Estudante desenvolve purificador de água da chuva via energia solar

A estudante Anna Luisa Santos inventou um dispositivo que torna potável a água da chuva, sem o risco de contaminações químicas de cisternas. A inovadora tecnologia, batizada de “Aqualuz”, está entre os projetos finalistas da premiação global sobre sustentabilidade e empreendedorismo promovida pela ONU Meio Ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Anna afirma que o sistema de purificação e desinfecção de água de cisterna por meio da radiação solar é voltado principalmente para áreas rurais, onde o acesso ao componente fundamental da vida é precário. Ela deseja trazer independência às famílias que mais precisam.

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Ceará, já foram implantados até aqui mais de 35 unidades do Aqualuz em quatro estados do Semiárido, beneficiando 150 pessoas.

Conheça a história da Liliane: mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.

Estudante brasileira desenvolve sistema purificador de água da chuva com energia solar

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O purificador tem a vantagem de depender apenas da radiação solar, que é abundante na região. Além disso, tem uma durabilidade estimada de 15 anos, sem necessitar de manutenção ou intervenções externas.

Leia também:

Para limpá-lo, basta utilizar água e sabão, além de trocar o filtro natural (com o estoque de refil já fornecido). Considerando seu extenso tempo de vida útil, o dispositivo vale – e muito – o investimento: R$ 480.

Dessalinizador solar

Anna também fornece por meio de uma startup um dessalinizador solar voltado para água salina ou salobra, que foi desenvolvido na Paraíba.

Batizado de “Aquasolina”, ele consiste na remoção de sais dissolvidos na água a níveis ou concentrações que possibilitam a sua utilização. Seu funcionamento é realizado por meio de um destilador solar, que simula o processo natural de evaporação da água eliminando todos os sais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Ciclo Vivo/Foto: Reprodução/Ciclo Vivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,643,961SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ele criou uma ecobarreira flutuante que já retirou mais de 3 toneladas de lixo de rio no Paraná

Existem algumas pessoas que simplesmente não conseguem esperar que os outros façam as coisas e resolvam os problemas, se adiantam e fazem por eles...

Loja em SP vende produtos orgânicos a preço de custo

Aberto ao público da capital paulista no final de maio, o Instituto Chão, uma organização sem fins lucrativos, quer incentivar o consumidor a pensar...

Conheça a primeira diretora transexual de escola pública em SP

Paula Souza é a primeira transexual à frente de uma escola publica de São Paulo, mas não quer ser a única, pelo contrário.

‘Estamos todos chocados’: mulher tem parto na banheira e bebê nasce com mais de 5 kg

A norte-americana Laura Fifield vive em Spokane, Washington e compartilhou uma linda história que ela teve a sorte de vivenciar, no site Love What...

Benedict Cumberbatch recusará papeis se mulheres receberem menos que ele

“Igualdade de remuneração e um lugar à mesa são os princípios centrais do feminismo."

Instagram