Estudante se torna primeiro surdo a defender tese de doutorado na UFPE

O estudante Marcelo Amorim é o primeiro aluno surdo na história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a defender uma tese de doutorado e ser aprovado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Marcelo, que é formado em Ciência da Computação, defendeu na segunda-feira (9) a tese “Acessibilidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Abordagem pela Comunicabilidade para Pessoas Surdas”, no auditório do Centro de Informática (CIn) da instituição.

Atualmente, ele ocupa o cargo de professor do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Estudante primeiro surdo defender tese doutorado UFPE
Marcelo Amorim, que é surdo, defendeu sua tese de doutorado na UFPE. Foto: Hugo Bonner/ Ascom UFPE

“Fui o primeiro aluno surdo a ingressar no programa de pós-graduação do Centro de Informática e não foi tão fácil”, disse.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Faltou acessibilidade e também foi um processo que precisou envolver outras instâncias para que eu conseguir um intérprete aqui na universidade. Foi um momento que envolveu vários passos, até que eu pudesse de fato ser um aluno da pós-graduação”, afirma o doutor.

Os anos na universidade não foram fáceis: Marcelo enfrentou uma série de dificuldades no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Cada obstáculo superado se tornou aprendizado e inspiração para sua tese, que demonstra o quanto a comunicação na educação à distância, voltada para uma acessibilidade aos surdos, está em evolução.

Durante o Mês da Mulher, nós aqui do Razões junto com O Boticário contaremos histórias de mulheres que ajudam mulheres. Vamos falar sobre essa linda rede de apoio, para mostrar que #SomosFeitasDeTodas. Acesse as histórias aqui.

Fonte: Folha PE

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após ser humilhada por doar “bolo pequeno demais”, confeiteira recebe apoio de internautas

A Cida é muito querida no bairro em que mora por sempre fazer lindos trabalhos com as crianças. Abalada, ela recebeu muito carinho de amigos e desconhecidos.

Menino de 9 anos fala sobre a vida e o universo

Essas crianças são realmente a premissa de um mundo melhor. Elas estão crescendo e mostrando conhecimento e reflexões que gerações passadas nem ousaram ter,...

Saiba como se prevenir de queimaduras em festas juninas

Junho chegou e com ele as esperadas festas juninas! Mas antes de aproveitar as quadrilhas e comilanças, precisamos ter alguns cuidados. A SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento...

Creche aposta em brincadeiras antigas como ferramenta para o desenvolvimento infantil

(Por Laura Gonçalves Sucena) Brincar de passa anel, elástico, roda, amarelinha e corda. As brincadeiras antigas foram resgatadas e ganharam destaque na creche Bento Quirino...

Gentileza de desconhecido com menina que vende balas em trens viraliza nas redes sociais

Rogério comprou as balas de Thaná e deu um valor a mais para a menina parar de trabalhar e descansar. Nem sempre recusar é a melhor decisão.

Instagram