Estudante de 14 anos ensina pai, avó e vizinhos a ler em zona rural de GO

Com apenas 14 anos, Janiel Vieira já leva conhecimento e transforma sua vizinhança em um lugar melhor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pela manhã, o garoto frequenta a escola e de tarde, ele vira a escola no povoado de Cabeceira Alta, a 80 km de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

Todo dia após sua aula, ele repassa o que aprendeu para outras pessoas, como seu pai, avó e alguns vizinhos da comunidade rural onde vive, hoje alfabetizados graças a Janiel.

O adolescente, que quer se formar em pedagogia, fez do seu quintal uma sala improvisada com livros doados pela sua escola que usa para ensinar quem quiser a ler e escrever. “No momento em que estou ensinando, também estou aprendendo. Vou levar isso para o resto da minha vida”, diz o menino em entrevista ao G1.

O pai de Janiel, o trabalhador rural Jerônimo Vieira, está aprendendo até matemática agora. “A divisão eu aprendi com ele. Não sabia nada e com ele eu aprendi muito”, diz, orgulhoso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Depois que ele começou a me dar aula, eu melhorei muito. Fico muito entretida com as aulas dele”, conta a avó Claudina Cabral.

E quando você acha que um menino tão jovem já faz muito com toda essa generosidade, ele ainda é monitor em sua escola e confessa que a atividade que mais gosta é o cantinho de leitura, onde mostra às crianças que é possível viajar mesmo sem sair de onde está.

“Ele ajuda a gente a aprender algumas palavras que a gente ainda não sabe. É uma coisa diferente, onde a gente nunca foi e pode ir ao mundo da leitura”, diz Adriele Cabral, de 8 anos.

Professor de Janiel, Renato Prado não mede elogios ao falar do garoto e conta que vai tentar ajudá-lo em seu maior desejo. “Ele tem o sonho de fazer pedagogia e voltar para Cabeceira Alta como professor. Nós vamos abrir todas as portas e incentivá-lo sempre que possível”, diz.

Assista ao vídeo da matéria do G1 aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

janiel janiel2 janiel3 janiel4 janiel5

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,640,029SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mesmo podendo, Silvio Santos prefere não passar na frente da fila na hora de votar

Que o Silvio Santos é gente boa, gente como a gente todo mundo já sabe. Sempre vimos publicações (muitas delas engraçadas e algumas bizarras) do...

Número de vacinados contra Covid-19 no mundo ultrapassa o de infectados

Notícia para comemorar! O número de vacinados contra a Covid-19 no mundo ultrapassou o de infectados, segundo o monitor do jornal inglês Financial Times....

Jovem registra gesto comovente de funcionário do Mcdonald’s que viraliza na internet

Destiny Carreno presenciou uma cena comovente numa das franquias do Mcdonald’s, em Chicago, Estados Unidos. Ela viu um dos funcionários da rede de fast-food...

Cliente liga para banco para reclamar, mas é tão bem atendida, que elogia a atendente!

"Resolvi ligar no mesmo SAC e registrar um elogio para ela. Disse que ela foi solícita e disposta a resolver meu problema e que gostei muito do atendimento dela", relatou a cliente.

Médicos criam crachás de si mesmos sorrindo para confortar pacientes com Covid-19

Para uma pessoa infectada com o Covid-19, uma internação hospitalar pode ser especialmente assustadora: afinal, ela está em um ambiente desconhecido, lutando contra um...

Instagram