Estudante de 14 anos ensina pai, avó e vizinhos a ler em zona rural de GO

Com apenas 14 anos, Janiel Vieira já leva conhecimento e transforma sua vizinhança em um lugar melhor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pela manhã, o garoto frequenta a escola e de tarde, ele vira a escola no povoado de Cabeceira Alta, a 80 km de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

Todo dia após sua aula, ele repassa o que aprendeu para outras pessoas, como seu pai, avó e alguns vizinhos da comunidade rural onde vive, hoje alfabetizados graças a Janiel.

O adolescente, que quer se formar em pedagogia, fez do seu quintal uma sala improvisada com livros doados pela sua escola que usa para ensinar quem quiser a ler e escrever. “No momento em que estou ensinando, também estou aprendendo. Vou levar isso para o resto da minha vida”, diz o menino em entrevista ao G1.

O pai de Janiel, o trabalhador rural Jerônimo Vieira, está aprendendo até matemática agora. “A divisão eu aprendi com ele. Não sabia nada e com ele eu aprendi muito”, diz, orgulhoso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Depois que ele começou a me dar aula, eu melhorei muito. Fico muito entretida com as aulas dele”, conta a avó Claudina Cabral.

E quando você acha que um menino tão jovem já faz muito com toda essa generosidade, ele ainda é monitor em sua escola e confessa que a atividade que mais gosta é o cantinho de leitura, onde mostra às crianças que é possível viajar mesmo sem sair de onde está.

“Ele ajuda a gente a aprender algumas palavras que a gente ainda não sabe. É uma coisa diferente, onde a gente nunca foi e pode ir ao mundo da leitura”, diz Adriele Cabral, de 8 anos.

Professor de Janiel, Renato Prado não mede elogios ao falar do garoto e conta que vai tentar ajudá-lo em seu maior desejo. “Ele tem o sonho de fazer pedagogia e voltar para Cabeceira Alta como professor. Nós vamos abrir todas as portas e incentivá-lo sempre que possível”, diz.

Assista ao vídeo da matéria do G1 aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

janiel janiel2 janiel3 janiel4 janiel5

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,786,495SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

De graça, cabeleireira melhora visual de mulheres que procuram emprego em POA

A cabeleireira Itanajara Almeida, 48 anos, poderia fazer seu trabalho bem feito todos os dias normalmente. Porém, ela quer oferecer às suas clientes um...

Professor usa blocos de LEGO para ensinar matemática para crianças de forma bastante simples

Blocos de LEGO são comumente usados para construir estruturas coloridas, mas eles também podem efetivamente ajudar crianças com suas habilidades em matemática. De acordo com...

“Chef dos Pobres”: vovô de 90 anos cozinha todos os dias para pessoas em situação de rua, em Roma

Há 15 anos, Dino Impagliazzo foi parado por uma pessoa em situação de rua, que lhe pediu um café. Ele tentou levar o homem...

Para combater o câncer de forma mais positiva, idosa usa Instagram com fotos alegres e vira sucesso na web

Betty Simpson, é uma idosa norte-americana de 80 anos que luta contra o câncer de pulmão e que já conquistou mais de 450 mil seguidores no Instagram  @grandmabetty33. Betty tem...

Mãe conhece receptor do coração do filho que morreu e se emociona: “Obrigada. Isso é sensacional”

Imagine como deve ser para uma mãe escutar o coração do filho que morreu bater no peito de outra pessoa. Lisa Swanson, moradora de Nebraska,...

Instagram