Estudante desenvolve purificador de água da chuva via energia solar

A estudante Anna Luisa Santos inventou um dispositivo que torna potável a água da chuva, sem o risco de contaminações químicas de cisternas. A inovadora tecnologia, batizada de “Aqualuz”, está entre os projetos finalistas da premiação global sobre sustentabilidade e empreendedorismo promovida pela ONU Meio Ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Anna afirma que o sistema de purificação e desinfecção de água de cisterna por meio da radiação solar é voltado principalmente para áreas rurais, onde o acesso ao componente fundamental da vida é precário. Ela deseja trazer independência às famílias que mais precisam.

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Ceará, já foram implantados até aqui mais de 35 unidades do Aqualuz em quatro estados do Semiárido, beneficiando 150 pessoas.

Conheça a história da Liliane: mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.

Estudante brasileira desenvolve sistema purificador de água da chuva com energia solar

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O purificador tem a vantagem de depender apenas da radiação solar, que é abundante na região. Além disso, tem uma durabilidade estimada de 15 anos, sem necessitar de manutenção ou intervenções externas.

Leia também:

Para limpá-lo, basta utilizar água e sabão, além de trocar o filtro natural (com o estoque de refil já fornecido). Considerando seu extenso tempo de vida útil, o dispositivo vale – e muito – o investimento: R$ 480.

Dessalinizador solar

Anna também fornece por meio de uma startup um dessalinizador solar voltado para água salina ou salobra, que foi desenvolvido na Paraíba.

Batizado de “Aquasolina”, ele consiste na remoção de sais dissolvidos na água a níveis ou concentrações que possibilitam a sua utilização. Seu funcionamento é realizado por meio de um destilador solar, que simula o processo natural de evaporação da água eliminando todos os sais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Ciclo Vivo/Foto: Reprodução/Ciclo Vivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,491,052SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Em clima de Natal, projeto quer levar presentes para moradores de rua

O Natal desperta o melhor que tem na humanidade, além daquela vontade de estarmos por perto de todos que nos importam, para amar e...

Prefeitura de Blumenau (SC) sanciona lei que autoriza doação de sobras de comida para quem precisa

A prefeitura de Blumenau (SC) sancionou um projeto de lei que autoriza e regulamenta a doação de sobras de alimentos a quem precisa. Estabelecimentos...

J. K. Rowling libera coleção Harry Potter para professores do mundo inteiro

A escritora britânica J. K. Rowling, 54 anos, liberou toda a coleção de livros da saga Harry Potter para professores de todo o mundo. O...

Menina cria campanha COmVIDa-20 e arrecada 4 toneladas de alimentos para famílias carentes

A Manu tem apenas 11 anos, mas já fez mais para combater a Covid-19 do que muito marmanjo por aí. Chega mais que eu...

Adeus ao canudo de plástico: conheça o canudo comestível com sabor de fruta

Três alunos da faculdade de Química da ETEC Amim Jundi, em Osvaldo Cruz, no interior paulista, desenvolveram um canudo que além de biodegradável, é também...

Instagram