Estudante se torna primeiro surdo a defender tese de doutorado na UFPE

O estudante Marcelo Amorim é o primeiro aluno surdo na história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a defender uma tese de doutorado e ser aprovado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Marcelo, que é formado em Ciência da Computação, defendeu na segunda-feira (9) a tese “Acessibilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Abordagem pela Comunicabilidade para Pessoas Surdas”, no auditório do Centro de Informática (CIn) da instituição.

Atualmente, ele ocupa o cargo de professor do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Estudante primeiro surdo defender tese doutorado UFPE
Marcelo Amorim, que é surdo, defendeu sua tese de doutorado na UFPE. Foto: Hugo Bonner/ Ascom UFPE

“Fui o primeiro aluno surdo a ingressar no programa de pós-graduação do Centro de Informática e não foi tão fácil”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Faltou acessibilidade e também foi um processo que precisou envolver outras instâncias para que eu conseguir um intérprete aqui na universidade. Foi um momento que envolveu vários passos, até que eu pudesse de fato ser um aluno da pós-graduação”, afirma o doutor.

Os anos na universidade não foram fáceis: Marcelo enfrentou uma série de dificuldades no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Cada obstáculo superado se tornou aprendizado e inspiração para sua tese, que demonstra o quanto a comunicação na educação à distância, voltada para uma acessibilidade aos surdos, está em evolução.

Durante o Mês da Mulher, nós aqui do Razões junto com O Boticário contaremos histórias de mulheres que ajudam mulheres. Vamos falar sobre essa linda rede de apoio, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. Acesse as histórias aqui.

Fonte: Folha PE

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,271,435SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Grafiteiros pintam comunidade inteira no México e violência na região diminui

A organização Germen Crew em parceria com o governo do Mexico, revitalizou a comunidade de Las Palmitas inteira apenas com o uso da arte do grafiti, na...

Menino de 9 anos usa sua mesada para comprar livros para detentos

"Se essas pessoas começarem a ler, vão ocupar a mente"

Aos 87 anos, essa senhora passou por grande transformação com Yoga

Aos 87 anos, a norte-americana Anna Pesce defende que atividades físicas são benéficas em qualquer idade e nunca é tarde para viver uma transformação. Há...

Fã pergunta se existiam alunos LGBT em Hogwarts e J.K. Rowling dá resposta sensacional

Quando J.K. Rowling, autora da franquia Harry Potter, postou em seu Twitter que havia ao menos um aluno judeu em Hogwarts, os fãs aproveitaram...

Instagram

Estudante se torna primeiro surdo a defender tese de doutorado na UFPE 1