Estudante se torna primeiro surdo a defender tese de doutorado na UFPE

O estudante Marcelo Amorim é o primeiro aluno surdo na história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a defender uma tese de doutorado e ser aprovado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Marcelo, que é formado em Ciência da Computação, defendeu na segunda-feira (9) a tese “Acessibilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Abordagem pela Comunicabilidade para Pessoas Surdas”, no auditório do Centro de Informática (CIn) da instituição.

Atualmente, ele ocupa o cargo de professor do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Estudante primeiro surdo defender tese doutorado UFPE
Marcelo Amorim, que é surdo, defendeu sua tese de doutorado na UFPE. Foto: Hugo Bonner/ Ascom UFPE

“Fui o primeiro aluno surdo a ingressar no programa de pós-graduação do Centro de Informática e não foi tão fácil”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Faltou acessibilidade e também foi um processo que precisou envolver outras instâncias para que eu conseguir um intérprete aqui na universidade. Foi um momento que envolveu vários passos, até que eu pudesse de fato ser um aluno da pós-graduação”, afirma o doutor.

Os anos na universidade não foram fáceis: Marcelo enfrentou uma série de dificuldades no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Cada obstáculo superado se tornou aprendizado e inspiração para sua tese, que demonstra o quanto a comunicação na educação à distância, voltada para uma acessibilidade aos surdos, está em evolução.

Durante o Mês da Mulher, nós aqui do Razões junto com O Boticário contaremos histórias de mulheres que ajudam mulheres. Vamos falar sobre essa linda rede de apoio, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. Acesse as histórias aqui.

Fonte: Folha PE

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

Relacionados

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,020,211FãsCurtir
2,150,527SeguidoresSeguir
11,477SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovens e agricultores se unem e abrem bibliotecas na zona rural da Paraíba

Eu já estou apaixonado por essa história antes mesmo de começar a contar pra vocês. Esse é um exemplo de que a união entre...

Guy Fieri arrecada US$ 22 milhões para funcionários de restaurantes desempregados

Guy Fieri é uma verdadeira celebridade nos Estados Unidos, onde além de ser empresário e dono de uma grande rede de restaurantes, também é...

Após alagamento, vaquinha arrecada R$117 mil e idosos ganharão um lar novo (BA)

Os velhinhos da Casa de Idosos Giuseppe Aras, em Itabela (BA), vão ganhar um lar novo! O asilo onde os 34 idosos moravam ficou alagado...

Pescadores salvam 5 tartarugas marinhas presas em rede de pesca

Na praia de Araranguá, em Santa Catarina, o que tinha tudo para ser apenas mais um dia normal para alguns pescadores, transformou-se em uma...

Cachorrinha é adotada por Corpo de Bombeiros após ser agredida e abandonada

A história da cachorrinha Ashley é a prova viva de que, ao mesmo tempo que existem pessoas ignorando os direitos dos animais, outras maravilhosas...

Instagram