Estudante se torna primeiro surdo a defender tese de doutorado na UFPE

O estudante Marcelo Amorim é o primeiro aluno surdo na história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a defender uma tese de doutorado e ser aprovado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Marcelo, que é formado em Ciência da Computação, defendeu na segunda-feira (9) a tese “Acessibilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Abordagem pela Comunicabilidade para Pessoas Surdas”, no auditório do Centro de Informática (CIn) da instituição.

Atualmente, ele ocupa o cargo de professor do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Estudante primeiro surdo defender tese doutorado UFPE
Marcelo Amorim, que é surdo, defendeu sua tese de doutorado na UFPE. Foto: Hugo Bonner/ Ascom UFPE

“Fui o primeiro aluno surdo a ingressar no programa de pós-graduação do Centro de Informática e não foi tão fácil”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Faltou acessibilidade e também foi um processo que precisou envolver outras instâncias para que eu conseguir um intérprete aqui na universidade. Foi um momento que envolveu vários passos, até que eu pudesse de fato ser um aluno da pós-graduação”, afirma o doutor.

Os anos na universidade não foram fáceis: Marcelo enfrentou uma série de dificuldades no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Cada obstáculo superado se tornou aprendizado e inspiração para sua tese, que demonstra o quanto a comunicação na educação à distância, voltada para uma acessibilidade aos surdos, está em evolução.

Durante o Mês da Mulher, nós aqui do Razões junto com O Boticário contaremos histórias de mulheres que ajudam mulheres. Vamos falar sobre essa linda rede de apoio, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. Acesse as histórias aqui.

Fonte: Folha PE

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,763,858SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Startup cria dispositivo para transformar qualquer bicicleta em elétrica – de forma super simples!

Você adora andar de bike, mas sente aquela dificuldade em dias quentes ou longas distâncias? Uma startup austríaca pretende acabar com esse problema da...

Eddie Vedder interrompe show para expulsar homem que agredia mulher

Durante uma apresentação em Chicago, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (22), o vocalista da banda Pearl Jam, Eddie Vedder, expulsou um homem do...

Esses 44 segundos vão fazer você pensar duas vezes antes de julgar alguém

Estamos condicionados a julgar as pessoas pela forma que ela se veste, age, ou qualquer outro comportamento raso que "de cara" já criamos um...

ONG capacita ex-presidiários e moradores de rua para construir móveis com materiais reaproveitados

Sabemos, ou pelo menos imaginamos, o quanto é difícil um ex-presidiário conseguir trabalho e se reinserir na sociedade. Mas, ainda bem que existem projetos...

O escritório repleto de plantas nativas que busca oferecer um ambiente de trabalho mais saudável e menos estressante

A falta de verde no local de trabalho costuma ser uma reclamação de grande parte dos profissionais – e pode, inclusive, influenciar na produtividade das...

Instagram