhos

O estudante de engenharia elétrica Maikon Del Ré Perin, de 25 anos, está desenvolvendo uma cadeira de rodas que pode ser movida pelo movimento dos olhos. A invenção é para seu trabalho de conclusão de curso (TCC), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Serra Gaúcha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo informações do qsocial, a cadeira de rodas do “futuro” promete conferir autonomia, especialmente, às pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e compromete as funções físicas.

RelacionadoCadeira de rodas permite usuário andar sem usar as mãos

Reprodução/YouTube

O equipamento funciona em conjunto com uma máscara composta de eletrodos, que captam o sinal elétrico emitido pelos movimentos musculares do globo ocular. Assim, o olhar para cima faz a cadeira se mover para frente e o olhar para baixo provoca sua parada. Enquanto o movimento para os lados gira a cadeira na direção correspondente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Divulgação

Divulgação

Batizada de eletro-oculografia, a tecnologia foi desenvolvida com o conhecimento que Maikon adquiriu durante um intercâmbio na Universidade de Nevada, em Reno (EUA), através do programa “Ciências Sem Fronteiras”, extinto recentemente.

Reprodução/YouTube

Leia também: Estudante de 16 anos cria cadeira de rodas adaptada para mães passearem com seus bebês

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maikon se formará em breve e acredita que o conhecimento científico deve ser usado para melhorar a vida das pessoas. E sua criação começa a chamar atenção de instituições de ensino internacionais. Porém, para lançar a cadeira no mercado, terá que fazer alguns ajustes e adequá-la a normas internacionais de segurança.

Confira:

Fotos: Reprodução Youtube e Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pessoas com Deficiência: quais os termos corretos na abordagem a uma PcD

Quando falamos em acessibilidade e inclusão, não nos referimos somente à mobilidade e à 'não exclusão' de pessoas com deficiência do nosso grupo social....

Noiva faz ensaio de casamento em caminhão de lixo para homenagear profissão do marido (BA)

Luiz Alberto e Elisvânia se casaram no último dia 27 de abril e tiveram uma ideia diferente para o ensaio das fotos de casamento....

Menino autista pede ao Papai Noel que seu amigo, também autista, aprenda a falar

"E esse foi o pedido de Natal do meu filho Rafael, que é autista. Ele pediu que seu amiguinho, João, também autista, porém não verbal, falasse", disse sua mãe, Carina.

Curso sobre entendimento coletivo do funcionamento do cérebro chega a São Paulo

O funcionamento do cérebro humano sempre foi tema de muita curiosidade. Pensando nisso, a Valkíria Inteligência Coletiva está trazendo para São Paulo, depois de...

Série fotográfica sobre mães e filhas que emprestam roupas uma pra outra

Intitulada Mother + Doughter, a série de fotos da americana Carra Skyes é uma brincadeira entre mãe e filha que costumam emprestar suas roupas...

Instagram