Estudante de RO cria filtro de água com caroço de açaí e ganha intercâmbio para o Egito

Inovação com um fruto tradicional da sua região! O estudante do Instituto Federal de Rondônia, David Henrique, de 16 anos, criou um protótipo de filtro de água com carvão ativado de açaí. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Considerando a importância da água potável, o filtro, criado durante um workshop de 15 dias do AFS Global STEM Academies, foi avaliado por uma banca do Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA) e recebeu certificado em cidadania e impacto social.

Depois disso, David, que está no 2º do curso técnico em química, recebeu cartas de recomendação para o intercâmbio para o Egito com apoio de seus professores.

Essa foi a primeira viagem internacional de David, que pôde, ao longo de quatro semanas, adquirir e passar conhecimento para colegas de vários países do mundo.

Como o filtro funciona?

David usou materiais da região para construir o filtro: algodão, pedra, areia grossa e fina, além do carvão ativado a base do caroço do açaí.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O motivo do caroço de açaí é porque achamos em abundância aqui na região e é um recurso barato de se conseguir. A produção do carvão ativado em si não é algo tão complexo e a gente conseguiria produzir ele em grande quantidade”, explicou.

O processo de filtragem ocorre em duas etapas: na primeira, o filtro comporto por algodão, pedra, areia e carvão ativado de açaí retira as impurezas, como galhos, barro e outras substâncias visíveis a olho nu; na segunda, em apenas 15 minutos, uma luz ultravioleta elimina as bactérias, transformando, assim, a água suja em potável.

protótipo de filtro de água com caroço de açaí
Modelo do filtro de água que usa carvão de açaí. Foto: David Henrique/Arquivo pessoal

Comunidades que sofrem com a  ausência de água tratada são o público-alvo do projeto. Sua ideia é não comercializar o filtro.

filtro de água com caroço de açaí
Foto: David Henrique/Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Como se trata de comunidades com vulnerabilidade financeira, pode ser algo muito distante para elas. ‘Ah, eu vou comprar um filtro, mas eu posso comprar comida’. Então para produzir o filtro precisa de investimento, de materiais, montar uma estrutura e isso custa. A gente precisa de parcerias, investimentos e apoios pelo menos nessa primeira fase”, explica.

Experiência riquíssima!

David também conheceu vários pontos turísticos do Egito, como as pirâmides, o rio Nilo e museus, além de conhecer um dos maiores Centro de Tecnologia da África, entrar nos laboratórios e se familiarizar com o dia a dia de trabalho dos profissionais.

homem montado em camelo observa pirâmides no egito
Foto: David Henrique/Arquivo pessoal

Com mais quatro estudantes brasileiros e três mexicanos, David participou do projeto Cidades Sustentáveis com o objetivo de planejar uma cidade sustentável com possibilidades reais de coleta seletiva, implantação de energia limpa e renovável, entre outras medidas que priorizem o meio ambiente e o crescimento consciente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O grupo priorizou a conservação na prática e aplicada à realidade atual.

“A gente colocou todas as ideias no papel de como funcionaria uma cidade sustentável. A gente tinha soluções de ecopontos, ecoblitz, hortas comunitárias… São coisas simples que mudam e geram impactos”, destacou.

Estudante de RO cria filtro de água com caroço de açaí e ganha intercâmbio para o Egito 2
Foto: David Henrique/Arquivo pessoal

Fonte: G1

Quer mais uma razão para acreditar? Dá o play!

Ele tem nanismo e está fazendo muito sucesso com a mãe gravando vídeos cantando

O Mario Netto e a mãe dele, Vanny Santos, estão bombando nas redes com os vídeos que cantam. Hoje eles estão aqui com um vídeo lindo, cheio de amor e música ♥️

Publicado por Mais Razões em Domingo, 11 de setembro de 2022

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Estudante de RO cria filtro de água com caroço de açaí e ganha intercâmbio para o Egito 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,080,475SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Família que vive em pobreza extrema terá uma linda casa após vaquinha do Razões

A dona Maria das Dores agora só tem motivos para sorrir: batemos a meta da vaquinha para construir uma casa para ela e sua...

Mãe realiza sonho de intercâmbio do filho vendendo 300 kg de latinhas

O estudante está na Finlândia desde agosto de 2016 e hoje ele já fala inglês, sueco e está aprendendo francês.

OMO homenageia líder comunitária que transforma a vida de crianças e jovens de bairro pobre no RJ

Ilma Rocha é a esperança de uma vida melhor para crianças, adolescentes e jovens da comunidade do Quitanda, no Rio de Janeiro.  Em 2006, Ilma...

Máquina de currículos ajudará refugiados a encontrar emprego em evento de moda em SP

A máquina de currículos Você acredita em destino?, do Projeto Estou Refugiado, foi instalada na 6ª edição paulista do Coletivo Carandaí 25, bazar de grandes marcas...

Ele pediu a namorada em casamento durante um ano sem ela perceber

O apaixonado Ray Smith, de 38 anos, teve uma ideia linda para pedir Claire Bramley, sua então namorada em casamento. Depois de descobrir que ela estava...

Instagram

Estudante de RO cria filtro de água com caroço de açaí e ganha intercâmbio para o Egito 4