Estudante de 14 anos ensina pai, avó e vizinhos a ler em zona rural de GO

Com apenas 14 anos, Janiel Vieira já leva conhecimento e transforma sua vizinhança em um lugar melhor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pela manhã, o garoto frequenta a escola e de tarde, ele vira a escola no povoado de Cabeceira Alta, a 80 km de Rio Verde, no sudoeste de Goiás.

Todo dia após sua aula, ele repassa o que aprendeu para outras pessoas, como seu pai, avó e alguns vizinhos da comunidade rural onde vive, hoje alfabetizados graças a Janiel.

O adolescente, que quer se formar em pedagogia, fez do seu quintal uma sala improvisada com livros doados pela sua escola que usa para ensinar quem quiser a ler e escrever. “No momento em que estou ensinando, também estou aprendendo. Vou levar isso para o resto da minha vida”, diz o menino em entrevista ao G1.

O pai de Janiel, o trabalhador rural Jerônimo Vieira, está aprendendo até matemática agora. “A divisão eu aprendi com ele. Não sabia nada e com ele eu aprendi muito”, diz, orgulhoso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Depois que ele começou a me dar aula, eu melhorei muito. Fico muito entretida com as aulas dele”, conta a avó Claudina Cabral.

E quando você acha que um menino tão jovem já faz muito com toda essa generosidade, ele ainda é monitor em sua escola e confessa que a atividade que mais gosta é o cantinho de leitura, onde mostra às crianças que é possível viajar mesmo sem sair de onde está.

“Ele ajuda a gente a aprender algumas palavras que a gente ainda não sabe. É uma coisa diferente, onde a gente nunca foi e pode ir ao mundo da leitura”, diz Adriele Cabral, de 8 anos.

Professor de Janiel, Renato Prado não mede elogios ao falar do garoto e conta que vai tentar ajudá-lo em seu maior desejo. “Ele tem o sonho de fazer pedagogia e voltar para Cabeceira Alta como professor. Nós vamos abrir todas as portas e incentivá-lo sempre que possível”, diz.

Assista ao vídeo da matéria do G1 aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

janiel janiel2 janiel3 janiel4 janiel5

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,844,630SeguidoresSeguir
24,854SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Soldado volta mais cedo e surpreende família em plena praia

Vi no site Nerd Pai, e não resisti em replicar: Depois de estar 09 meses longe da família (03 meses de treinamento e 06 meses...

Menino de 6 anos anda pela 1ª vez e a alegria dele é tudo o que você precisa ver hoje

Graças à fisioterapia, ele não depende mais da cadeira de rodas para desbravar o mundo.

Pink faz discurso emocionante sobre autoestima inspirado em sua filha, no VMA 2017

Neste domingo (27), aconteceu o MTV Video Music Awards, mais conhecido como VMA, uma das maiores premiações da música americana. A cantora Pink subiu ao palco...

Personal é surpreendido por aluna dançando de muleta e se emociona com sua história; veja vídeo

Personal se emociona ao descobrir a história da aluna e pede ajuda para realizar sonho dela.

Projeto vai distribuir milhões de origamis nas cidades com mensagens positivas

Idealizada pelo projeto Serendipity, a intervenção urbana #acheiorigami tem como proposta alegrar o dia das pessoas que vivem nas cidades com mensagens positivas. A ideia...

Instagram

Estudante de 14 anos ensina pai, avó e vizinhos a ler em zona rural de GO 3