Estudante mineira cria garrafa que transforma qualquer água em potável: ‘Cabe na palma da mão’

Democratizar o acesso à água potável é fundamental em nosso país, uma vez que 35 milhões de brasileiros (1 em cada 6 pessoas) carecem do recurso mais vital para a sobrevivência em suas próprias casas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pensando nisso, a estudante Bárbara Paiva, da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, desenvolveu a “Aqualux”, uma garrafa para esterilização de água por radiação, com filtro carregado a luz solar, que torna qualquer água potável.

E mais: ela cabe na palma da mão e pode ser levada a qualquer lugar que você quiser!

A novidade faz parte do programa ‘Red Bull Basement’, iniciativa internacional liderada por universidades que buscam capacitar alunos com ideias inovadoras por meio da tecnologia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Atualmente em sua 4ª edição, o programa recebeu a inscrição de mais de 440 equipes brasileiras, incluindo aqui a de Bárbara, que logo se tornou a que mais chamou atenção.

“A ideia do projeto surgiu no meu mestrado, onde estudo a esterilização de parasitas via radiação, e pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável”, contou a estudante. “Essa oportunidade de ser a campeã nacional tem sido incrível ao meu projeto, porque além de me ajudar no desenvolvimento, ainda ajuda a acelerar o processo e aumentar a visibilidade”, completou.

Bárbara precisou percorrer um longo caminho até se tornar finalista, incluindo uma avaliação da comunidade local até a seleção dos 10 projetos finais, por parte dos jurados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No próximo mês, os respectivos ganhadores dos mais de 30 países que fazem parte do programa irão à Istambul, capital da Turquia, para a fase final da competição.

Bárbara representará o nosso país. “Só no Brasil, o número de pessoas que não possui acesso à água potável é de 35 milhões de indivíduos, demonstrando um grande potencial de impacto. O produto agrega valor para a sociedade, e por isso precisamos estruturá-lo enquanto negócio”, comentou Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da plataforma de educação Gestão 4.0, que foi um dos jurados.

Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.

Fonte: Ciclo Vivo
Fotos: Donatelo Ferraz

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Varal solidário oferece roupas de graça para moradores de rua de Goiânia

“Quem precisa pegue o necessário”, diz um cartaz pregado à um 'varal' improvisado cheio de roupas doadas e oferecidas para os moradores de rua...

Café Pelé promove ação para estimular consumo de quitutes de vendedores ambulantes em SP

O cafezinho sempre foi um grande aliado para pessoas testadas todos os dias, concorda? Agora, então, mais ainda!  Café Pelé não só sabe disso, como...

Na Indonésia, pacientes podem trocar lixo por tratamento médico

O jovem médico Gamal Albinsaid, 26, estava incomodado com o fato de que 60% da população na Indonésia não tem nenhum tipo de seguro de saúde...

Mulheres do sertão baiano criam vaquinha para construir ateliê de costura

Bem no sertão baiano, na cidade de Canudos, mulheres de comunidades carentes se uniram para ganhar a independência financeira. Uma máquina de costura e...

Menino de 3 anos faz aniversário e realiza sonho de conhecer seus heróis: os policiais militares

O pequeno Isac Augusto pode ter apenas 3 aninhos, mas demonstra, desde muito cedo, sua admiração pelos militares. No último sábado (28), uma guarnição de...

Instagram