Estudante de engenharia elétrica criou uma cadeira de rodas movida pelos olhos

O estudante de engenharia elétrica Maikon Del Ré Perin, de 25 anos, está desenvolvendo uma cadeira de rodas que pode ser movida pelo movimento dos olhos. A invenção é para seu trabalho de conclusão de curso (TCC), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Serra Gaúcha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo informações do qsocial, a cadeira de rodas do “futuro” promete conferir autonomia, especialmente, às pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) – doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e compromete as funções físicas.

RelacionadoCadeira de rodas permite usuário andar sem usar as mãos

Reprodução/YouTube

O equipamento funciona em conjunto com uma máscara composta de eletrodos, que captam o sinal elétrico emitido pelos movimentos musculares do globo ocular. Assim, o olhar para cima faz a cadeira se mover para frente e o olhar para baixo provoca sua parada. Enquanto o movimento para os lados gira a cadeira na direção correspondente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Divulgação

Divulgação

Batizada de eletro-oculografia, a tecnologia foi desenvolvida com o conhecimento que Maikon adquiriu durante um intercâmbio na Universidade de Nevada, em Reno (EUA), através do programa “Ciências Sem Fronteiras”, extinto recentemente.

Reprodução/YouTube

Leia também: Estudante de 16 anos cria cadeira de rodas adaptada para mães passearem com seus bebês

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Maikon se formará em breve e acredita que o conhecimento científico deve ser usado para melhorar a vida das pessoas. E sua criação começa a chamar atenção de instituições de ensino internacionais. Porém, para lançar a cadeira no mercado, terá que fazer alguns ajustes e adequá-la a normas internacionais de segurança.

Confira:

Fotos: Reprodução Youtube e Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,491,052SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Japoneses criam proteína que faz árvores brilharem e futuramente podem substituir postes

Em uma recente publicação na revista americana “Proceedings of the National Academy of Sciences”, uma equipe de pesquisa no Japão mostra que desenvolveu proteínas que...

Menina com paralisia cerebral se emociona ao andar pela 1ª vez; assista

“Ela decidiu se levantar e tentar andar sem o andador e o aparelho. Meu herói não é alguém mais velho que eu. É a minha princesa de 6 anos”, comemorou a mãe.

Professor junta dinheiro e leva 26 alunos pela primeira vez ao cinema

Comemorando antecipadamente o Dia das Crianças, o professor Edwin Linares juntou dinheiro e levou seus 26 alunos para conhecer e apreciar a magia do...

Ele criou uma ecobarreira flutuante que já retirou mais de 3 toneladas de lixo de rio no Paraná

Existem algumas pessoas que simplesmente não conseguem esperar que os outros façam as coisas e resolvam os problemas, se adiantam e fazem por eles...

Artista argentino cria tanque de guerra munido da arma mais poderosa: livros

Já dizia Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Talvez esta frase tenha inspirado...

Instagram